O Ambição pelos ODS visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas ambiciosas e integrem os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia e o engajamento com stakeholders.

É uma oportunidade para as empresas irem além do progresso incremental, que considera apenas o próprio negócio, e partirem para uma mudança transformadora para a sociedade e o planeta. Num momento de retomada pós-pandemia, em que sustentabilidade, ESG e ODS são o novo normal, a empresa torna-se mais resiliente e o valor e o crescimento do negócio a longo prazo são impulsionados.

Liderada pelo Pacto Global com apoio da SAP e da Accenture, a iniciativa propõe metas ambiciosas e uma jornada para que sustentabilidade e os ODS sejam integrados ao negócio. 

O programa é executado em mais de 30 países e já teve duas edições realizadas, em 2021 e 2022. No Brasil, mais de 35 empresas já participaram, do programa.

A 3ª edição vai acontecer de janeiro a junho de 2023, e as inscrições já estão abertas!
Prazo de inscrição: até 21 de outubro (vagas limitadas)

Acesse o material sobre a 3ª edição

Inscrições para a 3ª edição

 

 

 

A necessidade do aumento do nível de ambição para o alcance dos ODS hoje é clara. O mundo não está avançando em direção aos objetivos globais no ritmo e escala necessários, e o Brasil não é exceção. Se continuarmos neste ritmo, alcançaremos apenas o ODS 7 no país, como mostra um estudo realizado para a construção da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, resumido aqui

Embora ainda seja possível mudar o mundo para uma trajetória de 1,5 °C e atingir os ODS até 2030, será necessária uma ação urgente, escalonável e de múltiplas partes interessadas para acelerar drasticamente o progresso. As empresas devem assumir uma posição clara e demonstrar liderança para transformar modelos de negócios para que se tornem mais justos e inclusivos - não deixando ninguém para trás. 

Cerca de 84% das empresas integrantes do Pacto Global já estão agindo em direção aos ODS, porém apenas 46% incorporaram as metas da Agenda em suas estratégias de negócio. Com o apoio da SAP e da Accenture, o Pacto Global busca diminuir essa lacuna com a capacitação proposta pelo Ambição pelos ODS, que irá focar em como integrar metas de sustentabilidade ao negócio, além da definição de prioridades e comunicação do progresso. 

Confira as publicações do Ambição pelos ODS:

Ambição pelos ODS: Expandindo o impacto sobre os negócios na Década de Ação (português)

 

Ambição pelos ODS: Guia da Ambição – Definindo Metas para a Década da Ação (português) (inglês)

Ambição pelos ODS: Guia de Integração – Projetando Sistemas de Negócios para os ODS (português) (inglês)

Materiais de Referência (Benchmarks) (português) (inglês)

 

Em uma jornada que terá duração de 6 meses, de janeiro a junho de 2023, as empresas serão capacitadas para desenvolver e implementar estratégias de negócio que aumentem significativamente seu impacto nos ODS.

Durante o programa, será possível avaliar o desempenho atual, identificar áreas de risco, descobrir novas oportunidades nas unidades de negócio, e, claro, tomar medidas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais.

Por meio do programa, a empresa irá receber:

  • Treinamento sobre como integrar os ODS na estratégia de negócio e como definir metas ambiciosas
  • Assessoria individual
  • Atividades mão na massa
  • Conexões globais e locais

Podem participar da jornada até 2 funcionários de empresas integrantes da Rede Brasil do Pacto Global.

Para um melhor aproveitamento do programa, recomendamos que essa dupla seja formada por um representante da área de sustentabilidade e por outro da área de negócios para que tanto as etapas de priorização de ODS e definição de metas quanto a área de integração na estratégia de negócio possam estar cobertas.

 

A primeira edição do Ambição pelos ODS ocorreu de janeiro a junho de 2021, e contou com a participação de 22 empresas.

Confira abaixo as empresas participantes e acesse o relatório completo da 1ª edição do programa:

Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação 

Para celebrar o encerramento da primeira edição do Ambição pelos ODS no Brasil, no dia 12 de agosto, aconteceu o evento online “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS. 

