Quem são as Lideranças com ImPacto?

Lideranças na figura de CEOS e presidentes que estão mudando o jeito de pensar e fazer negócios em suas empresas, alinhando as práticas gerenciais e operacionais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, envolvem pessoas em um propósito, que combina sonhos e desafios ao desempenho. Estão à frente de companhias que entenderam a importância da sustentabilidade para a evolução do negócio e vêm criando formas de inserir os ODS nas estratégias de suas principais áreas. As Lideranças com ImPacto encampam um movimento de transformação dentro de sua própria empresa e aceitam integrar os ODS e a missão do Pacto Global internamente, em suas operações, com a sua cadeia de valor e pontos de contato.​

Quais são os temas de maior impacto que a/o CEO pode mobilizar?

As lideranças poerão mobilizar sendo porta-vozes dos ODS que tenham mais afinidade e relação com o trabalho desenvolvido pela sua organização ou que pretendem incluir em suas respectivas estratégias:​

01 – Erradicação da pobreza​

02 – Fome zero e agricultura sustentável​

03 – Saúde e bem-estar​

04 – Educação de qualidade​

05 – Igualdade de gênero​

06 – Água limpa e saneamento​

07 – Energia limpa e acessível​

08 – Trabalho decente e crescimento econômico ​

09 – Inovação infraestrutura​

10 – Redução das desigualdades​

11 – Cidades e comunidades sustentáveis​

12 – Consumo e produção responsáveis​

13 – Ação contra a mudança global do clima​

14 – Vida na água​

15 – Vida terrestre​

16 – Paz, justiça e instituições eficazes​

17 – Parcerias e meios de implementação​

Como a Liderança com ImPacto se posiciona?

A Liderança com ImPacto utiliza o seu poder de decisão e influência para endereçar questões importantes no âmbito da sustentabilidade e, com isso, busca deixar um legado dentro de sua empresa e na sociedade como um todo. Divulga causas e mobiliza o setor empresarial por meio de suas redes sociais e em oportunidades públicas, como quando participa de eventos, concede entrevistas ou se direciona aos seus funcionários e fornecedores.

Ao tratar desses temas relevantes, influencia os outros pelo bom exemplo, mostrando como sua empresa vem agindo em relação à questão abordada e como os negócios evoluem à medida que a operação segue os objetivos globais de sustentabilidade.

Como as Lideranças com ImPacto são escolhidas?

As empresas inscrevem os seus CEOs para integrarem a iniciativa e as candidaturas são avaliadas a partir de critérios de engajamento e integridade. Ao mostrar interesse em fazer parte, a empresa indica um ODS no qual o seu presidente irá se posicionar com mais ênfase e descreve o que vem fazendo para contribuir com o avanço deste objetivo específico. A análise feita pelo Pacto Global considera o envolvimento da empresa com o ODS defendido, a análise reputacional da empresa e do CEO, assim como nível de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil e o alinhamento com as premissas e compromissos propostos pela iniciativa no país.

Quais são os critérios para se tornar uma Liderança com ImPacto?

Porte da organização, representatividade de gênero e étnico/racial da/do CEO e engajamento da/do CEO em relação às atividades e aos compromissos públicos do Pacto Global.

É escolhida apenas uma Liderança por ODS?

O objetivo da Liderança com ImPacto é, principalmente, levar a mensagem dos ODS para os mais diversos stakeholders. Assim, aceitamos mais de um CEO por ODS, desde que os critérios de aprovação sejam cumpridos. ​

Quando a/o CEO deixa a empresa e assume uma nova posição ela/ele permanece como Liderança com ImPacto?

O programa é voltado para CEOs das empresas que integram o Pacto Global da ONU no Brasil. Caso a liderança deixe a empresa e assuma a mesma posição em outra organização, pode pleitear a participação na iniciativa. O Pacto Global irá avaliar novamente as questões de integridade e engajamento da nova empresa. Em caso de saída da/do CEO da empresa, a organização participante pode solicitar o ingresso da nova liderança no programa. O Pacto Global também realizará outra análise interna antes de confirmar o aceite. ​

As nossas Lideranças com ImPacto

O Pacto Global da ONU Brasil está buscando lideranças que defendam publicamente as causas e as frentes trabalhadas no Brasil. Conheça quem já assumiu esse desafio:

Imagem do Alcione Albanesi

Alcione Albanesi

CEO Amigos do Bem
Porta-voz da Erradicação da Pobreza (ODS1)

Alcione Albanesi é empresária e fundou uma companhia líder no mercado nacional de lâmpadas. Em 1993, deu início aos Amigos do Bem, uma das maiores instituições sociais do país, que atende hoje 150 mil pessoas mensalmente no sertão nordestino, com projetos de transformação de vidas. Criadora do “Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável”, que gera trabalho e renda para milhares de pessoas e educação para mais de 10 mil crianças e jovens do sertão.

Alcione acredita que é possível transformar e que todos podem ser multiplicadores do Bem. Referência no empreendedorismo feminino e social do país, é vencedora de diversos prêmios, como Empreendedora Social da Folha de São Paulo, Empreendedora do Ano da Ernst Young; Projeto Generosidade, da Editora Globo; Mulher Claudia e Trip Transformadores; Melhores & Maiores da Revista Exame na categoria Empreender Social. Em 2018, foi homenageada com o título de Cidadã Pernambucana e Cearense pelas transformações promovidas a milhares de famílias do nordeste brasileiro. Alcione ainda foi reconhecida como uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg Brasil.

Imagem do Gustavo Estrella

Gustavo Estrella

Presidente do Grupo CPFL Energia
Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL
Porta-voz de Saúde e Bem-estar (ODS 3)

Gustavo Estrella é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Trabalhou no Grupo Lafarge e nas empresas Light e Brasil Telecom. Desde 2001 atua no Grupo CPFL Energia, ocupando os cargos de Gerente de Planejamento Econômico-Financeiro, Diretor de Relações com Investidores, Diretor de Planejamento e Controladoria, além de ter sido Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores. No início de 2019, assumiu o cargo de Diretor Presidente do Grupo CPFL Energia.

Liderou o retorno da empresa a mercado de capitais em 2019, consolidando-a como uma das maiores empresas no mercado de distribuição entre os estados de SP, RS, MG e PR.

Na comercialização é uma das líderes no mercado livre e no segmento de geração é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis que, após aquisição da CPFL Renováveis em 2019, a colocou como a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia.

Gustavo é, também, Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL e membro do Conselho de Administração da CPFL Energia, da CPFL Renováveis, da ABDIB-Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e do NOS-Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Imagem do Ronaldo Ribeiro

Ronaldo Ribeiro

CEO Farmax
Porta-voz de Saúde e Bem-estar (ODS 3)

Graduado em Engenharia Química pela UFMG, em 1997, com MBA pela Fundação Dom Cabral cujo módulo internacional foi concluído na Kellog Business School nos EUA, mestre em Global Supply Chain pelo Instituto de Empresa na Espanha cujo módulo internacional foi concluído em Shanghai, na China e recém graduado pelo INSEAD no Programa de Gestão Avançada oferecido por essa instituição na França. Ronaldo tem, como histórico profissional, 18 anos de carreira na Unilever, sendo 10 anos no Brasil desenvolvendo uma sólida carreira em Supply Chain e 8 anos de expatriação no México, EUA, Inglaterra e Suíça onde exerceu funções estratégicas de liderança nas diversas categorias de bens de consumo. De volta ao Brasil, ingressou na Farmax, uma companhia brasileira de bens de consumo. Em 2018 foi convidado para a sucessão na liderança da companhia. O crescimento acelerado da empresa atraiu o interesse do mercado e Ronaldo então liderou o processo de venda para o Fundo de Investimentos Vinci Partners em 2021, iniciando desde então um novo ciclo de gestão, agora, sob novo controle acionário.

Imagem do Sidney Klajner

Sidney Klajner

Cirurgião do Aparelho Digestivo, Cirurgião Robótico
Coloproctologista e Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Porta-voz de Saúde e Bem-estar (ODS 3)

Sidney Klajner é Cirurgião do Aparelho Digestivo, Cirurgião Robótico, Coloproctologista e Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. É parte, desde 2018, do Conselho Consultivo da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e em 2023 passou a integrar o Board of Directors do Institute for Healthcare Improvement (IHI), organização sem fins lucrativos referência mundial em qualidade e segurança na área da saúde, da qual o Einstein mantém uma aliança estratégica, sendo o único parceiro na América Latina. Além disso, Dr. Klajner é professor convidado do MBA Executivo em Gestão em Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Einstein.

Também é autor do livro “A Revolução Digital na Saúde” (Editora dos Editores, 2019). Ele está entre as 10 lideranças brasileiras com presença mais relevante no LinkedIn, segundo ranking da revista GV Executivo, da Fundação Getulio Vargas, e é Top Voice Saúde da rede social desde 2020. Tem graduação, residência e mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Imagem do Virgilio Gibbon

Virgilio Gibbon

CEO da Afya
Porta-voz de Saúde e Bem-estar (ODS 3)

Virgilio Gibbon é CEO da Afya desde 2016. Economista de formação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com pós-graduação em economia pela Fundação Getúlio Vargas, PUC-RJ e Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi Diretor de Operações e Diretor Financeiro da Estácio Participação SA, entre 2010 e 2016; Diretor Executivo da Indústria de Consultoria e Educação Empresarial da TOTVS Consulting, de 2007 a 2009; e Gerente Sênior de Consultoria Empresarial da Accenture, entre 2000 e 2009.

Ao longo de sua carreira, Gibbon acumulou funções e adquiriu experiência como executivo em diversas áreas: financeira, operações, educação, projetos e consultoria. Em 2023, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor”, do jornal Valor Econômico.

Imagem do Fabricio Bloisi

Fabricio Bloisi

Presidente do iFood
Porta-voz de Educação de Qualidade (ODS 4)

Fabricio Bloisi é Presidente do iFood, foodtech líder na América Latina com mais de 60 milhões de entregas por mês e cerca de 270 mil restaurantes cadastrados. Fabrício é Fundador da Movile, grupo líder em mobile commerce na América Latina, formado por empresas de tecnologia nos setores de delivery de comida, pagamentos, tickets, conteúdo e serviços de mensagem, com mais de 20 escritórios – baseados em 6 países diferentes – que atendem mensalmente a mais de 200 milhões de clientes móveis em todo o mundo.

Bloisi é formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas com foco em startups de alto crescimento. Também concluiu o Programa Executivo em Liderança na Stanford Graduate School of Business (EUA), faz parte do Programa OPM (Owners/President Management) da Harvard Business School (EUA), além de ter ingressado para o Conselho de Inovação do XPRIZE, uma organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia que busca atrair grandes ideias para impulsionar P&D de ponta.

Imagem do Tânia Cosentino

Tânia Cosentino

Presidente da Microsoft Brasil
Porta-voz de Educação de Qualidade (ODS 4)

Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil desde janeiro de 2019.

Ganhou reconhecimento nacional e internacional graças ao seu trabalho em sustentabilidade, especialmente em questões relacionadas à eficiência energética, transformação digital, empoderamento feminino e diversidade e inclusão, temas que estão em linha com a missão da Microsoft de empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais.

Tânia é uma líder ativa e inspiradora dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Por seu trabalho na América do Sul, Tânia foi eleita SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU, em 2017. Recebeu também o prêmio Liderança Feminina do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), foi considerada uma das 100 Líderes Visionárias pela revista Real Leaders e uma das 100 líderes que estão fazendo a diferença para o mundo pela Meaningful Business 100 em 2020.

Enquanto presidente da Microsoft Brasil, tem como objetivo liderar o avanço da transformação digital no país, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio da tecnologia.

Imagem do Rachel Maia

Rachel Maia

CEO RM Consulting DE&I
Porta-voz da Igualdade de Gênero (ODS 5)

Executiva com mais de 30 anos de experiência profissional formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Finanças pela USP, FGV (CEO – Chief Executive Officer) UVIC-C e Harvard Business School e oss.

Rachel Maia, foi Diretora Financeira na Seven Eleven por 8 anos, Controller na Novartis por 5 anos, CFO e CEO na Tiffany & Co por 8 anos, CEO na Pandora do Brasil por 9 anos e CEO da Lacoste Brasil por 2 anos, como a principal responsabilidade de expandir a marca.

Atualmente CEO na RM Consulting DE&I, empresa especializada em Palestras, Educação Corporativa em DE&I, ESG com foco no S (Social e Sustentabilidade).

Rachel, integra os conselhos de administração em diversos segmentos como Vale, Banco do Brasil, CVC Corp. e Grupo Soma. Ganhou 5 prêmios como GREAT PLACE TO WORK como Líder de TRABALHO, em 2020 foi premiada pela EXAME como líder do ano.

Imagem do Camila Coutinho

Camila Coutinho

CEO GE Beauty
Porta-voz de Igualdade de Gênero (ODS 5)

Pernambucana e criadora do Garota Estúpidas, Camila foi pioneira entre as blogueiras de moda no Brasil. Estudou Design de Moda, mas, diante do sucesso na internet, passou a se dedicar exclusivamente ao blog, criado há mais de 15 anos. Em 2015 foi nomeada uma das trinta jovens brasileiras mais influentes com menos de 30 anos pela revista Forbes. Em 2017 entrou para importante lista das 500 pessoas mais influentes no mundo da moda do site britânico Business of Fashion. Em 2018 lançou seu primeiro livro, “Estúpida, Eu? “.

Aos 32 anos, em 2020, Camila foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes e uma das mulheres brasileiras mais influentes atualmente pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Camila tem 2,9 milhões de seguidores no Instagram

e, em setembro de 2020, lançou sua própria marca de produtos de beleza, a GE Beauty. GE Beauty é uma linha de haircare customizável e vegana que nasceu de um desejo sincero da Camila: estimular a ideia do banho como um momento de pausa e desconexão, onde é possível cuidar de si e ressignificar a relação com a beleza e com o próprio cabelo. Em 2021, Camila voltou à lista da Forbes, dessa vez na Heart Billions, que elegeu as 10 pessoas mais ricas do país na cotação da moeda mais valiosa de todas: equilíbrio, harmonia e paz consigo mesma. 2021 ainda foi o ano em que Camila Coutinho inaugurou o pilar social do blog Garotas Estúpidas com o projeto GE Formando Líderes, que tem o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social. A primeira edição, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, atendeu 35 mulheres, dando mentoria e aulas sobre empreendedorismo durante três meses.

Imagem do Sueli Noronha Kaiser

Sueli Noronha Kaiser

Presidente do Conselho Consultivo Grupo Cene
Porta-voz Igualdade de Gênero (ODS 5)

Sueli Noronha Kaiser nasceu no Rio de Janeiro e é uma mulher de destaque em sua trajetória pessoal e profissional. Mãe de quatro filhos e avó de dez netos, ela dedicou sua carreira à área da enfermagem, formando-se na Pontifica Universidade Católica no Rio de Janeiro.

Além de sua atuação como enfermeira, Sueli é conhecida por seu papel como fundadora e atual presidente do Conselho Consultivo do Grupo Cene, uma organização com mais de 37 anos de existência. Seu comprometimento e liderança têm sido fundamentais para o sucesso e crescimento contínuo desse grupo.

Sueli também teve uma destacada participação no Rotary Internacional como governadora demonstrando sua capacidade de liderança e compromisso com a organização. Além disso, Sueli ocupou o cargo de vice-governadora no ano rotário 2020-2021 e foi presidente do Rotary Club São José do Rio Preto no ano rotário 2002-2003.

Seu engajamento com causas sociais e empoderamento feminino também é notável. Sueli Noronha Kaiser é uma embaixadora do Programa de Empoderamento de Meninas para a Zona 24ª do Rotary Internacional, demonstrando seu compromisso em promover a igualdade de gênero e empoderar jovens mulheres. Através de sua dedicação, liderança e paixão pelo serviço comunitário, Sueli Noronha Kaiser se tornou uma figura inspiradora e um exemplo a ser seguido. Sua trajetória é marcada por uma atuação comprometida e ativa, sempre buscando fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor e na sociedade como um todo.

Imagem do Radamés Casseb

Radamés Casseb

CEO da AEGEA
Porta-voz de Água Potável e Saneamento (ODS 6)

Ingressou na empresa como Diretor em 2011 mantendo, até a presente data, a liderança nas operações da Companhia e suas controladas. Ocupou cargos de liderança em outras companhias de infraestrutura, nas quais obteve sólida experiência com atividades ligadas à área de serviços regulados em especial em infraestrutura de rodovias e saneamento. Foi Diretor de Operações da CIBE Participações e Empreendimentos S.A., grupo especializado em obras e projetos de infraestrutura. Radamés é graduado em informática especializado em Gestão de Infraestrutura pela FGV e em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral/INSEAD.

Imagem do Rogério Jorge

Rogério Jorge

CEO da AES Brasil
Porta-voz de energia limpa e acessível (ODS 7)

Com 24 anos de experiência no setor de energia, já liderou diferentes áreas nos segmentos de distribuição, geração e comercialização, incluindo o desenvolvimento de novos negócios, originação e estruturação de projetos greenfield e participação em fusões e aquisições. Formação em direito pela Mackenzie e MBA internacional pela FIA/USP, dentre outras especializações no Brasil e nos EUA.

Imagem do Marcos Matias

Marcos Matias

Presidente da Schneider Eletric Brasil
Porta-voz de Energia Limpa e Acessível (ODS 7)

Marcos Matias é o presidente da Schneider Eletric Brasil, empresa que utiliza a sustentabilidade como diferencial competitivo do negócio. Os produtos e serviços ofertados têm como foco a redução no consumo de energia e recursos naturais, assim como das emissões associadas. Além disso, a organização se comprometeu com metas globais, como neutralidade de carbono em todas as suas unidades até 2025 e a implementação de uma política de direitos humanos interna e na cadeia. Matias tem um papel setorial relevante, com atuação ativa na ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica), na ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e no Conselho de Líderes do CEBDS.

Imagem do Jean Jereissati

Jean Jereissati

CEO da AMBEV
Porta-voz de Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8)

Jean Jereissati Neto é CEO da Ambev desde janeiro de 2020. Ele entrou na companhia em 1998 e passou por diversas funções e países dentro da AB Inbev. Foi diretor-presidente para América Central e Caribe, diretor-presidente para China e Ásia Pacífico Norte, e voltou para o Brasil em 2018 para atuar como Diretor de Marketing e Vendas da Ambev. Jean nasceu em Fortaleza, no Ceará.

