O Acelerador Climático é um programa de aceleração exclusivo que capacita as empresas brasileiras comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero com conhecimento e habilidades necessárias para acelerar o progresso no estabelecimento de metas baseadas em ciência alinhadas com a rota de 1.5°C do Acordo de Paris. O programa oferece uma trilha de aprendizado projetada para empresas de todos os tamanhos e setores que estão começando sua jornada rumo ao cumprimento das metas de redução de emissões baseadas na ciência. Ao longo do programa, as empresas participarão de sessões de treinamento sob demanda disponíveis na Academy e plantões de dúvidas online com especialistas ao final de cada mês, em inglês, com o time global, e em português com nosso especialista, a fim de aprender sobre contabilidade de gases de efeito estufa (GEE) e a gestão de ações climáticas ambiciosas.
Quer fazer parte do Movimento Ambição Net Zero? Fale com nossa equipe por meio do e-mail: movimento.netzero@pactoglobal.org.br
Quero fazer parte do Acelerador |
|
Aprenda como definir metas de redução de emissões com base científica para alcançar zero líquido até 2050
|
|
Motive investidores, lideranças, colaboradores e acionistas com um plano de redução de emissões que diferencia sua organização no mercado
|
|
Obtenha uma compreensão clara da Science Based Targets Initiative (SBTi) e do conceito netzero, incluindo metodologias, requisitos, processos, benefícios e aplicabilidade
|
|
Ouça colegas e compartilhe ideias em sessões
|
|
Oportunidade de compartilhamento e discussões intrasetorial
|
|
Aproveite o aprendizado sob demanda que permite que você trabalhe em seu próprio ritmo
|
|
Tenha acesso a especialistas do setor e oportunidades de networking
|
|
Beneficie-se da entrega local combinada com insights globais e melhores práticas
|
Os participantes darão um mergulho profundo na metodologia e abordagem de definição de metas baseadas na ciência (Science Based Targets). Desde princípios básicos de contabilidade de GEE para empresas que estão iniciando suas jornadas até discussões sobre o conceito net zero para participantes avançados, este primeiro módulo apresenta conhecimento básico que os participantes precisam para definir uma estratégia sólida em direção a metas ambiciosas baseadas na ciência.
O módulo apresentará casos de negócios para definir metas baseadas na ciência. Nessa segunda etapa, os participantes irão aprender como impulsionar a ambição climática e promover o engajamento internamente para alcançar ações climáticas ambiciosas no nível da gestão e do conselho. Este módulo também cobrirá os benefícios de negócios com definição de metas baseadas na ciência, indicadores de performance internos e oportunidades de engajamento para stakeholders e tomadores de decisão.
No último módulo, os participantes aprenderão como gerenciar suas emissões globais e as diferentes estratégias e iniciativas de redução de emissões que podem ser implementadas para cumprir metas ambiciosas. Os participantes também aprenderão como reduzir as emissões do escopo 1 e 2 e engajar sua cadeia de valor para reduzir as emissões indiretas de escopo 3. Além disso, terá um momento para aprofundamento do tema por setor com a formação de grupos regionais por setor para uma discussão mais aprofundada com as particularidades de cada negócio. No caso das empresas brasileiras serão grupos da América Latina.
O Acelerador Climático é um programa de aceleração que equipa as empresas brasileiras comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero com conhecimento e habilidades necessárias para acelerar o progresso no estabelecimento de metas baseadas em ciência alinhadas com a rota de 1.5°C. O programa oferece uma trilha de aprendizado projetada para empresas de todos os tamanhos e setores que estão começando sua jornada rumo ao cumprimento das metas de redução de emissões baseadas na ciência. Além disso, ao percorrer a trilha de aprendizado, as empresas obtêm suporte qualificado para endereçar a transição de suas organizações para a carbono neutralidade em escala.
Ambas possuem o mesmo conteúdo curricular. A trilha global do Climate Ambition Accelerator, por sua vez, é toda ministrada em inglês e inclui sessões globais ao vivo. Porém, estará disponível somente em países onde não há uma trilha local. A trilha local está disponível em 26 países, onde o programa é executado em colaboração com Redes Locais do Pacto Global em todo o mundo. No Brasil, a trilha do Acelerador Climático faz parte da jornada de construção de capacidades do Movimento Ambição Net Zero, será facilitada em português e contará com sessões de plantão de dúvidas técnicos em português agendados no fuso horário de Brasília (GMT-3) e mentorias em inglês pela plataforma.
Ao longo do programa, as empresas participarão de sessões de treinamento sob demanda disponíveis na Academy e plantões de dúvidas online com especialistas ao final de cada mês, a fim de aprender sobre contabilidade de gases de efeito estufa (GEE) e a gestão de ações climáticas ambiciosas.
O conteúdo será trabalhado em três módulos sob demanda:
Os participantes darão um mergulho profundo na metodologia e abordagem de definição de metas baseadas na ciência (Science Based Targets). Desde princípios básicos de contabilidade de GEE para empresas que estão iniciando suas jornadas até discussões sobre o conceito net zero para participantes avançados, este primeiro módulo apresenta conhecimento básico que os participantes precisam para definir uma estratégia sólida em direção a metas ambiciosas baseadas na ciência.
O módulo se apresentará casos de negócios para definir metas baseadas na ciência. Neste segundo módulo, os participantes irão aprender como impulsionar a ambição climática e promover o engajamento internamente para alcançar ações climáticas ambiciosas no nível da gestão e do conselho. Este módulo também cobrirá os benefícios de negócios da definição de metas baseadas na ciência, indicadores de performance internos e oportunidades de engajamento para stakeholders e tomadores de decisão.
No último módulo sob demanda, os participantes aprenderão como gerenciar suas emissões globais e as diferentes estratégias e iniciativas de redução de emissões que podem implementar para cumprir metas ambiciosas. Os participantes também aprenderão como reduzir as emissões do escopo 1 e 2 e engajar sua cadeia de valor para reduzir as emissões indiretas de escopo 3.
Em média, os participantes podem esperar cerca de 7 horas de conteúdo de treinamento sob demanda, além de encontros online mensais de plantão de dúvidas de 1 hora de duração. No total, os participantes devem planejar dedicar 13 a 15 horas ao Acelerador Climático, com um módulo a ser completo a cada dois meses e no fim de cada mês um plantão de dúvidas.
Módulo I (maio e junho) - Plantão de dúvidas (30/05 e 27/06, às 16h).
Módulo II (julho e agosto) - Plantão de dúvidas (25/07 e 29/08, às 16h).
Módulo III (setembro e outubro) - Plantão de dúvidas (26/09 e 31/10, às16h).
A jornada de aceleração irá iniciar em no dia 1 de maio de 2023 e as empresas participantes devem concluir os treinamentos ao longo de seis meses. Com um módulo a ser completo por a cada dois meses.
As empresas são constantemente solicitadas por investidores e clientes a reduzir as emissões de GEE. O Acelerador Climático irá capacitar as empresas sobre o que fazer e como fazer. As empresas participantes irão adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para definir metas baseadas na ciência alinhadas com o caminho de 1,5 ° C, apontado pelo Acordo de Paris.
As empresas participantes que já têm metas de redução de emissões são bem-vindas a se inscrever para desenvolver ainda mais seus compromissos atuais e aumentar sua ambição climática. Não importa onde as empresas estejam em sua jornada de sustentabilidade, o Acelerador Climático ajudará seus participantes a dar os primeiros passos e a progredir no caminho para emissões líquidas zero.
Os principais aprendizados esperados são:
▪ A metodologia e abordagem de definição de metas baseadas na ciência (SBT);
▪ O conhecimento básico de que você precisa para definir uma estratégia sólida e ambiciosa para definir metas baseadas na ciência;
▪ Como impulsionar a ambição das mudanças climáticas internamente e construir adesão e engajamento internos para ações climáticas ambiciosas nos níveis de gestão e conselho;
▪ Como gerenciar suas emissões e as diferentes estratégias e iniciativas de redução de emissões que podem ser implementadas para cumprir metas ambiciosas;
▪ Como reduzir as emissões do escopo 1 e 2 e envolver sua cadeia de valor para reduzir as emissões indiretas, escopo 3;
▪ Aprender como definir metas de redução de emissões com base científica para atingir net zero até 2050;
▪ Motivar investidores, lideranças, funcionários e acionistas com um plano de redução de emissões que diferencie sua organização no mercado ;
▪ Obter uma compreensão clara da iniciativa de Science Based Targets (SBTi) e do conceito net zero, incluindo metodologias, requisitos, processos, benefícios e aplicabilidade;
▪ Ouvir colegas e compartilhar ideias em sessões de grupo;
▪ Aproveitar o aprendizado sob demanda que permite que o participante trabalhe em seu próprio ritmo;
▪ Obter acesso a especialistas da indústria e oportunidades de networking;
▪ Beneficiar-se da entrega local combinada com percepções globais e melhores práticas;
A inscrição se inicia de 22 de fevereiro e o link com o formulário de inscrições para o Brasil pode ser acessado aqui.
Para participar, a empresa interessada deve ser uma empresa nível de Participante ou Comprometida do Pacto Global da ONU no Brasil. No Brasil, a trilha do Acelerador Climático faz parte da jornada de construção de capacidades do Movimento Ambição Net Zero. Portanto, a empresa participante também deve ser comprometida com o Movimento.
Cumprindo os requisitos, a empresa deve estar interessada em definir metas ambiciosas de redução de emissões alinhadas com a ciência do clima no ritmo e na escala necessários para cumprir as metas do Acordo de Paris; e estar disposta a nomear dois representantes para participar das atividades e eventos do programa.
Todas as empresas comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero são convidadas a nomear dois representantes (um representante principal e um suplente) para participar ativamente do programa em nome da empresa. Isso inclui a participação das sessões online e coordenando com colegas em toda a organização para promover a ação climática. Espera-se que apenas um representante participe dos plantões de dúvidas.
Idealmente, o representante deverá ser aquele responsável pela contabilidade, gestão e / ou relatórios de emissões de GEE. Ou seja, dos departamentos de Sustentabilidade ou Ambiental da empresa. Considere 2 profissionais que tenham bagagem técnica e que trabalhem diretamente com a estratégia empresarial, pois o foco do curso é apoiar estes profissionais na construção da estratégia de descarbonização da empresa.
Não. Para participar da trilha do Brasil, além de ser participante do Pacto Global da ONU no Brasil, a empresa precisa ser comprometida com o Movimento Ambição Net Zero.