O programa Ambição Net Zero é uma oportunidade para que as empresas se tornem uma referência dentro da agenda climática nacional e internacional, reforçando o compromisso com uma atuação social e ambientalmente responsável, fomentando inovação, aumentando a resiliência, valor de mercado e sustentabilidade a longo prazo.

 

 

Globalmente chamado de Climate Ambition Accelerator, o programa é realizado também em outros 26 países e faz parte do portfólio de Iniciativas Globais de Impacto do Pacto Global das Nações Unidas. Nacionalmente chamado de Ambição Net Zero e implementado pela Rede Brasil do Pacto Global, foi desenvolvido em um formato que permite às organizações acesso a conteúdos de alto nível, benchmarks globais e contato com empresas de visibilidade internacional, ao mesmo tempo em que se conectam aos desafios e potencialidades locais.


Países onde o Ambição Net Zero (Climate Ambition Accelerator) acontece:



Como o programa se conecta com outras iniciativas e campanhas globais?

As campanhas internacionais Business Ambition for 1.5°C e Race to Zero são portas de entrada para empresas aderirem à iniciativa Science-Based Targets (SBTi) nos maiores níveis de ambição que a iniciativa propõe (alinhamento com 1.5, que no longo prazo se traduz em neutralidade).

A SBTi é Iniciativa internacional do Pacto Global da ONU, CDP, WRI e WWF. Fornece diretrizes e ferramentas para empresas desenvolverem metas de redução de emissões de GEE alinhadas aos objetivos do Acordo de ParisClique aqui e acesse a página sobre a iniciativa Science Based Targets para saber mais.

O Ambição Net Zero é um programa para guiar as empresas por uma jornada rumo ao estabelecimento de metas baseadas na ciência, seguindo as diretrizes e fundamentos do SBTi com ambição alinhada às campanhas internacionais pelo clima.

 

O programa Ambição Net Zero tem duração de seis meses e é exclusivo para empresas-membro do Pacto Global. No caso do Brasil, empresas que fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global.

Foi desenvolvido para empresas que buscam progredir na definição de metas de emissões com base na ciência climática e que querem construir um caminho claro para lidar com a transição rumo a emissões líquidas zero (net zero) de gases de efeito estufa.

Durante esta “jornada climática”, a empresa será equipada com o conhecimento e as habilidades de que precisa para desenvolver planos concretos para acelerar o fortalecimento de sua agenda climática.

Estrutura geral
As empresas participantes do programa Ambição Net Zero trabalharão nas seguintes frentes:

  • Engajamento da Alta Liderança – em busca de compromisso:
    Oportunidades de participação em eventos de alto nível nacionais e internacionais para engajamento e assinatura de compromissos pela alta liderança.
  • Sensibilização – envolvendo partes interessadas:
    Possibilidade de participação em campanha nacional e internacional para popularizar a agenda climática dentro e fora da organização. Ter partes interessadas conscientes da crise climática produz um feedback positivo de ambição entre os atores.
  • Construção de Capacidades – o coração da jornada!
    Sessões de capacitação on demand, oportunidade de aprendizado em grupo, sessões técnicas e de habilidades facilitadas global e localmente. Os conteúdos estão divididos em três módulos:

Fundamentos: permite dar um mergulho profundo na metodologia para definição de metas baseadas na ciência (SBTi), desde o básico até discussões mais aprofundadas sobre o conceito de net zero.

Business case: como impulsionar a ambição das mudanças climáticas internamente e construir adesão e engajamento nos níveis de gestão e conselho.

Implementação: aprender como gerenciar as emissões e gases de efeito estufa e implementar diferentes estratégias de redução das emissões para alcançar as metas estabelecidas.

Para participar do programa Ambição Net Zero, a empresa precisa atender aos seguintes critérios:

  • Ser membro da Rede Brasil do Pacto Global ou estar disposta a unir-se à iniciativa;
  • Ter interesse em definir metas ambiciosas de redução de emissões a partir dos critérios da iniciativa Science Based Targets e que estejam, portanto, alinhadas com a mais atual ciência climática;
  • Estar disposta a nomear dois representantes para participar das atividades e eventos do programa e um(a) representante de nível executivo para acompanhar os desenvolvimentos do programa, fornecendo suporte e participando em eventos de alto nível;

Caso sua empresa tenha interesse no programa, mas ainda não seja membro da Rede Brasil do Pacto Global, entre em contato com nossa área de adesão: contato@pactoglobal.org.br

As inscrições para o Ambição Net Zero estão abertas até o dia 31 de maio de 2021. Para fazer a pré-inscrição, a empresa deve preencher o formulário e aguardar o contato de nossa equipe.

O mês de junho está reservado para o pagamento das inscrições e as atividades do programa terão início no início de julho.

Acesse aqui uma apresentação detalhada sobre o programa.

Dúvidas?

Confira aqui as perguntas e respostas mais frequentes sobre o programa Ambição Net Zero.

Quer saber mais sobre Science Based Targets? Clique aqui.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin