Entenda melhor


A Plataforma de Ação pelo Clima trabalha à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática), desenvolvendo atividades e projetos voltados à mitigação, adaptação e meios de implementação, além de ancorar outras iniciativas temáticas e setoriais fortemente relacionadas ao clima, como projetos em energia e florestas.

Veja a relação do ODS 13 com os outros ODS:

Coordenação e Secretaria:

Dominic Schmal
Coordenador da Plataforma
Gerente de Sustentabilidade
EDP BR

Elisa Badziack

Ponto-focal de Clima
na Secretaria da RBPG
Gerente de Meio Ambiente

Ligia Ramos
Ponto-focal de SBTi na LATAM  
Coordenadora de Engajamento SBTi

Para falar com nosso time escreva para clima@pactoglobal.org.br

 
 
 

 

Iniciativas / Projetos

Estratégia 2021-2023
No ano de 2021 a Secretaria do Pacto Global junto com a Coordenação conduziu um trabalho de desenho da Estratégia 2021-2023 para a Plataforma. O processo desenvolvido através de uma escuta ativa de diversas partes interessadas, contribuições dos membros e do Conselho Orientador da Rede Brasil, resultou na revisão dos pilares de atuação , definição temas e formas de atuação que permitirão a Plataforma de Ação pelo Clima promover os objetivos da Agenda 2030 e Acordo de Paris, bem como as metas mais amplas identificadas nas Estratégias do Pacto Global da ONU internacionalmente e da Rede Brasil do Pacto GlobalVeja abaixo o One Page Strategy final:


Os pilares de atuação fundamentam todas as atividades da Plataforma, sendo seus objetivos:

MITIGAÇÃO: engajar e fomentar empresas e suas cadeias para estabelecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em alinhamento com a ciência (adesão ao Science Based Targets initiative); aumentar a capacidade de compensação e neutralização das emissões residuais.

ADAPTAÇÃO: avançar nos esforços locais para abordar e gerenciar os impactos e riscos das mudanças climáticas bem como identificar oportunidades no/para o setor empresarial, com uma visão sistêmica de toda a cadeia de valor; explorar soluções baseadas na natureza.

MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO: fornecer informações proativas e construtivas para os governos criarem políticas climáticas eficazes; identificar fontes de financiamento públicas e privadas para impulsionar a descarbonização e promover a resiliência nacionalmente; fomentar o reporte público dos impactos, investimentos e projetos em clima; sensibilizar sobre justiça climática.

Confira aqui o documento completo da Estratégia 2021-2023.

Programa Ambição Net Zero e Science Based Targets

O Ambição Net Zero é um programa de aceleração que visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas ambiciosas em
clima alinhadas à ciência climática e integrem o ODS 13 e objetivos do Acordo de Paris em suas estratégias de negócio.

Para isso, oferece uma jornada em clima, para que as empresas possam se capacitar para estabelecer suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e desenvolver planos concretos para alcançá-las. É uma oportunidade para que a sua organização se torne uma referência dentro da agenda climática nacional e internacionalmente, reforçando seu compromisso com uma atuação social e ambientalmente responsável, fomentando inovação, aumentando a resiliência, valor de mercado e sustentabilidade a longo prazo.

Como o programa se conecta com outras iniciativas e campanhas globais?
As campanhas internacionais Business Ambition for 1.5°C e Race to Zero são portas de entrada para empresas aderirem à iniciativa Science based Targets (SBTi) nos maiores níveis de ambição que a iniciativa propõe (alinhamento com 1.5, que no longo prazo se traduz em neutralidade).
A SBTi é Iniciativa internacional do Pacto Global da ONU, CDP, WRI e WWF. Fornece diretrizes e ferramentas para empresas desenvolverem metas de redução de emissões de GEE alinhadas aos objetivos do Acordo de Paris. Clique aqui e acesse a página sobre a iniciativa Science Based Targets para saber mais. 

O Ambição Net Zero é um programa para guiar as empresas por uma jornada rumo ao estabelecimento de metas baseadas na ciência, seguindo as diretrizes e fundamentos do SBTi com ambição alinhada às campanhas internacionais pelo clima.

