PNUD lança Iniciativa Incluir para promoção de negócios inclusivos no Brasil

Uma plataforma online pioneira para a difusão de iniciativas e negócios empresariais voltados para a sustentabilidade e a inclusão social. Essa é a proposta da Iniciativa Incluir, lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o apoio da Rede Brasileira do Pacto Global e outros parceiros do setor privado e instituições de ensino.

Leia a cobertura do lançamento da Iniciativa Incluir, realizada dia 23 de setembro.

O site www.iniciativaincluir.org.br irá divulgar melhores práticas de negócios sustentáveis e inclusivos no Brasil, com potencial para serem replicadas em diferentes localidades e setores da economia.

“Queremos estimular a competitividade por meio de soluções empresariais que realizem a inclusão de pessoas vulneráveis como parte de suas redes de fornecedores, distribuidores, varejistas, empregados e clientes”, explica Jenny Karlsen, oficial de programa do PNUD. Outro objetivo será contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nova agenda de desenvolvimento das Nações Unidas após 2015.

Como primeira ação, a Iniciativa Incluir já abriu inscrições para um concurso público de casos, que busca reconhecer os melhores exemplos de negócios empresariais inclusivos no Brasil. Serão selecionados negócios que envolvam pessoas de baixa renda e forneçam bens, produtos e serviços de forma sustentável do ponto de vista financeiro, ambiental e social.

As inscrições podem ser feitas no site do projeto pelas empresas ou por instituições acadêmicas que já tenham identificado casos relevantes na área. O prazo termina em 12 de outubro de 2014. Os 20 melhores casos serão publicados em relatório brasileiro de negócios e mercados inclusivos e sustentáveis para difusão nacional e internacional. Os selecionados também ganharão acesso à plataforma Incluir, que promoverá troca de conhecimentos, networking e oportunidades de parceria.

A Iniciativa Incluir é fruto de parceria multisetorial do PNUD Brasil com a Rede Brasileira do Pacto Global, Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME), Sistema CNI (SESI, SENAI e IEL), Confederação Nacional da Agricultura (SENAR, CNA, ICNA), Sebrae, Fundação Dom Cabral, Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Conheça os requisitos e critérios do concurso de casos

Conheça os parceiros da Iniciativa Incluir

Com informações do PNUD Brasil

Empresas e mulheres refugiadas se reúnem para dinâmica de empregabilidade em São Paulo
Programação da Rede Brasil na COP 25 inclui debate de meta 1,5ºC para a temperatura global
Mais três empresas brasileiras assinam o compromisso Business Ambition for 1.5º C
Empresas de Limpeza Urbana se unem para criação de Pacto Setorial de Integridade
Confira os projetos finalistas do Prêmio de Água e Saneamento da Rede Brasil
Signatárias da Rede Brasil participam de Fórum Mundial de Negócios e Direitos Humanos
CEO Water Mandate destaca projetos de gestão hídrica em empresas brasileiras
Mais signatárias da Rede Brasil se unem à mobilização #AceitaEstaCaneta
Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo