Em 2020, será selecionado um SDG Pioneer Brasil, que depois concorrerá para ser um Pioneer Global. 

Veja os outros países participantes: Bangladesh, Gana, Marrocos, Tunísia, Índia, Holanda, Turquia, Canadá, Itália, Nigéria, Estados Árabes Unidos, China, Quênia, México, Reino Unido, Croácia, Líbano, África do Sul, Estados Unidos, Georgia, Malásia e Tailândia.

Em nossa busca pelos pioneiros de 2020, incentivamos colaboradores que trabalham em qualquer nível de empresas participantes da Rede Brasil a se inscrever

Confira mais informações abaixo.

 

Para concorrer ao SDG Pioneers 2020, você deve:

  • Ser funcionário de uma empresa integrante da Rede Brasil do Pacto Global (não lembra se sua empresa faz parte? Veja aqui).
  • A empresa deve ser integrante desde, pelo menos, setembro de 2019.
  • A empresa deve ter submetido pelo menos uma Comunicação de Progresso - COP

Importante: para ser reconhecido como um SDG Pioneer global, a etapa local é imprescindível.

 

Veja as principais datas do SDG Pioneers 2020:

 

Etapa local

  • 19/02 a 08/04 - Inscrições abertas
  • 15/04 a 03/05 - Processo de seleção local
  • 21/05 - Anúncio do SDG Pioneer Brasil 2020

Etapa global

  • Julho a Agosto - Revisão e seleção dos SDGs Pioneer Global
  • Fim de setembro - Anúncio e Reconhecimentos dos SDGs Pioneers na Semana da Assembleia Geral da ONU

As inscrições para a etapa local estão abertas até 08/04/2020. Você pode se inscrever ou indicar um ou uma colega:

Lembre-se que para concorrer ao SDG Pioneers global, é necessária a inscrição e seleção como SDG Pioneer Brasil.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecem metas claras para um futuro mais justo, representando uma oportunidade para moldar uma nova era de negócios responsáveis. A cada ano, o Pacto Global das Nações Unidas celebra um grupo de pioneiros dos ODS - líderes empresariais e profissionais que estão fazendo um trabalho excepcional para avançar os Objetivos Globais através da implementação de nossos Dez Princípios sobre direitos humanos e trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Veja quem já foi um SDG Pioneer pelo Brasil: 

 


Juliana Oliveira - SDG Pioneer 2019 da etapa Brasil
Foi reconhecida por conscientizar os colegas da Nestlé sobre a substituição dos copos plásticos no ambiente de trabalho

"Ser pioneira, é acreditar na nossa potência como agentes de transformação social. É relembrar e acreditar no poder de influência positiva que existe em nós, mesmo em uma era de valorização de influenciadores digitais, em que o numero de seguidores é que dita o fator de sucesso. É sobre fazer o que é certo e o que pulsa dentro de nós na busca por um mundo melhor. É também reconhecer o poder das pequenas atitudes que, em escala, podem gerar sim um impacto incrível e que isso está ao alcance de todos. Não é preciso ser um gênio ou ficar refem de grandes insights, investimento e tecnologias de ponta. Mais do que nunca, ser pioneira é romper com a hierarquia. É dar voz à juventude e não aos rótulos dos cargos nos crachás. É ser movido por propósito e manter-se fiel a ele, com um único objetivo: construir  hoje o futuro que queremos, com tudo que estiver ao nosso alcance."

 


Danielle Pieroni - SDG Pioneer 2018
Foi reconhecida pelo empoderamento econômico de refugiados através do seu trabalho na Foxtime

"Eu sou a segunda geração de uma empresa de médio porte brasileira, iniciada e ainda conduzida pela minha mãe. Uma empresa criada sobre valores pessoais muito fortes de respeito, honestidade e transparência: exatamente os mesmos valores com que fui criada. Sempre acreditei que empresas tem um potencial para transformar uma sociedade. Pensa comigo: uma reunião de pessoas muito competentes e engajadas, compartilhando um objetivo comum. E se esse objetivo comum fosse lucro, mas também fosse impacto social? É nisso que eu acredito. De que é possível termos empresas que assumam a responsabilidade de uma sociedade melhor e mais justa, de dentro para fora. Ser escolhida Pioneer em 2018 foi, acima de tudo, uma grande honra para mim, mas sobretudo reforçou que é possível uma pequena ou média empresa também ser responsável socialmente. De que não são necessários grandes investimentos ou estruturas departamentais, mas sim um forte senso de propósito e assumir a responsabilidade diante dos desafios sociais e ambientais que nosso planeta enfrenta."

 


Tânia Cosentino - SDG Pioneer 2017
Foi reconhecida pela sua atuação com sustentabilidade e gestão energética enquanto era presidente da Schneider na América Latina

"Para mim ser pioneira é reforçar o meu papel de cidadã e executiva para chamar a atenção da sociedade para a urgência de implementar os objetivos do Pacto Global. Acredito que todos nós: cidadãos, setor privado e público temos um compromisso importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável. Nas empresas a sustentabilidade aumenta a capacidade de atração de talentos e gera mais negócios. Acredito que é possível ter resultados positivos nas companhias e fazer o bem ao mesmo tempo, os dois temas sempre devem caminhar juntos."

 


Sonia Favaretto - SDG Pioneer 2016
Foi reconhecida pela sua atuação por um mercado de ações mais transparente e sustentável na B3

"O que é ser uma pioneira dos ODS? Todo reconhecimento traz também uma grande responsabilidade. E a responsabilidade de ser uma pioneira dos ODS é a melhor possível. Trabalhar proativamente pela agenda 2030, buscar novas soluções, compor parcerias, pensar o hoje e o amanhã. Ser um pioneiro passa por tudo isso e, principalmente, por ter uma genuína crença de que é possível, sim, chegarmos ao final dessa jornada vencedores. Se você se identificou com tudo isso, faça sua inscrição para entrar nesse time incrível de Pioneiros dos ODS!"

