Iniciativa entre agências da ONU, envolvendo o Pacto Global da ONU Brasil, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a ONU Mulheres, o Empoderando Refugiadas é focado na empregabilidade de mulheres refugiadas e solicitantes da condição de refugiado que buscam no Brasil uma oportunidade de reconstruírem suas vidas.
Entre os objetivos do projeto estão o de capacitar as participantes para o mercado de trabalho brasileiro, facilitar a adaptação cultural e laboral no país, promover a contratação formal de refugiadas, sua educação financeira e empoderamento econômico, além de fomentar a sensibilização do setor privado.
Foi criado em 2015, inicialmente com turmas na cidade de São Paulo, atendendo mulheres de diversas nacionalidades, como Síria, República Democrática do Congo, Colômbia, entre outras. Com o aumento no número de pessoas oriundas da Venezuela em busca de refúgio no norte do Brasil, desde 2019 o projeto conta com turmas em Boa Vista, Roraima. Com apoio da Operação Acolhida, a iniciativa promove o acesso das participantes ao mercado de trabalho brasileiro por meio de realocação das beneficiárias e suas famílias para as cidades de destino, através da Estratégia de Interiorização.
Entre os pilares do projeto estão a valorização da diversidade e da inclusão, com turmas dedicadas a mulheres com deficiências, cuidadoras de pessoas com deficiências, portadoras de doenças crônicas e necessidades especiais, além da inclusão de mulheres com mais de 50 anos e população LGBTIQA+.
Desde sua criação, 316 mulheres foram formadas pelo projeto, mais de 150 foram empregadas e 260 pessoas foram interiorizadas. Em maio de 2022 foi lançada a 7ª edição. O Empoderando Refugiadas visa oferecer a empresas a possibilidade de contar com mais diversidade em seus quadros e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao mesmo tempo em que possibilita que mulheres refugiadas possam ter uma vida digna e com garantia de acesso a direitos no país. As empresas podem se engajar por meio de investimento em educação das participantes e/ou contratação das refugiadas. Para saber mais sobre as cotas de engajamento e contrapartidas do Empoderando Refugiadas, clique aqui.
Entre em contato para consultar categorias de engajamento e benefícios: empoderandorefugiadas@pactoglobal.org.br
Para saber mais, clique aqui.