Até entrar na Ambev, seu sonho era ter um negócio próprio e causar impacto no ambiente ao redor. Com a experiência, porém, entendeu que poderia empreender, correr riscos, errar e acertar dentro da AB Inbev. E assim tem sido nos últimos 25 anos, especialmente quando assumiu como CEO, se tornando um dos principais responsáveis pela evolução cultural e transformação da Ambev de uma empresa de bebidas para uma plataforma de negócios, com visão de longo prazo e que gera crescimento compartilhado. Jean é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, participou de Executive Education pela Universidade de Wharton e pelo Insead, e fez MBA Corporativo na Ambev.

Imagem do Rebeca Toyama

Rebeca Toyama

Fundadora da ACI
Porta-voz de Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8)

Rebeca Toyama é fundadora da Academia de Competências Integrativas, empresa focada no desenvolvimento das habilidades do futuro do trabalho.

Acreditando que o mundo do trabalho precisa passar por uma transformação, Rebeca Toyama encontrou nas pessoas a causa e a solução para os desafios.

Em 2010 fundou a ACI para resgatar o propósito dos negócios e desenvolver o potencial humano.

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Administradora, atua como professora, palestrante e mentora. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT, da Galícia Educação, da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia. Colaboradora do livro Tratado de Psicologia Transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2: Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Esposa do Denis e mãe da Rebeca e do Davi.

Imagem do Viviane Martins

Viviane Martins

Presidente da Falconi
Porta-voz de Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8)

Viviane Martins é presidente da Falconi, consultoria pioneira na introdução de técnicas de gestão no Brasil. Tem como missão transformar as organizações privadas e públicas para a geração de resultados que contribuam para a construção de uma sociedade melhor. Doutora em Administração e mestre em Finanças, Viviane tem ampla experiência em diversos segmentos atuando de forma relevante no impacto de resultados financeiros das empresas. Orgulha-se de ter participado ativamente da construção da Estratégia 2030, convocando empresas parceiras da Rede Brasil a fazerem a diferença em prol do desenvolvimento sustentável.

Imagem do Eduardo Marini

Eduardo Marini

CEO da green4T
Porta-voz da Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9)

Cofundador e CEO da green4T, foi reconhecido por três vezes como uma das principais lideranças de TI do Brasil pelo IT Mídia e Korn Ferry. É membro do YPO (Young Presidents’ Organization) e integra conselhos de administração de empresas nos setores de tecnologia, saúde e serviços financeiros. Marini é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV/EAESP, e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Yale (EUA).

Imagem do Maitê Lourenço

Maitê Lourenço

CEO da BlackRocks Startups
Porta-voz de Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9)

Maitê Lourenço é presidente da BlackRocks Startups, um hub de inovação com foco em negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos, que conecta empreendedores negros a capital e oportunidades no ecossistema de startups.

Desde 2016, a BlackRocks impactou mais de 5 mil pessoas diretamente, oportunizando que a população negra tenha mais acesso ao ecossistema de startups no Brasil e como consequência maior atuação em tecnologia e inovação. É responsável pela articulação com diversas instituições, realizando a promoção do engajamento de grandes empresas ao tema de equidade racial, através das conexões com negócios tecnológicos e altamente escaláveis.

Formada em psicologia com especialização em Neuropsicologia e Design Thinking, possui diversos prêmios e recentemente se tornou conselheira consultiva da Conservação Internacional.

Imagem do Pablo Fava

Pablo Fava

CEO Siemens Brasil
Porta-voz Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9)

Pablo Roberto Fava iniciou sua carreira em 1996 como estagiário na Siemens Argentina. Em março de 2020, tornou-se CEO da Siemens Brasil. É Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Germano-Brasileira de São Paulo (AHK) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

É Membro do Comitê de Líderes da Confederação Nacional da Indústria e do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial para a Inovação (CNI/MEI), e Membro do Conselho de Administração do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Sua formação acadêmica em engenharia eletromecânica foi pela Universidade Tecnológica Nacional, com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Imagem do Adriana Aroulho

Adriana Aroulho

Presidente da SAP Brasil
Porta-voz de Redução das Desigualdades (ODS 10)

Adriana Aroulho é presdiente da SAP Brasil desde agosto de 2020, após atuar como Chief Operation Officer (COO). Está na companhia desde 2017, quando chegou para liderar a Plataforma Digital Empresarial no país. Como vice-presidente da área, posicionou a organização com projetos relevantes e estratégicos em licenças e forte crescimento em cloud. Seu principal olhar é para as pessoas, com especial atenção aos temas de diversidade e inclusão. Antes da SAP, esteve por 22 anos na HP/HPE, onde ocupou diversos cargos de liderança.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração, USP. Em 2015, Adriana alcançou o Stanford Innovation and Entrepreneurship Certificate, pela Stanford School of Business.

Imagem do Filipe Bartholomeu

Filipe Bartholomeu

Presidente e CEO da ALMAP BBDO
Porta-voz na Redução das desigualdades (ODS 10)

Está na Almap há mais de 20 anos e lidera um grupo de 720 pessoas que, juntas, formam a Agência Global da Década no Cannes Lions e a brasileira de maior eficácia na história do Effie Latam. Sob sua gestão, a Almap dobrou de tamanho e vem se consolidando como um verdadeiro player fullservice, oferecendo um ecossistema abrangente unindo mídia, criatividade e dados em uma entrega real time business.

Ganhador do Prêmio Caboré como Empresário e Dirigente da Indústria em 2022, Filipe conquistou 135 leões, 82 Effies e foi também responsável pelo desenho das novas operações da BBDO no Brasil, com a implantação da Energy BBDO e da Proximity no país. Começou sua carreira em consultoria, além de registrar passagens pela JWT e Loducca. Publicitário pós-graduado em gestão de negócios, tem cursos de extensão em Harvard, Babson School e Fundação Dom Cabral.

Imagem do Tarciana Medeiros

Tarciana Medeiros

CEO do Banco do Brasil
Porta-voz Redução das Desigualdades (ODS 10)

Mulher, paraibana, mãe, 44 anos. Tarciana Medeiros foi feirante e professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil em março de 2000. Assumiu o primeiro cargo de gestão no BB em 2002 e, desde janeiro deste ano, é a primeira CEO mulher da companhia. É bacharel em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração, Negócios, Marketing, Liderança e Inovação; Possui MBA em BI e Analytics, além de formação para atuação em cargos de alta gestão executiva. Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo país. Foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente aos mercados de pessoas físicas e de agronegócios. Atuou em projetos para prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito, expansão da atuação com correspondentes bancários e na implementação de estratégias de relacionamento com clientes.

Imagem do Eduardo Fischer Teixeira de Souza

Eduardo Fischer Teixeira de Souza

Presidente da MRV
Porta-voz de Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11)

Formado em engenharia civil com MBA em finanças, Eduardo Fischer é CEO da MRV, plataforma de soluções em moradia presente em mais de 160 cidades e no Distrito Federal. Desde 2016, a empresa possui metas empresariais relacionadas diretamente aos ODS. Em 2019, realizou um diagnóstico visando definir os Objetivos e Metas aderentes ao negócio e à Visão 2030 da empresa. A iniciativa tem sido conduzida com o apoio de todos os departamentos, de modo a reforçar a integração da sustentabilidade ao negócio. A companhia também investe em responsabilidade social e mantém desde 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação.

Imagem do Fábio Ennor Fernandes

Fábio Ennor Fernandes

CEO do Walking Together
Porta-voz Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11)

Fundador e CEO do Walking Together, um ecossistema independente criado para conectar pessoas, empresários, empreendedores e influenciadores locais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pequenas cidades por meio de uma plataforma de conhecimento, negócios e networking com uma atmosfera leve, acolhedora e envolvente que, longe da turbulência dos grandes centros, vem se multiplicando desde sua idealização em 2009 na cidade de Catanduva-SP.

Com trajetória de empresário e investidor iniciada em 2003, Fábio cresceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Durante quase uma década, doou parte do seu tempo ao Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas. Em 2012, foi convidado a expandir o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais para o interior paulista e desde então preside o LIDE Ribeirão Preto. Em 2019 assume como Head Global das Unidades LIDE. Em 2021, torna-se autor best-seller com a obra “Quanto vale o Seu Tempo?”, publicada pela Editora Gente.

Imagem do Miguel Setas

Miguel Setas

CEO do Grupo CCR
Porta-voz de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11)

Acumula mais de 25 anos de experiência em funções de liderança nos segmentos Óleo & Gás, Eletricidade e Ferrovias. No Brasil, foi CEO da multinacional do setor elétrico EDP por sete anos, atuando depois como presidente do Conselho da Administração da Companhia e como membro do Conselho de Administração da matriz, na Europa, sendo responsável pelo negócio de infraestrutura de redes em Portugal, Espanha e Brasil.

No setor elétrico brasileiro, atuou de forma pioneira na oferta de serviços de energia baseados em fontes renováveis e de recarga para veículos elétricos. À frente do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, com operações em aeroportos, rodovias, trens, metrôs, barcas e VLT, enxerga o desenvolvimento de sistemas de transporte seguros e inclusivos como vetor fundamental para a promoção do conceito de Cidades Sustentáveis.

