Entenda melhor

Segundo o United Nations Global Compact Progress Report 201775% das 1950 empresas participantes do estudo – organizações de todas as regiões do mundo e dos principais setores da economia – disseram que vêm realizado ações em prol dos ODS. Para 69% delas, o tema é de responsabilidade da presidência, o que evidencia que, cada vez mais, esta agenda encontra-se no nível estratégico das companhias. Entretanto, é sabido que precisamos avançar consideravelmente em todas as vertentes dos objetivos de sustentabilidade. No Brasil, uma pesquisa do Ibope mostrou que apenas 1% da população conhece com profundidade o que são os ODS. No ambiente corporativo, o engajamento existe, mas as empresas ainda têm dificuldade para definir uma atuação estratégica frente a esta agenda, que vá além do desenvolvimento de boas práticas e busque aplicar um olhar disruptivo sobre sua própria existência.

O Grupo Temático (GT) ODS promove o engajamento das empresas e organizações brasileiras com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio de disseminação e capacitação em torno desta agenda, parcerias e articulação com políticas públicas, o GT advoga a integração dos ODS na estratégia empresarial, com a mensuração e mitigação dos impactos negativos, potencialização dos impactos positivos e comunicação transparente dos resultados. Desenvolve iniciativas próprias, bem como ações em parceria com outras organizações e coalizões, com as quais compartilha o desafio de engajar o setor privado brasileiro no alcance da Agenda 2030.

 

Os ODS e a Agenda 2030

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para colocar o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás. (fonte: www.agenda2030.com.br

Iniciativas / Projetos

Implementação e reporte com foco nos ODS

O recém-lançado Integrando os ODS nos relatórios corporativos: um guia prático irá ser transformado em um workshop voltado para grandes empresas e PMEs. Além do desenvolvimento da metodologia e do treinamento, um programa-piloto deve ser lançado para empresas que querem ser líderes na integração dos ODS em seus relatórios.

Contribuição do setor empresarial para o alcance dos ODS no Brasil

O mapeamento mostrará os resultados alcançados até agora e irá trazer, além de dados quantitativos, um detalhamento da atuação de organizações líderes de diferentes setores. O panorama deve ser lançado com a Voluntary National Review 2019, estudo voluntário apresentado pelos países sobre o cumprimento das metas dos ODS, apresentado no High-level Political Forum.

Financiamento da Agenda 2030 - trazendo os investidores a bordo

Para que os ODS sejam alcançados, serão necessários investimentos que podem chegar a USD 30 trilhões. Com o propósito de fomentar esse debate no país, a Rede Brasil lançou a ferramenta Em foco: endereçando as necessidades dos investidores e está realizando uma série de eventos para reunir os setores público e privado a fim de alavancar o financiamento para a Agenda 2030.

Integração dos ODS na estratégia empresarial

Baseado no guia SDG Compass, a Rede Brasil criou uma metodologia que traz os cinco passos para as organizações integrarem os ODS em suas estratégias de negócio. Neste ano, devem ser realizados quatro workshops abertos, além dos in-company sob demanda.