Entenda melhor

O GT Anticorrupção é coordenado por Ana Paula Carracedo, da Votorantim, e tem como ponto focal na secretaria da Rede Brasil do Pacto Global a assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção, Gabriela Almeida

 

 

Iniciativas / Projetos

Cartilha - Por que os Executivos Erram

Essa publicação busca debater a importância do compliance, as mudanças da lei anticorrupção e de responsabilidade administrativas das empresas e de seus representantes, objetivando relacionar esses temas com o envolvimento da alta liderança.

Ação coletiva no setor da construção civil

O Pacto Global quer unir forças com diversos agentes da sociedade para combater a corrupção neste setor. Assim, o primeiro passo desta ação coletiva foi o lançamento da Cartilha Integridade no Setor da Construçãoque apresenta um compilado de cenários fictícios sobre os principais desafios, riscos e problemas regulatórios que podem ser enfrentados por empresas do setor em seu cotidiano. São 13 diferentes situações e para cada caso, a publicação traz recomendações de como a companhia deve agir. Primeiro, são discutidas as medidas a serem adotadas para que a empresa evite ser exposta a uma proposição de corrupção. Depois, o guia elenca as ações a serem adotadas quando a solicitação de corrupção acaba ocorrendo. Por último, há um box com sugestões de mudanças estruturais necessárias no país para que se reduzam as chances dessas situações ocorrerem. A elaboração da cartilha contou com o apoio de empresas da construção relacionadas a casos recentes de corrupção, além do Instituto Ethos, parceiro do Pacto Global. O programa envolvendo a construção civil contará ainda com outras ações, como, por exemplo, treinamentos de conscientização.

Ação coletiva no setor de limpeza urbana

Idealizada por empresas e organizações do setor, a ação coletiva em limpeza urbana teve início em meados de 2018 e conta com as parcerias de empresas e do Instituto Ethos. O programa irá contemplar um Pacto Setorial de Integridade em Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, uma cartilha, nos moldes da publicação feita para a construção civil, além de treinamentos de engajamento contra a corrupção.

Tradução e adaptação do guia Fighting Corruption in the Supply Chain: a guide for costumers and consumers

O guia, produzido pelo UN Global Compact, visa reduzir o risco de corrupção na cadeia de suprimentos. Será lançada uma versão para o português, que servirá de base para treinamentos que visam expandir as ações em cadeias.