A partir de 22 de novembro, o Pacto Global Rede Brasil passará por mudanças em sua liderança. Guilherme Xavier, Senior Advisor da organização, assumirá interinamente como Diretor Executivo. O então CEO, Carlo Pereira, e o Diretor de Estratégia, Otávio Toledo, não integram mais o quadro de pessoas colaboradoras. Xavier tem experiência em empresas de destaques […]
A partir de 22 de novembro, o Pacto Global Rede Brasil passará por mudanças em sua liderança. Guilherme Xavier, Senior Advisor da organização, assumirá interinamente como Diretor Executivo. O então CEO, Carlo Pereira, e o Diretor de Estratégia, Otávio Toledo, não integram mais o quadro de pessoas colaboradoras.
Xavier tem experiência em empresas de destaques da iniciativa privada. É especialista em mudanças climáticas e sustentabilidade e em finanças sustentáveis. Foi sócio na Accenture e na Oliver Wyman, onde atuou no setor público e privado, liderando a plataforma de Clima e Sustentabilidade para a América Latina. Está na organização desde o dia 28 de outubro, colaborando com a diretoria executiva nas atividades diárias e estratégicas.
Paralelamente, está em andamento o processo de contratação de uma vaga afirmativa para CEO, em linha com os propósitos de inclusão e diversidade do Pacto. A mudança de lideranças não é a única medida, neste momento. O Pacto Global permanece comprometido com a melhoria contínua e, por isso, está implementando ações estratégicas para fortalecer e aprimorar a governança. Entre as principais iniciativas planejadas, destacam-se:
Compliance e governança:
Os escritórios Machado Meyer e Veirano Advogados estão realizando uma revisão abrangente de políticas, procedimentos e ações de monitoramento para garantir maior eficiência na área de compliance. Além disso, estão sendo planejadas iniciativas estratégicas para fortalecer e aprimorar a governança organizacional.
Movimento de escuta ativa:
Com o intuito de reforçar seus propósitos, a organização se compromete a intensificar o processo de escuta ativa com as empresas signatárias e parceiros, a fim de receber feedbacks e obter subsídios que fortaleçam as ações relacionadas aos pilares estratégicos do Pacto.
Comitê de integridade e governança:
A proposta é reforçar políticas que promovam o bem-estar e a segurança das pessoas colaboradoras, fortalecendo o compromisso da organização com um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Comitê Especial:
Desde o recebimento do conteúdo do e-mail em 17 de outubro, foi criado o Comitê Especial que imediatamente adotou medidas para garantir um processo de verificação íntegro, independente, imparcial e transparente. Entre elas, a contratação do Machado Meyer, especializado em investigação corporativa.
O escritório atua sob a supervisão desse Comitê, com autorização para entrevistar relatantes e testemunhas, garantindo o anonimato de suas identidades para proteger as pessoas envolvidas e assegurar a integridade da investigação, que segue seu curso.
Propósitos fortalecidos
O Pacto Global – Rede Brasil reitera que a organização continuará atuando baseada nos princípios e valores que nos norteiam e que não poupará esforços nesta direção. Os compromissos do Pacto seguem pautados na transparência, na ética e na melhoria da governança em todas as ações.