Por meio deste Pacto convidamos as empresas brasileiras comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a reconhecerem a urgência e necessidade de promover ações concretas em busca da resiliência hídrica em suas operações e serviços, prezando pela proteção das bacias hidrográficas que permeiam suas atividades tendo como principal objetivo, promover o engajamento pela universalização do acesso à água e saneamento.

 

CONTEXTO

A mudança do clima é uma das ameaças mais graves à humanidade e tem impacto direto na oferta de água, ameaçando o suprimento dos mais diversos recursos hídricos, desde limitação no acesso à água para abastecimento humano, produção, consumo, até a geração de energia. Diante disto, se faz urgente a implementação de medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade de adaptação a novos cenários, muito ainda precisa ser feito para aliar a preservação dos ecossistemas à resiliência aos eventos climáticos extremos.

O ciclo da água está diretamente ligado ao clima e acarreta na degradação das bacias hidrográficas, por isso, garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas é uma prioridade, mas viabilizar a prática das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres é uma necessidade complexa e urgente. Isso se deve, principalmente, porque os riscos climáticos e hídricos são vivenciados de forma desigual, com estruturas físicas, políticas, sociais, comportamentais e ambientais que influenciam a segurança hídrica das comunidades urbanas e rurais. Defendemos que este desafio só será superado a partir de uma atuação conjunta entre o setor privado, os governos nas diferentes esferas e a sociedade civil, de forma sistêmica e com mecanismos de governança robustos.

Desafiamos as empresas a inovarem em suas operações que atingem as bacias hidrográficas que atuam a curto, médio e longo prazos, endereçando as seguintes ações em seu planejamento estratégico:



       

O avanço das ações deste compromisso público será monitorado por meio do painel digital do Movimento +Água que será lançado em breve. Adicionalmente, está sendo estruturada uma ação coletiva de impacto por meio da iniciativa Water Resilience Coalition no Brasil, que se conecta, especificamente, à ação 3 deste compromisso.

 

Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Plataforma de Ação pela Água, entre em contato com agua@pactoglobal.org.br

Para que o acesso confiável à água potável, ao saneamento e à energia limpa e viável seja realidade em todo o país e os recursos hídricos sejam geridos de forma sustentável, promovendo segurança hídrica e energética, assinam este Pacto:

       

 

 

 

 

 

 

 

O Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética é um dos desdobramentos do “CEO Roundtable Resiliência Hídrica e Energética”, uma iniciativa da Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, idealizada pelos membros do Comitê de Projeto composto pela Fundação Grupo Boticário, The Nature Conservancy Brasil e AEGEA Saneamento.

 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV