Evento em Paris reforça protagonismo brasileiro na agenda global de integridade, com destaque para tecnologia, compliance e cooperação entre setores Nos dias 25 e 26 de março, o Pacto Global – Rede Brasil participou ativamente do Fórum Global Anticorrupção e Integridade da OCDE 2025, realizado em Paris. Reconhecido como um dos principais eventos internacionais dedicados […]
Evento em Paris reforça protagonismo brasileiro na agenda global de integridade, com destaque para tecnologia, compliance e cooperação entre setores
Nos dias 25 e 26 de março, o Pacto Global – Rede Brasil participou ativamente do Fórum Global Anticorrupção e Integridade da OCDE 2025, realizado em Paris. Reconhecido como um dos principais eventos internacionais dedicados à integridade, compliance e combate à corrupção, o Fórum reuniu lideranças empresariais, governamentais e da sociedade civil para discutir soluções inovadoras e o papel do setor privado na construção de um ambiente de negócios mais ético e transparente.
Consolidando agendas e alianças
No dia 25 de março, o Pacto Global – Rede Brasil, em parceria com a ICC Brasil e apoio da Aegea, promoveu a terceira edição do evento paralelo “Integrity & Business: Promoting Trust and Cooperation” como parte da agenda do Fórum. A delegação brasileira presente, composta por empresas, representantes de governo e especialistas, reforçou o compromisso do Brasil com práticas empresariais responsáveis, a atração de investimentos éticos e o fortalecimento da governança nos negócios.
A programação abordou temas centrais como o papel da integridade nas estratégias empresariais e sua relevância para a reputação corporativa, com a participação de Sanofi e Natura; a relação entre integridade, mudanças climáticas e compromissos ambientais até a COP30, com a participação de Aegea e Casa dos Ventos; e a importância da cooperação internacional e do alinhamento entre países no combate à corrupção no setor privado, com a participação da representante da Agência Francesa de Corrupção, Alice Navarro, e o Ministro da Controladoria Geral da União do Brasil, Vinicius Marques de Carvalho
A palestra principal ficou por conta de Maíra Martini, nova CEO da Transparência Internacional, que apresentou a análise do novo Índice de Percepção da Corrupção 2025.
“Acreditamos que o evento já se consolidou como parte da Semana pela Integridade da OCDE. É uma honra contribuir para esse diálogo multissetorial com a força das empresas brasileiras e a articulação institucional do Pacto Global – Rede Brasil”, afirmou Chantal Castro, gerente da Plataforma de Ação contra a Corrupção.
Um dos marcos do encontro foi a assinatura do apoio institucional do Pacto Global – Rede Brasil ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada ao fomento da transparência no setor privado. A assinatura foi realizada com a presença do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.
“Atuar junto à CGU é mais uma iniciativa da nossa Plataforma de Ação contra a Corrupção, que hoje reúne mais de 350 organizações e é a maior do mundo entre todas as redes locais do Pacto Global. O apoio ao Pacto Brasil pela Integridade é um passo essencial para fortalecer as boas práticas no setor privado brasileiro”, afirmou Monica.
Debate sobre pedidos de suborno também integrou agenda do Fórum
No dia 26 de março, Chantal Castro, gerente da Plataforma de Ação contra a Corrupção do Pacto Global – Rede Brasil, participou do painel “Lidando com a solicitação de suborno: Quais são as ferramentas para o setor privado?”. O debate abordou estratégias para que empresas possam relatar com segurança casos de solicitação de suborno, além de explorar o papel dos governos no suporte às organizações que enfrentam esse tipo de situação.
Com moderação de Nicola Bonucci e participações de representantes do Banco Mundial, Novartis, DLA Piper e MACN, o encontro promoveu uma troca rica de experiências entre setores e países, destacando a importância da ação coordenada no enfrentamento à corrupção.
Compromisso global com a integridade
A participação do Pacto Global – Rede Brasil no Fórum da OCDE e nas atividades paralelas reforça o compromisso da rede com a articulação internacional de práticas empresariais éticas e sustentáveis. Com a maior Plataforma Anticorrupção entre todas as redes locais do Pacto Global, o Brasil tem se consolidado como referência em ações de integridade, cooperação multissetorial e construção de um ambiente de negócios mais confiável.
Conheça as iniciativas da Plataforma de Ação contra a Corrupção do Pacto Global – Rede Brasil.
Acesse aqui para saber como sua empresa pode se engajar nessas e outras iniciativas de anticorrupção.