Prêmio Weps Brasil 2014 caminha para a fase final

O prêmio, lançado em outubro do ano passado, teve uma adesão de 186 empresas, que fizeram sua autoavaliação e/ou se inscreveram para participar da premiação.
Entre elas, 75 empresas foram classificadas, de todos os tamanhos: 35 pequenas e microempresas, 21 empresas de grande porte e 19 de médio porte. Todas as regiões brasileiras têm representantes: 40 empresas provêm da região Sul, 25 do Sudeste, quatro do Nordeste, três do Norte e três do Centro-Oeste.
Desse total, 33 empresas passaram para a fase atual, ou seja, estão recebendo visitas da Banca de Avaliadores, que conhece in loco a realidade das concorrentes. As próximas etapas incluem a decisão final da Banca de Juízes, formada por especialistas no tema. Todo o processo passará por auditoria externa para garantir a lisura da iniciativa. As vencedoras serão conhecidas na solenidade de premiação que está marcada para o dia 31 de março, em Curitiba.
A adesão à premiação mostra uma mudança de cultura que vem ocorrendo nas empresas brasileiras, de uma forma geral. O Brasil, aliás, é o primeiro país a lançar uma versão nacional do Prêmio Lideranças nos WEPs, realizado pela Equipe dos WEPs desde o ano passado e que tem alcance mundial. O objetivo é incentivar e, ao mesmo tempo, mostrar que o empresariado brasileiro vem se preocupando em promover a equidade de gênero entre seus públicos interno e externo.
A premiação é uma iniciativa da Itaipu Binacional com o apoio de instituições parceiras e a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com as suas representações no País – Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres no Brasil. A premiação também tem a parceria da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, do Planeta Sustentável – Editora Abril e do Espaço Mulheres Executivas Paraná (MEX).

O que são os Weps?
Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram, em parceria, os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs), cujo objetivo é ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.
Baseados nas políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e indicam o caminho para um futuro que seja simultaneamente mais próspero e mais justo para todos.
O grupo de princípios foi elaborado a partir de um processo internacional de consulta. Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, que está disponível no site www.weprinciples.org e poderá ser acessado em português a partir de outubro de 2013.
Ao implementar os WEPs, as empresas estarão empregando um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes.

28 empresas globais assumem compromisso público contra mudanças no clima
Setor privado brasileiro apresenta desafios de sustentabilidade nacionais na sede da ONU
Mensagem da presidente do Board da Rede Brasil
Campanha da Rede Brasil quer que mais empresas atuem alinhadas aos ODS
Fórum WEPs
Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos
CEO Roundtable - Working with refugees
ODS 3 e 4 powered by Nestlé
Confira agenda de eventos da Rede Brasil do Pacto Global
United Nations Forum on Business and Human Rights
World Toilet Summit
Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019 (LACCW)