O evento teve como palestrantes CEOs de organizações que fizeram parte do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O evento foi transmitido pelo UOL e pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link

Dentre as 22 empresas participantes no Brasil, 6 estabeleceram novas metas ambiciosas alinhadas ao ODS 5; 5 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 6; 1 estabeleceu metas ambiciosas alinhadas ao ODS 8; 6 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 13; e 2 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 16. No âmbito dos compromissos públicos assumidos, as empresas Iguá Saneamento, COPASA, Banco Triângulo, Afya e SPIC Brasil firmaram os seguintes novos compromissos:

A segunda edição do Ambição pelos ODS aconteceu e janeiro a junho de 2022.

Confira abaixo as empresas participantes e acesse o relatório completo da 2ª edição do programa:

 

2º Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação 

Para celebrar o encerramento da segunda edição do Ambição pelos ODS no Brasil, aconteceu o evento online “2º Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando foi debatida a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS. 

O evento teve como palestrantes CEOs de organizações que fizeram parte da 2a edição do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O evento pode ser assistido no Youtube do Pacto Global disponível neste link

Sobre o programa

O que é o Ambição pelos ODS?
O Ambição pelos ODS é uma iniciativa aceleradora que visa desafiar e apoiar as empresas integrantes do Pacto Global da ONU a definir metas corporativas ambiciosas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, propõe metas ambiciosas de sustentabilidade e oferece uma jornada para que a empresa incorpore esses objetivos à estratégia de negócio e gestão de desempenho.

O Ambição pelos ODS permite às empresas ir além do progresso incremental e intensificar a mudança transformadora - ampliando o valor do negócio, construindo a resiliência e impulsionando o crescimento a longo prazo. Foi lançada em janeiro de 2020 no Fórum Econômico Mundial em Davos pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres. 

Posteriormente, em junho de 2020, na Cúpula dos Líderes (Leaders Summit) do Pacto Global da ONU, foi proposta a primeira versão das metas ambiciosas (benchmarks), por Lise Kingo, ex-Diretora Executiva e CEO do Pacto Global da ONU, e Julie Sweet, CEO da Accenture. A versão final das metas será oficialmente lançada em setembro, durante a semana da Assembleia Geral da ONU.

A iniciativa está focada na ação e aprendizagem em nível de país, por isso é executada pelas Redes Locais do Pacto Global, como a Rede Brasil. A segunda edição do Programa, conhecido como “jornada”, terá início em janeiro de 2023 e consiste em workshops de capacitação que apoiam as empresas a definirem, gerenciarem e monitorarem metas ambiciosas para contribuem diretamente para o alcance dos ODS. 

Quem são os principais parceiros do Ambição pelos ODS?
O Ambição pelos ODS é uma iniciativa do Pacto Global da ONU desenvolvida em parceria com a Accenture e SAP.

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, quer fornece uma ampla gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência incomparável e habilidades especializadas em mais de 40 setores e todas as funções de negócios, a Accenture trabalha na interseção de negócios e tecnologias para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e criar valor sustentável para as partes interessadas. Com 505.000 pessoas atendendo clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para melhorar a maneira como o mundo trabalha e vive.

A SAP é líder de mercado em software de aplicação empresarial, ajudando empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a funcionarem da melhor forma: 77% da receita de transações do mundo envolve um sistema SAP. O aprendizado de máquina, Internet das coisas (IoT) e tecnologias analíticas avançadas da empresa ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes. O pacote completo de aplicativos e serviços oferecidos permite que os clientes operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de mais de 440.000 clientes em mais de 180 países, mais de 21.000 parceiros, mais de 101.150 funcionários e líderes de ideias, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.

O que foi lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos em janeiro de 2020?
Uma introdução ao programa Ambição pelos ODS foi lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos, intitulada “Ambição para os ODS - Dimensionando o Impacto nos Negócios para a Década de Ação”. No documento, consta o novo Quadro de Implementação dos ODS do Pacto Global da ONU, que visa orientar as empresas a aprofundarem a integração dos ODS e dos Dez Princípios na estratégia de negócios, operações e engajamento das partes interessadas. A publicação pode ser acessada aqui.

O que foi lançado na Cúpula de Líderes (Leaders Summit) do Pacto Global da ONU em junho de 2020?
Um conjunto de 10 benchmarks dos ODS, juntamente com um período de consulta formal, foi lançado na Cúpula dos Líderes, intitulado “Ambição para os ODS - Apresentando os benchmarks para a Década de Ação”. Esse é o primeiro rascunho das metas propostas pela iniciativa. O período de consulta abre a possibilidade de colaboração por parte de diversos atores, incluindo as empresas. A publicação pode ser acessada aqui e o formulário para aderir ao período de consulta pode ser acessado aqui.

