Um estudo inédito, encomendado pelo Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, aponta que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16kg de plásticos por ano. São 3,44 milhões de toneladas desse material propensos ao escape para o ambiente no país, ou 1/3 do plástico produzido em todo o Brasil corre o risco de chegar ao oceano todos os anos.

A pesquisa inédita, feita entre julho de 2021 e abril de 2022, faz parte dos dois primeiros relatórios produzidos pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, e foi apresentada em primeira mão na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas de 2022.

Saiba mais:

   

 

 

Acesse o Sumário Executivo
do Blue Keepers
How far are we from robust estimates of plastic
litter leakage to the environment?
Confira a gravação do evento de lançamento do
Sumário Executivo do Projeto Blue Keepers


 

 


Siga o Blue Keepers nas redes sociais:
@blue.keepers

O webmapa do projeto Blue Keepers é uma ferramenta online pública, que mapeia e mostra detalhadamente os pontos críticos potenciais de escape de resíduos plásticos por todo o Brasil, sua probabilidade de trânsito nas bacias hidrográficas, e o risco de chegar ao oceano.

O Brasil tem 600 grandes ‘portas de entrada’ para a poluição plástica no Oceano Atlântico, indica o estudo realizado pelo Blue Keepers com parceria técnica do Instituto Oceanográfico da USP. As bacias hidrográficas mais críticas são as desembocaduras dos rios Amazonas (cerca de 160 mil tons/ano), São Francisco (230 mil tons/ano) e a Baía de Guanabara (216 mil tons/ano).

A pesquisa utilizou dados que percorrem toda a cadeia de interesse da prevenção à poluição, do consumo à reciclagem dos materiais, passando por categorias socioeconômicas e elementos geográficos como declividade e pluviosidade que favorecem o encaminhamento de resíduos plásticos para o oceano. O Webmapa busca dar acessibilidade e transparência de dados para políticas públicas nacionais e potenciais acordos regionais e internacionais para prevenção e circularidade de materiais.

Suba a bordo do Blue Keepers! Informações sobre como ser um patrocinador do projeto, as contrapartidas e formas de engajamento podem ser obtidas com a coordenação por meio do e-mail gabriela.otero@pactoglobal.org.br


Ou preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato.

Registre-se

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric