Equidade é Prioridade é um movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global que visa aumentar a quantidade de mulheres e pessoas negras em cargos de alta liderança e gestão, respectivamente, no setor privado brasileiro. A iniciativa oferece uma solução completa para as empresas atingirem metas, por meio de três principais pilares – a carta de compromisso e sensibilização; o programa de capacitação; e mentoria e advocacy.

Em 2020, o Pacto Global das Nações Unidas, conjuntamente com outras 30 instituições, lançou o Equidade é Prioridade: Gênero, programa em parceria com a ONU Mulheres e com impacto global – que tem por objetivo garantir que empresas tenham metas ambiciosas para mulheres na alta liderança (acima de Diretoria).

Em 2021, é lançado o Equidade É Prioridade: Étnico Racial, uma parceria entre o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e a Rede Brasil do Pacto Global que tem por objetivo auxiliar as empresas a terem metas para pessoas negras em cargos de gestão.

Inscrições abertas para as capacitações, clique aqui

Conheça mais sobre as duas frentes do Equidade é Prioridade.

 

               

P: O que é Equidade é Prioridade?

R: Equidade é Prioridade é um movimento da Rede Brasil do Pacto Global que tem dois principais pilares de ação: compromisso público com metas e programa de capacitação. Objetivo é estabelecer metas para empresas que integram a iniciativa no país. O projeto terá duas principais frentes de atuação: gênero e étnico-racial.

 

P: Os programas do Equidade é Prioridade tem vagas limitadas?

R: Sim.

 

P: Quais são os critérios de participação?

R: Empresas signatárias do Pacto Global.

 

P: Como o Equidade é Prioridade ajudará minha empresa a atingir seus objetivos de sustentabilidade e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

R: Por meio do Equidade é Prioridade as empresas serão desafiadas a avaliarem seu desempenho em igualdade de gênero e inclusão de pessoas negras, estabelecerem metas corporativas ambiciosas e tomarem medidas para enfrentar barreiras de inclusão, tanto dentro de sua organização quanto em sua esfera de influência mais ampla. Ao fazer isso, os participantes:

  • Demonstram compromisso com a implementação dos 10 Princípios do Pacto Global e, em especial com os Princípios 1 (direitos humanos) e 6 (trabalho);
  • Demonstram alinhamento aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos;
  • Se tornam protagonistas da mudança em prol a uma sociedade mais igualitária.

 

P: Quais são as atividades do programa de capacitação do Equidade é Prioridade?

R: O programa consiste em:

  1. Diagnóstico inicial das lacunas das empresas. Para o programa de gênero será feito por meio da Ferramenta de Análise de Lacunas de Gênero dos WEPs, uma plataforma on-line gratuita, fácil de usar e confidencial que ajuda as empresas a avaliarem políticas e programas atuais, pontos de melhora e oportunidades para definir metas e objetivos corporativos futuros. No programa étnico-racial será realizado o Censo Diversidade que tem por objetivo compreender o perfil e dinâmica de desenvolvimento profissional, identificar os desafios da empresa e oferecer orientações/recomendações para aprimorarem ou reverem práticas de inclusão.
  2. Treinamentos: contaremos com especialistas para ajudar as empresas a definirem e cumprirem as metas estabelecidas. Os workshops foram projetados para reconhecer e responder aos diferentes contextos das organizações a gerar planos de ação para serem considerados pela liderança da empresa.
  3. Diálogo Multi-Stakeholder: realização de diálogos de alto nível com empresas, governo, investidores e outras partes interessadas, focados na identificação de ações concretas e na geração de compromissos tangíveis para remover barreiras à igualdade de gênero e desbloquear todo o potencial da liderança empresarial das mulheres para avançar nos ODS.
  4. Advocacy: Os participantes poderão utilizar a nossa marca e peças de comunicação para engajar outras organizações no compromisso.

 

P: Quem da sua empresa deve participar do programa de capacitação? Existe algum critério de seleção específico?

R: Todas as empresas participantes poderão indicar três representantes para participar ativamente do programa. A participação inclui as reuniões/eventos do projeto e coordenação de atividades na empresa para avançar na agenda de inclusão. Recomendamos que considere representantes diversos na indicação (por exemplo: mulheres e homens, pessoas negras e brancas, diferentes áreas na empresa e profissionais de cargos de gestão/liderança).

 

P: Onde será executado o programa de capacitação?

R: Online. Contudo, se as normas de segurança permitirem será realizado 1 encontro presencial em 2022.

 

P: Uma organização sem atividade empresarial pode participar dos programas de capacitação do Equidade é Prioridade?

R: Não, o programa é exclusivo para empresas.

 

P: A participação no Equidade é Prioridade tem custo?

R: Sim. Contate gabriela.almeida@pactoglobal.org.br para mais informações.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin
AEGEA