Saiba sobre o programa aqui.

Projetos

Nossos projetos buscam dar escala a iniciativas dos nossos membros bem como endereçar os principais desafios enfrentados pelo setor empresarial para aderir à Agenda 2030.

Os projetos da Plataforma abertos em 2021 são:

  • Transporte Rodoviário Comercial Net Zero 2050
    Objetivo: Conhecer como o setor de transporte rodoviário comercial precisará se transformar – considerando veículos, combustíveis e infraestrutura - e onde será preciso investimento, inovação, mudanças em políticas públicas e redução de riscos de corrupção, para viabilizar a movimentação de cargas, mercadorias e passageiros com neutralidade de carbono em 2050.
    Parceiro confirmado: Scania
    Comitê de Projeto: 18 instituições entre Associações da Sociedade civil, associações setoriais e empresas.
    Cronograma: atividades prévias em andamento, inicio previsto para Abril/Maio de 2021

  • Projeto Adaptação às Mudanças do Clima: Análises Setoriais
    Objetivo: Conhecer principais riscos e vulnerabilidades de setores selecionados frente às ameaças e impactos das mudanças do clima. O primeiro setor a ser analisado é o de Construção Civil.
    Parceiro confirmado: MRV
    Comitê de Projeto: 18 instituições entre Associações da Sociedade civil, associações setoriais e empresas.
    Cronograma: Projeto em fase de preparação. Inicio previsto para segundo semestre 2021.

Para saber mais dos projetos abertos atualmente e as demais atividades da Plataforma em 2021, acesse aqui.

Compartilhamento de Conhecimento

As capacitações ofertadas pela Rede Brasil do Pacto Global têm como objetivo apoiar nossos membros nos principais desafios encarados para internalizar e operacionalizar a Agenda 2030 e seus objetivos. Queremos ajudá-los a pôr a mão na massa!

Capacitações e webinars são oferecidos para nossa rede. Os Webinar podem ser encontrados na nossa página do youtube. Abaixo as palestras e capacitações atualmente ofertadas em clima.

  • Palestra in-Company
    Conteúdos abordados:
    ✓ Um pouco de ciência
    ✓ O que é Mudança do Clima
    ✓Quais suas consequências?
    ✓ Mudança do Clima e políticas internacionais
    ✓ Mudança do Clima e as empresas
    ✓ Qual nossa ambição para o futuro?
    Objetivo: Sensibilizar profissionais do setor privado sobre os impactos da mudança do clima para a sociedade e para os negócios. Criar momento de reflexão e engajamento de diferentes áreas dentro da organização.
    Público-alvo: Profissionais de todas as áreas da organização.

  • Capacitação em Precificação de Carbono
    Dentre as tendências por uma atuação sustentável no setor privado, a precificação de carbono se mostra como um mecanismo para incentivar a transição para uma economia de baixo carbono. Hoje, mais de 45 países já estabeleceram sistemas de comércio de emissões e/ou tributação de carbono.
    No Brasil, a implementação de um mecanismo está sendo discutido no âmbito do projeto PMR, ancorado no Ministério da Fazenda. A Rede Brasil do Pacto Global, através de sua plataforma Action4Climate Brazil, busca capacitar os profissionais do setor privado sobre os principais instrumentos de precificação de carbono e seus respectivos impactos positivos e negativos para a competitividade empresarial.
    Objetivo: Capacitar profissionais do setor privado em Precificação de Carbono para possibilitar um posicionamento esclarecido frente ao tema e à proposta de instrumento de precificação de carbono no Brasil. O treinamento fornecerá fundamentos para que os profissionais incorporem o tema em suas análises de risco.
    Público-alvo: Profissionais com interesse no tema de Precificação de Carbono. Foco em profissionais de sustentabilidade, novos projetos e/ou finanças.

Para saber datas das próximas turmas, valores e mais detalhes deste e dos demais cursos da Rede Brasil do Pacto Global, acesse nossa página de capacitações.

Principais Eventos

Para dar visibilidade às melhores práticas e benchmarks dos nossos membros, bem como para criar espaços de diálogo com múltiplos stakeholders, a Rede Brasil do Pacto
Global participa e promove webinars e eventos - no Brasil e no mundo.