Imagem do Emily Ewell

Emily Ewell

CEO e cofundadora da Pantys
Porta-voz de Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12)

Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes na América Latina e pioneira em roupas íntimas que trazem conforto, saúde, sustentabilidade e segurança para as mulheres. Apaixonada por saúde, inovação e tecnologia, trabalhou mais de 10 anos em marketing digital, voltado à saúde para setores privados, públicos e ONGs internacionais. Seu background é em engenharia química com grau de Mestrado duplo de MBA e saúde pública pela UC Berkeley. Emily tem como objetivo transformar a vida através de tecnologias e soluções voltadas ao consumidor.

Imagem do Cristiano Teixeira

Cristiano Teixeira

Diretor-geral da Klabin
Porta-voz de Clima (ODS 13)

Possui mais de 20 anos de experiência profissional em diferentes setores, como embalagens, celulose e papel, florestal e madeira industrializada, além de ter trabalhado nos segmentos de não ferrosos, cerâmico, óleo e gás. Atuou em empresas como Ripasa, Duratex e San Antonio International, onde assumiu, entre outros, cargos nas áreas de Exportação, Logística e Suprimentos.

Sua trajetória na Klabin começou em 2011, quando assumiu o posto de Direção de Supply Chain. Cristiano também foi Diretor Executivo das Divisões de Papelão Ondulado, Sacos Industriais, Papéis Sack Kraft e Containerboard e Diretor Executivo de Conversões e Comercial Papéis. Desde 2017, é diretor-geral da empresa.

É graduado em Comércio Exterior pela Universidade Paulista e mestre em Logística pela Ecole Supérieure des Affaires (França). Também possui MBA em Comércio Exterior pela USP.

Imagem do Guilherme Weege

Guilherme Weege

Presidente do Grupo Malwee
Porta-voz de clima (ODS 13)

Weege representa a Malwee, uma das primeiras empresas brasileiras a assinar o compromisso pelo clima Business Ambition for 1.5. – Only Our Future. Com isso, comprometeu-se a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a partir de critérios científicos em um nível que contribua para que o aumento da temperatura da terra não ultrapasse 1.5°C. Em 2015, fixou uma meta de reduzir em 20% as emissões de carbono até 2020 e bem antes do prazo, em 2017, já havia atingido redução de 68%. De lá para cá, conseguiu ainda uma diminuição extra de 12%. “Das emissões de carbono do mundo, 10% vêm do setor têxtil. O setor também responde por 20% do consumo de químicos do mundo e por 20% da poluição industrial da água. É muito forte”, afirma Weege.

O presidente já iniciou a mobilização de outras empresas para o compromisso, por meio de suas mídias sociais e divulgando a iniciativa em eventos e encontros.

Imagem do Luciano Francisco Alves

Luciano Francisco Alves

CEO e Presidente da CBA
Porta-voz de Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13)

Com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Planejamento Estratégico, Luciano é engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP; pós-graduado em Administração de Empresas com especialização em Finanças pela FGV e Desenvolvimento em Liderança pela Harvard Business School. Iniciou sua trajetória na Votorantim Metais e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio. Foi Diretor Financeiro da Companhia desde agosto de 2017 até 2023, assumindo em maio a posição de CEO.

Imagem do Osni Roman

Osni Roman

Presidente do Grupo Coopercarga
Porta-voz de Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13)

Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Contestado (1999), com MBA em Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (2001), PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral e Executive MBA pela IESE Business School na University of Navarra (2018). Osni possui uma trajetória de mais de 30 anos de experiência no segmento logístico. Possui em seu currículo a função de Superintendente da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET), primeira entidade educacional da América Latina criada com foco na formação e capacitação de motoristas. Além disso, também foi Diretor-Conselheiro da OCB/SC, bem como diretor da ABTI e ABOL.

Atualmente, Osni exerce o cargo de Presidente da Coopercarga, um Operador Logístico Sustentável. A trajetória na Coopercarga vem desde a sua fundação, que ocorreu em 1990, até os dias atuais. Osni, que já foi conselheiro, diretor, assumiu a presidência do grupo em 2009. Também foi o mentor para a criação de um setor de ESG dentro da Coopercarga, olhando amplamente para os três pilares, e tornando esse desejo uma realidade dentro da empresa.

Imagem do Renato Franklin

Renato Franklin

CEO Movida
Porta-voz da Ação contra a mudança global do Clima (ODS 13)

Renato Franklin é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA em Finanças pelo IBMEC, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FDC e INSEAD/França, e Liderança Executiva pelo IMD (Institute of Management Development) / Suíça. No período de 2010 a 2013, trabalhou como Gerente Geral na VALE S.A., empresa do setor de mineração, nas áreas de Finanças, Suprimentos e Planejamento Estratégico, e no período de 2013 a 2014 trabalhou como líder da área de Suprimentos da Suzano Papel e Celulose, empresa do setor de papel e celulose. O Sr. Renato Horta Franklin foi admitido na Companhia como Diretor Executivo em maio de 2014 e em 2015 foi eleito o Diretor Presidente.

Imagem do Ulisses Sabará

Ulisses Sabará

Presidente do Grupo Sabará
Porta-voz de Vida Terrestre (ODS 15)

Ulisses lidera uma empresa brasileira com mais de 60 anos no mercado, que vem alinhando sua operação aos ODS. Em 2016, foi reconhecido com um SDG Pioneer, entre mais de 600 inscritos de 100 países ao redor do mundo, devido à atuação como mobilizador da Agenda2030.

A Concepta Ingredients, uma das unidades do Grupo, é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade, a partir de um trabalho baseado em oferecer capacitação de famílias para produzir frutas orgânicas, sementes e nozes em seus quintais e pequenas fazendas e na conservação de áreas de risco ambiental.

Imagem do Adriana Waltrick

Adriana Waltrick

CEO SPIC Brasil
Porta-voz de paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16)

Adriana Waltrick é CEO na SPIC Brasil, empresa que opera a Usina Hidrelétrica São Simão, dois parques eólicos na Paraíba e é acionista do maior complexo de gás natural da América Latina, o complexo GNA, no Rio de Janeiro. A executiva possui 25 anos de experiência no mercado de energia, e em 2020, foi premiada pela terceira vez consecutiva como uma das 100 Mais Influentes em Energia, pela Revista Full Energy, na Categoria Geração, Transmissão e Distribuição.

Também integra os Conselhos de Administração de UTE GNA, empresa do complexo GNA, e do Grupo CBO de logística de navegação para o setor de óleo e gás. Formada em Administração de Empresas, Adriana possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology nos EUA e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Imagem do Marcelo Cohen

Marcelo Cohen

CEO da BeFly
Porta-voz de Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17)

A BeFly é o maior ecossistema da América Latina especializado em soluções para o turismo, com diversos segmentos de atuação: viagens a lazer e a negócios, organização e produção de eventos, viagens de incentivo e tecnologia – e está à frente das empresas BeFly Travel, Belvitur, Flytour, Queensberry, Vai Voando, Qualitours dentre outras, além de investir em diversas startups de tecnologia e inteligência artificial. Ao todo, são mais de 30 empresas integradas ao grupo.

Empreendedor, formado em administração de empresas, atua há mais de 30 anos no mercado de turismo, com destaque no atendimento corporativo em que é líder em agenciamento de viagens e no atendimento de lazer e roteiros de luxo. Como CEO e representante do ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), Cohen acredita no poder das relações.

Imagem do Pedro Saad

Pedro Saad

Diretor Executivo do World Observatory e da Editora e Produtora Brasileira
Porta-voz de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17)

Saad é mestre e doutor em administração de empresas pela PUC-SP, Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Investimentos de Impacto nas Câmaras de Comércio Brasil Califórnia e de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, membro do Conselho Consultivo da Instituição R20 Brasil, organização fundada pelo ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, e membro associado da Aliança Francesa.

Entusiasta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenou e coproduziu projetos culturais e educacionais ligados ao tema com a ONU, PNUD, UNESCO, UNICEF, OIM/ACNUR, ONU Mulheres, Itamaraty, além de diversas empresas e instituições.

Imagem do Ricardo Rodrigues de Carvalho

Ricardo Rodrigues de Carvalho

Conselheiro CBA
Porta-voz de Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17)

Engenheiro Químico de formação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e cursos de liderança no MIT e IMD. Tem 40 anos de vasta experiência no setor minero-metalúrgico, especialmente em alumínio. Sua trajetória inclui a Alcoa, onde atuou por 20 anos nas áreas Refinaria e Salas Fornos. De 1999 e 2004, assumiu como diretor do Negócio Níquel, na sua primeira passagem pela Votorantim Metais, atual Nexa Resources. Entre 2004 e 2014 atuou na Vale como o diretor do Alumínio, depois diretor de Operações de Metais Básicos, inicialmente no Atlântico Sul e depois na Ásia/Pacífico. Em 2014, retornou à Votorantim como Diretor do Negócio Alumínio, liderando a redefinição da estratégia do negócio e o spin off da Companhia Brasileira de Alumínio com a Nexa. Foi diretor-presidente da CBA desde junho de 2016 até 2023, quando passou a integrar o Conselho de Administração da Companhia. É também Presidente do Conselho Diretor da ABAL e membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP.

Para mais informações sobre o Programa Liderança com ImPacto envie um email para lider.impacto@pactoglobal.org.br​