 


Ulisses Sabará - SDG Pioneer 2016
Reconhecido pelo trabalho em prol da proteção da biodiversidade desenvolvido pela Beraca

"Tenho muita honra de ter sido escolhido como pioneiro do seleto grupo de homens e mulheres envolvidos na geração de negócios sustentáveis associados à sociobiodiversidade do Pacto Global da ONU no ODS 15 - Vida Terrestre. É um reconhecimento de meu trabalho de mais de 20 anos nas questões ligadas à biodiversidade e suas relações socioambientais. Há muito para ser feito em um curtíssimo espaço de tempo até 2030. Por isso, precisamos contar com todos que queiram e possam ser exemplo e referência em suas diferentes áreas de atuação."

 

Geral

Quem são os SDG Pioneers 2020?

A cada ano o Pacto Global das Nações Unidas reconhece uma turma de SDG Pioneers - profissionais e lideranças empresariais que estão fazendo um trabalho de referência na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio de sua própria empresa ou da mobilização de outros negócios, esses pioneiros estão ajudando a alcançar um ou mais ODS, além de contribuir para o sucesso dos negócios. Em 2020, as redes locais do Pacto Global, incluindo a Rede Brasil, irão escolher um SDG Pioneer local, que irá concorrer à rodada global. Os ganhadores da etapa global serão reconhecidos  na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2020.

Quem pode participar?

Profissionais que estão trabalhando em qualquer nível de uma empresa signatária ou participante da Rede Brasil do Pacto Global podem se inscrever ou ser indicados. Para verificar se sua empresa integra a iniciativa, clique aqui e digite o nome da organização.  A empresa deve ter escolhido o nível de engajamento, submetido pelo menos uma COP (Comunicação de Progresso) e ter entrado até, no mínimo, 30 de setembro de 2019. Se sua empresa entrou após esta data, considere aplicar para o SDG Pioneers 2021. O Pacto Global da ONU reserva-se o direito de remover o reconhecimento do SDG Pioneer se a empresa e/ ou o indivíduo representar um risco reputacional para a campanha do SDG Pioneer e/ ou à iniciativa do Pacto Global.

E se eu for afiliado, mas não diretamente empregado por uma empresa integrante do Pacto Global da ONU?

Você só pode se candidatar ou ser indicado se for empregado da empresa (ou de sua subsidiária).

Minha empresa ainda não participa do Pacto Global da ONU. Ainda posso me inscrever?

Somente indivíduos de uma empresa participante ou signatária da Rede Brasil do Pacto Global poderão se candidatar ou ser nomeados. Se sua empresa ainda não integra a iniciativa, visite o nosso site.

Quem pode indicar um SDG Pioneer?

Você pode se inscrever ou nomear um colega de uma empresa integrante da Rede Brasil do Pacto Global (pode ser de uma empresa diferente da sua). O profissional indicado será então contatado para seguir com a inscrição. 

O que são os “ODS”?

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Os princípios da Agenda 2030 e dos ODS são: Universalidade (são relevantes para todas as pessoas), Integração (equilibra as dimensões ambiental, social e econômica,lida com contradições e maximiza sinergias), e Não Deixar Ninguém pra Trás (os ODS beneficiam todas as pessoas em todos os lugares). Saiba mais sobre o papel das empresas para o alcance dos ODS.

Como eu me inscrevo ou indico alguém que está fazendo um excelente trabalho?

São dois formulários distintos.

Inscreva-se aqui

Indique um(@) colega

Lembre-se que para concorrer ao SDG Pioneers global, é necessária a inscrição e seleção como SDG Pioneer Brasil.

Minha empresa está fazendo um excelente trabalho. Posso indicá-la? 

Não, o SDG Pioneers reconhece o trabalho de profissionais, não das organizações. 

Até quando as inscrições estão abertas?

As inscrições estão abertas até 08/04/2020.

 

Processo de seleção

Como o SDG Pioneer Brasil será selecionado?

Um comitê de seleção multi-stakeholder, formado localmente, irá escolher o SDG Pioneer Brasil. Esse comitê deve ser formado por representantes: do board da Rede Brasil do Pacto Global, do sistema ONU, do setor público, da Academia e da sociedade civil. 

Como e quando serei contatado caso eu seja selecionado?

O SDG Pioneer Brasil será informad@, por e-mail ou telefone, até 21/05/2020. Esse profissional irá avançar, então, para a etapa global. Globalmente, os SDGs Pioneers serão escolhidos até agosto de 2020 e serão reconhecidos na Assembleia Geral da ONU em setembro, que ocorrerá em Nova Iorque. Devido ao volume de indicações recebidas, podemos não conseguir entrar em contato com os candidatos que não foram selecionados.

 

Reconhecimento

Como os SDG Pioneers serão reconhecidos? O que ganharei se for escolhido?

O SDG Pioneer Brasil será reconhecido publicamente até junho de 2020. O vencedor receberá visibilidade e reconhecimento pelo trabalho de excelência que contribui para o alcance dos ODS. Se selecionado como um Pioneer global, esse profissional também será reconhecido na Assembleia Geral da ONU em setembro, que ocorrerá em Nova Iorque. 

Tenho mais dúvidas. Com quem devo entrar em contato?

Entre em contato com Ana Carolina Paci, assessora de engajamento e ODS da Rede Brasil do Pacto Global para mais questões: ana.paci@undp.org