Os principais espaços internacionais para engajamento dos nossos membros específicos em clima são:

  • Semana do Clima da América Latina e Caribe
    Latin America and Caribbean Climate Week (LACCW) é organizada numa parceria entre UNFCCC,UNDP e UNEP. As Semanas do Clima Regionais que fazem parte da agenda global de clima em curso e que culmina na Conferência das Partes (COP) que ocorre sempre no fim do ano. Em 2019, a Rede Brasil do Pacto Global esteve presente organizando 3 side events oficiais.
    Em 2021 o evento acontece de 11 a 14 de maio e a Rede Brasil do Pacto Global irá promover dois side events oficiais.

  • Action4Climate High-level Meeting
    Evento organizado pela Rede Brasil do Pacto Global é direcionado para lideranças de alto nível e experts renomados em clima. O evento, que em sua primeira edição trouxe ao Brasil o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Cúpula do Clima de 2019, Luiz Alfonso de Alba, se tornou um tradicional fórum para discussões com o setor privado. Ainda em 2019, a segunda edição contou com a presença do Climate Champion para COP25 Gonzalo Muñoz e em 2020 a dupla de nomes internacionais reconhecidos por sua liderança em clima: Prof. Dr. Johan Rockström e Mr. Pavan Sukhdev discutiu uma retomada econômica pós-covid tendo a Agenda Climática como norte.
    O objetivo da quarta edição de 2021, prevista para agosto, é debater como as finanças sustentáveis podem colaborar para negócios carbono neutro e coletar compromissos públicos baseados na ciência das instituições presentes.

  • Conferência das Partes (COP)
    Comumente conhecida como “COP”, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima está entre as maiores reuniões internacionais do mundo e representa o principal fórum global para discussão multilateral de questões de mudança climática, com uma intensa agenda, que reúne governos, setor empresarial e representantes da academia e do terceiro setor.
    Em realidade, a Conferência das Partes (COP) oficialmente é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (ou em inglês UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change). A Convenção é um tratado internacional que estabelece as obrigações básicas das 196 Partes (Estados) e da União Europeia para combater as mudanças climáticas. As Partes se reúnem todos os anos para avaliar o progresso da implementação da Convenção, além de propor, avaliar e aprovar outros instrumentos de apoio.
    Em 2021 a COP26 está prevista para acontecer de 01 a 12 de novembro em Glasgow, Reino Unido. Para ajudar o setor empresarial a entender as dinâmicas e como se engajar no evento criamos o Guia para Iniciantes para a COP26.

Para acompanhar nossos eventos nestes e em outros fóruns internacionais acesse nossa agenda.

Publicações

Guia para iniciantes para a COP26 (Português)

Março de 2021

 


Integração dos ODS no Setor Elétrico (Português)

Integration of the SDGs in the Brazilian Eletric Power Sector (English)

Maio de 2018

Integração dos ODS no Setor Elétrico Brasileiro: indicadores e metas (Português)

Integration of the SDG in the Electric Power Sector: indicators and targets (English)

Setembro de 2020

 


Caderno do Pacto – Clima (Português)
Caderno do Pacto – Climate 
(English)

Novembro de 2015

10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável (Português)

10 Business principles for a Sustainable Amazon (English)

Setembro de 2020

 


Heróis do Clima – A aventura e a ciência por trás das mudanças climáticas (Português)
Climate Heroes – The adventure and science behind global warming 
(English)
Héroes del Clima – La aventura y la ciencia detrás del cambio climático 
(Español)

Janeiro de 2015

Diálogos em Financiamento Climático (Português)

Climate Finance Dialogues (English)

Agosto de 2018

 

 

 

Coordenação e Secretaria

Dominic Schmal
Coordenador da Plataforma
Gerente de Sustentabilidade
EDP BR

Elisa Badziack

Ponto-focal de Clima
na Secretaria da RBPG
Gerente de Meio Ambiente

Ligia Ramos
Ponto-focal de SBTi na LATAM  
Coordenadora de Engajamento SBTi

Para falar com nosso time escreva para clima@pactoglobal.org.br

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin