O tema saúde mental, até então estigmatizado e encarado como um tabu por muitas pessoas, ganhou projeção com a pandemia da Covid-19 e trouxe para os holofotes discussões sobre o assunto. Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, de 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre a população, durante a pandemia. Cuidar da saúde mental e falar de forma franca e aberta sobre esse tema dentro do ambiente corporativo é uma necessidade urgente – pelo bem dos indivíduos, da sociedade e da sustentabilidade dos negócios. Conheça o movimento #MenteEmFoco

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em uma iniciativa idealizada pela InPress Porter Novelli, com o endosso científico da Sociedade Brasileira de Psicologia, está lançando o #MenteEmFoco, movimento que convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental.

O movimento é uma forma de trazer para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas sim como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias - um avanço  no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).


As empresas que se tornarem signatárias do Movimento firmam o compromisso de:

  • Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;

  • Oferecer orientação e manejo de crises;

  • Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;

  • Manter gestores engajados, com capacitação para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação;

  • Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;

  • Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.


Para mais informações sobre como a sua empresa pode participar, acessa a página oficial do movimento.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Confira abaixo alguns dados que reforçam a importância do tema: 

 

 

Conheça os parceiros que promovem o Movimento #MenteEmFoco:

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU: 

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 1,1 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e navegue pelo nosso site.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Psicologia:

A SBP é uma entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Há mais de cinco décadas, esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da Psicologia, tendo realizado Reuniões Anuais todos os meses de outubro desde 1971, inicialmente em Ribeirão Preto e a partir de 1999 em diferentes cidades do país. Desde sua fundação, a SBP vem lutando para fortalecer ainda mais a ciência psicológica, além de se tornar referência por suas Reuniões Anuais, palco de apresentações de estudos e importantes avanços da área, além de suas publicações científicas e diversas outras iniciativas para a promoção da ciência psicológica.

 

Sobre a InPress Porter Novelli

A InPress Porter Novelli é a maior agência de comunicação corporativa do Brasil no segmento privado. Tem um portfólio com mais de 150 clientes, de diversos segmentos de mercado, mais de 300 funcionários e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A agência tem como foco transformar percepções e comportamentos que impactem positivamente os negócios de seus clientes e respondam aos anseios da sociedade. No principal estudo sobre o mercado de comunicação corporativa e relações públicas do Brasil, o PR Scope, se destaca em quesitos como planejamento estratégico, serviços integrados, qualidade na entrega e capacidade criativa. Agência – liderada pelo CEO Roberta Machado - também faz parte do Grupo Omnicom, um dos maiores grupos de comunicação do mundo com presença em mais de 60 países.

 

Acesse mais informações na página oficial do movimento.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin