ODS
Coordenação: Natura

O Grupo Temático (GT) ODS promove o engajamento das empresas e organizações brasileiras com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio de disseminação e capacitação em torno desta agenda, parcerias e articulação com políticas públicas, o GT advoga a integração dos ODS na estratégia empresarial, com a mensuração e mitigação dos impactos negativos, potencialização dos impactos positivos e comunicação transparente dos resultados. Desenvolve iniciativas próprias, bem como ações em parceria com outras organizações e coalizões, com as quais compartilha o desafio de engajar o setor privado brasileiro no alcance da Agenda 2030.

Saiba mais

Água e Saneamento
Coordenação: Aegea

O Grupo Temático Água visa colaborar para a construção de uma agenda de governança em água, engajando o setor privado na adoção de práticas sustentáveis em suas operações e em suas cadeias de abastecimento para promover o uso eficiente do insumo. Atua totalmente em consonância com o ODS número 6, que busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos e todas até 2030.

Saiba mais

Alimentos e Agricultura
Coordenação: AMAGGI

O Grupo Temático de Alimentos & Agricultura (GTAA) desenvolve atividades e projetos norteados pelos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAAs) e ODS correlatos, em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Seu principal objetivo é endereçar o desafio de garantir a segurança alimentar no Brasil e no mundo, alinhada a práticas de produção sustentáveis.

Saiba mais

Energia e Clima
Coordenação: Braskem

O Grupo Temático de Energia e Clima (GTEC) trabalha à luz do ODS 7 (Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos) e do ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), desenvolvendo atividades e projetos especialmente voltados para mitigação, adaptação e financiamento climático.

Saiba mais

Direitos Humanos & Trabalho
Coordenação: Mattos Filho

O Grupo Temático (GT) Direitos Humanos e Trabalho discute o papel das empresas em relação às questões de direitos humanos, seja dentro da própria operação, em sua cadeia de abastecimento e nas comunidades onde operam. É formado por representantes de empresas, agências da ONU, ONGs e governo e sua agenda inclui discussões sobre igualdade de gênero, imigrantes e refugiados, direitos das pessoas LGBT, povos indígenas, pessoas com deficiência, enfrentamento ao racismo e ao trabalho forçado e promoção dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos.

Saiba mais

Anticorrupção
Coordenação: Votorantim

É um espaço para o desenvolvimento de projetos e para a promoção de aprendizado, diálogo construtivo e troca de experiências, influenciando pessoas e empresas e propiciando o entendimento dos riscos e das oportunidades no combate à corrupção. Em 2017, o GT foi umas das 23 organizações no Brasil reconhecidas com o selo Pró-Integro, ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Saiba mais

Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC)
Coordenação: Enel

A Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações signatárias. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os integrantes do Pacto Global e para os seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil.

Saiba mais