Integração dos ODS na estratégia empresarial
Para maior impacto, os ODS devem estar integrados à estratégia das organizações, e não apenas vinculados a ações pontuais. Para isso, o Pacto Global possui ferramentas, treinamentos presenciais e online, e incentiva a troca de experiência e benchmarking entre seus integrantes.
Dentro da Plataforma Ação pelos ODS, há um subgrupo para debater apenas este ponto. Neste ano, o foco é incentivar a integração dos ODS por parte das pequenas e médias empresas - PMEs.
Organizações que integram este subgrupo na plataforma:
ABIQUIM, Ação Social para Igualdade das Diferencas (Social Action for Equality of Differences), BRF, Copel, FACISC, FIEP, FIRJAN, GS1, Natura, PWC, Report Sustentabilidade, Sebrae MT, Sumitomo Chemical do Brasil, Techmail, Telefonica
Saiba mais:
1) Acesse o SDG Compass - 5 passos para integrar os
ODS em seu modelo de negócio
2) Faça o curso online “Como Alinhar Sua Estratégia de
Negócios Com os Objetivos Globais”
(para participantes do Pacto Global)
3) Contrate um workshop in-company
Reporte e financiamento com foco em ODS
Há uma demanda cada vez maior por reportes corporativos alinhados aos ODS, tanto por parte das empresas quanto por parte dos investidores, que têm prestado cada vez mais atenção à sustentabilidade e aos objetivos globais.
De tal modo, o Pacto Global atua nas duas frentes: apoiando as empresas na elaboração dos relatórios, e ampliando a conscientização dos investidores para a agenda. Dentro da Plataforma Ação pelos ODS, há um subgrupo com este foco, que está construindo uma metodologia de workshop para reporte e atraindo os investidores para a conversa.
Organizações que integram este subgrupo: ABIQUIM, AES, B3, Bradesco, BTG Pactual, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Clariant, CPFL, Grupo Pao de Acucar - Companhia Brasileira de Distribuicao, Localiza, Natura, NotreDame, Novozymes Latin America Ltda, NTICS Projetos, Report Sustentabilidade, Petrobras
Saiba mais:
Assuma a liderança e conheça as plataformas de ação do Pacto Global da ONU: Business reporting on the SDGs (com GRI e PRI) e Financial Innovation for the SDGs (com PRI e UNEP FI)
Jovens e inovação
A Agenda 2030 traz um conjunto de objetivos e metas que mostram o que devemos fazer para alcançarmos um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Para solucionar os desafios presentes, que são complexos, precisamos de soluções inovadoras - não é mais o momento do business as usual.
Por isso, incentivamos um ambiente de inovação em nossas empresas para desenvolvermos soluções disruptivas e precisas, e chamamos para essa jornada as gerações que já estão construindo esse futuro, os jovens profissionais. Um subgrupo dentro da plataforma trabalha nesta frente.
Organizações que integram este subgrupo: ABIQUIM, Acao Social para Igualdade das Diferencas (Social Action for Equality of Differences), Clariant, Duratex, EDP, FACOP, Fox Time, Grupo Pao de Acucar - Companhia Brasileira de Distribuicao, Insituto CO2, ISAE, Natura, Promon, PWC, Sicredi, Techmail, Telefonica, Votorantim Cimentos
Saiba mais
Assuma a liderança e integre a plataforma de ação do Pacto Global da ONU: Breakthrough Innovation for the SDGs
Participe do programa Inova 2030 (a ser lançado em agosto de 2019).
Articulação
A Rede Brasil do Pacto Global atua em parceria com outras organizações e coalizões, com as quais compartilha o desafio de engajar o setor privado brasileiro no alcance da Agenda 2030.
Articulação com setor público
Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI) / Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) - Segov (atualmente suspensa)
Frente Parlamentar ODS - Assembleia Legislativa de São Paulo
Comissão dos ODS - Governo do Estado de São Paulo
Articulação com sociedade civil
GT ODS - FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)
CORES - FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)