Equidade é Prioridade oferece uma solução completa para as empresas realmente atingirem metas ambicionas no que tange a mulheres na alta liderança, por meio de compromisso assumido pela alta liderança e com um programa de capacitação que fornece orientação prática de como seguir nessa jornada para cumpri metas e planos de ações previamente assumidos.
Por meio de três principais pilares com a carta compromisso e sensibilização, programa de capacitação e mentoria e advocacy, os(as) participantes irão aprofundar a implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e fortalecer a contribuição do negócio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial a meta 5.5 da Agenda 2030, que exige a total participação e oportunidades igualitárias na liderança, incluindo na vida econômica, até 2030.
Equidade é prioridade é um movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência-sênior). Para isso, convidamos as empresas a assinar um documento que estabelece metas claras para suas operações:
Este é um compromisso público, as empresas que assinam prometem a colaboradores e colaboradoras, à comunidade empresarial e à sociedade trabalhar para resolver a questão da desigualdade de gênero. O movimento Equidade é Prioridade está alinhado à Meta 5.5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
Para participar do movimento, as empresas precisam:
Encontre um modelo de carta-compromisso aqui. Basta assinar e enviar aos cuidados de Gabriela Almeida, ponto-focal da nossa Frente Temática em Direitos Humanos e trabalho: gabriela.almeida@pactoglobal.org.br. As empresas que assinarem terão visibilidade no site e redes sociais da Rede Brasil do Pacto Global.
Comunicação de avanços
A empresa que assumir o compromisso deve realizar um assessment na Ferramenta de Análise de Lacunas de Gênero dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). Esta é uma plataforma on-line gratuita, fácil de usar e confidencial (os dados preenchidos ficam em poder da própria organização). A ferramenta ajuda as empresas a avaliar políticas e programas atuais, pontos de melhora e oportunidades para definir metas e objetivos corporativos futuros. A plataforma é gerenciada pelo Pacto Global e foi desenvolvida em colaboração com a ONU Mulheres e o Fundo Multilateral de Investimentos do BID.
Anualmente, quem preenche a ferramenta deve reportar os avanços alcançados na inserção de mulheres em posições de liderança. No âmbito do movimento Equidade é Prioridade, pediremos uma comunicação em todos os meses de março até 2025 ou 2030, dependendo da meta escolhida pela empresa.
As empresas que estiverem avançando pela equidade serão reconhecidas pela Rede Brasil do Pacto Global em eventos, no site e redes sociais da iniciativa.
Conheça abaixo as empresas que assinaram o compromisso com o Equidade é Prioridade e acompanhe a evolução das suas metas por mulheres em cargos de liderança.
As empresas podem participar de um programa internacional de capacitação desenvolvido pelo Pacto Global e com o apoio da ONU Mulheres. Trata-se de uma iniciativa de 12 meses – de abril de 2020 a março de 2021 – composta por workshops (online e presenciais), palestras, monitoria e engajamento com alta liderança que ajudam as empresas a atingir a meta ambiciosa para a alta liderança.
O programa também será aplicado em outros países, como Chile, Costa Rica, Croácia, Equador, Índia, Indonésia, Japão, Jordânia, Quênia, Líbano, México, Paraguai, Portugal, República da Coreia, Rússia, Espanha, Sri Lanka, Turquia e Reino Unido.
Como este tema é considerado prioritário dentro da estrutura mundial do Pacto Global, os resultados locais da iniciativa serão divulgados em reuniões de alto-nível, incluindo eventos realizados durante a Semana da Assembleia Geral da ONU (setembro), o Fórum dos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs) durante a Comissão sobre o Status da Mulher (março), a Leaders Summit (Junho de 2020) e os eventos regionais Making Global Goals Local Business (MGGLB).
As inscrições para a edição 2020/2021 estão encerradas. Empresas interessadas em participar de próximas edições podem entrar em contato com gabriela.almeida@pactoglobal.org.br
Empresas participantes da edição 2020: Carrefour, CMPC, Falconi, Furnas, Grupo Cene, Klabin, Machado Meyer, Natura, Ocyan, PWC, Special Dog Company, Suzano, Uber e VLI
P: O que é Equidade é Prioridade?
R: Equidade é Prioridade é um Movimento da Rede Brasil do Pacto Global que tem três principais pilares de ação: carta compromisso, programa de capacitação e campanhas de comunicação. Objetivo é estabelecer metas claras para empresas que integram a iniciativa no país no que tange a mulheres na alta liderança. As organizações podem assumir um compromisso de ter 30% de mulheres na alta liderança até 2025 e, opcionalmente, 50% até 2030. A campanha está alinhada à Meta 5.5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
P: Qual o nível da Alta Liderança da campanha Equidade é Prioridade?
R: Alta liderança dentro do Movimento são cargos a partir de gerente-sênior, mas as empresas podem se comprometer com engajamento a partir da diretoria.
P: Como será feito o acompanhamento das metas das empresas que se comprometerem em ter 30% das posições de alta liderança ocupadas por mulheres?
R: A empresa que assumir o compromisso deve compartilhar com a Rede Brasil os resultados do assessment realizado na Ferramenta de Análise de Lacunas de Gênero dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). Esta é uma plataforma on-line gratuita, fácil de usar e confidencial (os dados preenchidos lá ficam em poder da própria organização). Ajuda as empresas a avaliarem políticas e programas atuais, pontos de melhora e oportunidades para definir metas e objetivos corporativos futuros. A plataforma é gerenciada pelo Pacto Global e foi desenvolvida em colaboração com a ONU Mulheres e o Fundo Multilateral de Investimentos do BID. A versão em português pode ser acessada aqui. Anualmente, deve reportar os avanços alcançados na inserção de mulheres em posições de liderança.
P: O que é o de capacitação do Equidade é Prioridade?
R: As empresas que assinarem o compromisso Equidade é Prioridade poderão ser escolhidas para integrar o programa de capacitação, uma ação global de aceleração da igualdade de gênero no setor empresarial. O objetivo da iniciativa é apoiar as empresas a estabelecerem e a cumprirem as metas acordadas no Equidade é Prioridade por meio de um programa, de 12 meses – de abril de 2020 a março de 2021 –, composto por workshops, palestras, monitoria.
P: Preciso assinar a campanha Equidade é Prioridade para participar do programa de capacitação?
R: Não, mas recomendamos fortemente a assinatura da campanha.
P: Quantas empresas serão selecionadas para o programa de capacitação?
R: Cada turma será composta por 30 empresas.
P: Quais são os critérios de participação?
R: Os critérios de participação são:
P: Como o Equidade é Prioridade ajudará minha empresa a atingir seus objetivos de sustentabilidade e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
R: Por meio do Equidade é Prioridade as empresas serão desafiadas a avaliar seu desempenho em igualdade de gênero, estabelecer metas corporativas ambiciosas e tomar medidas para enfrentar barreiras à igualdade de gênero, tanto dentro de sua organização quanto em sua esfera de influência mais ampla. Ao fazer isso, os participantes:
P: Caso minha empresa não seja escolhida para participar do programa de capacitação, quais são os benefícios que terei ao assinar o compromisso Equidade é Prioridade?
R: Além de assumir uma meta que pode melhorar o desempenho dos negócios, sua empresa terá uma atuação alinhada aos preceitos da sustentabilidade cada vez mais exigidos pela sociedade. As organizações que assumirem o compromisso também participarão de workshops anuais sobre equidade de gênero. Em relação à reputação e à marca, as signatárias do Movimento terão acesso aos nossos materiais audiovisuais e poderão utilizá-los em seus canais. A Rede Brasil do Pacto Global poderá divulgar em seus veículos digitais as participantes, assim como nos eventos e outros canais de exposição. No campo reputacional, as empresas que assumirem o compromisso podem indicar seu CEO ou presidente do Conselho de Administração para atuar no programa Liderança com ImPacto da Rede Brasil do Pacto Global como porta-voz do ODS 5. As candidaturas são avaliadas e aprovadas internamente.
P: Como o Equidade é Prioridade está relacionado aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)?
R: Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) foram lançados pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres em 2010. Eles fornecem uma estrutura holística para os negócios sobre como capacitar as mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. A Declaração de Suporte do(a) CEO oferece uma oportunidade para os(as) líderes empresariais sinalizarem seu apoio à igualdade de gênero. O Equidade é Prioridade (campanha de sensibilização e programa de capacitação), é acelerador da equidade de gênero para as empresas que participam do Pacto Global. Estão baseados e apoiam os objetivos dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Entre outras coisas, os participantes do Movimento utilizarão a Ferramenta de Análise de Lacunas de Gênero dos WEPs para obter uma compreensão holística de seu desempenho em igualdade de gênero e avaliar as políticas e práticas atuais e o que precisam fazer para cumprir o compromisso assumido.
Encorajamos todas as empresas participantes do programa a assinarem o compromisso WEPs. O processo de assinatura dos WEPs é gerenciado pela ONU Mulheres. Saiba mais aqui.
P: Minha empresa é signatária dos WEPs, posso participar do Equidade é Prioridade?
R: Sim, mas as vagas serão limitadas. Saiba mais em como participar do Pacto Global aqui.
P: Quais são as atividades do programa de capacitação do Equidade é Prioridade?
R: O programa consiste em:
P: Quem da sua empresa deve participar do programa de capacitação? Existe algum critério de seleção específico?
R: Todas as empresas participantes poderão indicar dois representantes para participar ativamente do programa. A participação inclui as reuniões/eventos do projeto e coordenação de atividades na empresa para avançar na agenda de equidade de gênero. Recomendamos que considere representantes diversos na indicação (por exemplo: mulheres e homens, cargos e áreas na empresa).
P: Onde será executado o programa de capacitação?
R: No Brasil será em São Paulo/SP. Por ser um programa global, outros países também irão participar, como Austrália, Chile, Costa Rica, Croácia, Equador, Índia, Indonésia, Japão, Jordânia, Quênia, Líbano, México, Paraguai, Portugal, República da Coreia, Rússia, Espanha, Sri Lanka, Turquia e Reino Unido.
P: Existe algum custo de participação no compromisso Equidade é Prioridade?
R: Não. Para assinar o compromisso não existe custo.
P: Existe algum custo de participação no programa de capacitação?
R: Sim. As empresas terão que fazer uma contribuição, que, junto com a doação que será feita pelo global, garantirão a execução da ação. O valor do programa de 12 meses, com a disponibilização de duas vagas por empresa, o valor será de R$ 20 mil a R$ 25 mil, dependendo o nível de engajamento da empresa com o Pacto Global. Para saber mais detalhes, entre em contato com gabriela.almeida@undp.org.
P: Uma organização sem atividade empresarial pode participar da Campanha Equidade é Prioridade?
R: Sim, podem participar.
P: Como me comprometo com Equidade é Prioridade?
R: Empresas interessadas a participar podem entrar em contato com gabriela.almeida@undp.org