Quais são os benchmarks/ metas propostas?
Os benchmarks são um conjunto de referências absolutas e mensuráveis baseadas em requisitos de relatórios já utilizados. Eles traduzem os ODS para os negócios, focalizando onde os negócios podem gerar o maior impacto. Essas referências são aplicáveis em todos os setores e sua implementação é adaptável, permitindo que as empresas definam objetivos e metas nas áreas que são mais relevantes para o contexto de seu setor.

O primeiro conjunto dos benchmarks dos ODS foi lançado na Cúpula dos Líderes do Pacto Global da ONU em junho de 2020 e pode ser acessado aqui.

 

Sobre o programa | Jornada do Ambição pelos ODS

Quais atividades o programa inclui?
A jornada do Ambição pelos ODS terá duração de 6 meses, de janeiro a junho de 2023. Por meio do programa, a empresa será capacitada para definir metas ambiciosas, alinhadas com os benchmarks. Veja o conteúdo que deve ser abordado pelo programa:

Onboarding: O Ambição pelos ODS
• Boas-vindas ao programa;
• Conhecendo o Ambição pelos ODS;
• Integração;
• Conhecendo os benchmarks do Programa;
• Pesquisa Diagnóstico inicial.


Fase 1: Os benchmarks & Priorização de Impacto
• Como priorizar estrategicamente os ODS de acordo com impacto do negócio;
Resultados esperados: Identificação dos ODS e benchmarks prioritários do negócio.


Fase 2: Definição de metas ambiciosas
• Como definir metas ambiciosas alinhadas aos benchmarks;
• Como consolidar as metas do negócio;
Resultados esperados: Pré definição de metas ambiciosas alinhadas aos benchmarks do programa.


Fase 3 Integração e tecnologias facilitadoras
• Como incorporar metas ambiciosas na estrutura do negócio;
• Como desenvolver e/ou se utilizar de sistemas que facilitem o alcance das metas;
Resultados esperados: Integração das metas de sustentabilidade ao negócio.


Fase 4: Compromissos públicos & comunicação do progresso
• Como fazer compromissos públicos;
• Como mensurar e comunicar o progresso;
• Pesquisa Diagnóstico final;
Resultados esperados: Comunicação de compromissos públicos  e construção de relatórios à luz dos ODS.

Ao final da jornada, espera-se que as empresas assumam novos compromissos públicos com metas alinhadas ao nível de ambição proposto pelos benchmarks do Programa.

Qual é a duração do programa?
As inscrições ficam abertas até 21 de outubro de 2022. O onboarding do programa será feito em novembro e as atividades começam em janeiro e irão até junho de 2023.

Quais são os benefícios da participação para as empresas?
O que você aprenderá:

  • Como priorizar estrategicamente as ações que irão acelerar a contribuição da sua empresa para a Agenda 2030;
  • Como definir metas alinhadas com benchmarks absolutos que hoje podem parecer ambiciosos, mas são essenciais para liderar a transformação da sociedade e do planeta;
  • Como conectar as metas de sustentabilidade com o gerenciamento e os processos já existentes do negócio;
  • Comunicar o progresso e ser transparente em relação às metas estabelecidas.

Como resultados, você terá:

  • Uma compreensão dos principais impactos do negócio para o desenvolvimento de uma estratégia em sustentabilidade;
  • Habilidades para alcançar metas ambiciosas alinhadas à Agenda 2030;
  • Uma visão geral de como integrar metas ambiciosas de sustentabilidade em todas as unidades de negócios, sendo uma empresa pioneira na utilização de ferramentas e tecnologias desenvolvidas pelo programa com este fim;
  • A oportunidade de mensurar e comunicar o progresso ao longo do tempo.

Onde o programa acontece?
O programa está sendo oferecido pela Rede local de Pacto Global nos seguintes países: 

  • África do Sul
  • Alemanha
  • Bangladesh
  • Bielo-Rússia
  • Brasil
  • Croácia
  • Emirados Árabes Unidos
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • Finlândia
  • Geórgia
  • Holanda
  • Índia
  • Indonésia
  • Líbano
  • Malásia
  • Marrocos
  • México
  • Portugal
  • Reino Unido
  • Suécia
  • Suíça
  • Tailândia
  • Ucrânia

Existe um custo extra para minha empresa participar?
No Brasil, o valor por empresa é de R$ 25.000,00 para aquelas com engajamento signatário na Pacto Global da ONU no Brasil, considerando a participação de até dois colaboradores.

 

Sobre a participação no programa

Critérios de elegibilidade
O Pacto Global da ONU convida as empresas de sua Rede a aderirem à iniciativa. Para participar, as empresas devem atender aos seguintes critérios:

  • Integrar a Rede Brasil do Pacto Global;
  • Estar comprometida com o fortalecimento do estabelecimento de metas ambiciosas e ações efetivas para o alcance dos ODS;
  • Nomear até dois representantes para participar das atividades e eventos do programa e um "Champion" (sponsor) de nível executivo para acompanhar a evolução, fornecer suporte quando necessário, e participar de eventos de alto nível, caso seja de interesse.

Quem da nossa empresa deve participar do programa? Existem critérios de elegibilidade dos quais devemos estar cientes?
Todas as empresas participantes são solicitadas a nomear até dois representantes para participar ativamente do programa. Isso inclui participar dos workshops e demais eventos, além de coordenar internamente a integração dos ODS na estratégia do negócio.

A fim de obter o valor total de nossa participação na iniciativa, cada empresa é fortemente encorajada a nomear os dois representantes. Um representante responsável pela priorização e definição de metas (ou seja, da área de Sustentabilidade/ Negócio) e um representante responsável por supervisionar os sistemas para gerenciamento do desempenho em relação às metas organizacionais (Departamento de Tecnologia da Informação, M&E etc.).

Além dos representantes para a jornada, todas as empresas participantes são solicitadas a nomear um "Champion" (sponsor) de alto nível para acompanhar a evolução e oferecer suporte, conforme necessário. Esse profissional deve ter uma linha direta de comunicação com o/a CEO (por exemplo, Membro do C-Suite ou Conselho). O/A CEO da empresa também pode decidir assumir esse papel.

Minha empresa está apenas começando sua jornada em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa é um programa adequado para participarmos?
O primeiro passo do programa é apoiar as empresas a priorizarem estrategicamente os ODS de acordo com os impactos na operação e cadeia de valor. A série de workshops seguintes apoia na definição de metas, na integração com o negócio e na comunicação de progresso. Ou seja, o programa traz benefícios tanto para quem está nos passos iniciais, quanto para quem está nos passos mais avançados, visto que traz uma jornada consistente e completa para as empresas. Além disso, a iniciativa olha não apenas para a operação, mas também para a cadeia, o que ainda é um desafio para muitas organizações.

Minha empresa atualmente não tem metas corporativas estabelecidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Precisamos definir uma meta para participar?
Não. O objetivo do programa é ajudar as empresas a definir e cumprir metas ambiciosas para contribuição efetiva aos ODS. As empresas não precisam ter metas estabelecidas para participar. Por meio da iniciativa, pretendemos fornecer às empresas participantes o conhecimento e as ferramentas necessárias para definir metas corporativas alinhadas à Agenda 2030 e integrá-las à estratégia de negócio.

Minha empresa já possui metas corporativas estabelecidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Ambição pelos ODS é um programa adequado para participarmos?
Sim As empresas que já têm metas estabelecidas se beneficiarão do envolvimento com especialistas e da aprendizagem entre pares. Além de descobrir estratégias para acelerar o progresso em direção às metas existentes, as empresas podem se inspirar a aumentar a ambição de suas metas para se alinhar melhor às Metas Globais e as expectativas das partes interessadas. 

Os participantes não empresariais do Pacto Global podem aderir ao programa?
Embora o programa seja projetado para os negócios, os participantes não empresariais com experiência e conhecimento relevante para a iniciativa são incentivados a apoiá-la, como disseminando entre sua rede empresarial. 

Minha empresa não integra a Rede Brasil do Pacto Global. Posso participar mesmo assim?
O programa é voltado apenas para profissionais de empresas integrantes do Pacto Global. Veja se sua empresa integra a iniciativa clicando aqui. Se deseja fazer parte da Rede Brasil, veja como aderir clicando aqui.

Como me registro para participar?
A inscrição é online e deve ser feita por meio deste link até 21 de outubro de 2022.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV