ODS como impulsionadores dos negócios

 

As empresas possuem grande potencial de transformação da sociedade. Dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas. A receita das 10 maiores empresas equivale aos 180 menores PIBs. 

Além disso, as organizações têm potencial para influenciar públicos. De acordo com o Edelman Trust Barometer 2019, os brasileiros confiam mais no seu empregador do que nas instituições tradicionais. Enquanto Governo (28% no nível de confiança em uma escala que vai de 0 a 100) e Mídia (41%) estão no patamar da desconfiança, o “Meu Empregador” subiu 5 pontos, alcançando os 77%, de acordo com estudo global.

Dessa forma, para que os ODS sejam alcançados, o setor privado desempenha um papel primordial, seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade, dados os recursos financeiros que têm em mãos e a capacidade de impactar a sociedade, ou pelo poder de influenciar seus públicos e, com isso, contribuir para direcionar comportamentos. 

Além disso, o alinhamento dos negócios aos ODS hoje é uma questão de sobrevivência. Quem não está fazendo isso, coloca em risco a perenidade de sua operação. 

Isso porque os ODS representam os grandes desafios da sociedade, as questões que precisarão ser equacionadas nos próximos anos. Algumas delas são cruciais para a sociedade, como as mudanças do clima, a gestão da água, o fortalecimento das instituições, entre outras.  Ao sinalizarem os grandes desafios, para um olhar empreendedor, os ODS apontam grandes oportunidades de mercado e indicam para onde o mundo caminha.

Além disso, fica cada vez mais relevante o conceito de “licença para operar”. Empresas com atuação desalinhada à Agenda Global de Sustentabilidade perderão espaço dentro da sociedade. Pesquisa feita com 20 mil adultos de Brasil, Índia, Reino Unido, Estados Unidos e Turquia pela consultoria Europanel aponta que 1/3 dos consumidores compra de empresas com impactos positivos, 21% consomem produtos de marcas aparentemente sustentáveis e, no Brasil, 85% sentem-se melhores quando compram produtos mais sustentáveis. 

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV