Prêmio Weps Brasil 2014 caminha para a fase final

O prêmio, lançado em outubro do ano passado, teve uma adesão de 186 empresas, que fizeram sua autoavaliação e/ou se inscreveram para participar da premiação.
Entre elas, 75 empresas foram classificadas, de todos os tamanhos: 35 pequenas e microempresas, 21 empresas de grande porte e 19 de médio porte. Todas as regiões brasileiras têm representantes: 40 empresas provêm da região Sul, 25 do Sudeste, quatro do Nordeste, três do Norte e três do Centro-Oeste.
Desse total, 33 empresas passaram para a fase atual, ou seja, estão recebendo visitas da Banca de Avaliadores, que conhece in loco a realidade das concorrentes. As próximas etapas incluem a decisão final da Banca de Juízes, formada por especialistas no tema. Todo o processo passará por auditoria externa para garantir a lisura da iniciativa. As vencedoras serão conhecidas na solenidade de premiação que está marcada para o dia 31 de março, em Curitiba.
A adesão à premiação mostra uma mudança de cultura que vem ocorrendo nas empresas brasileiras, de uma forma geral. O Brasil, aliás, é o primeiro país a lançar uma versão nacional do Prêmio Lideranças nos WEPs, realizado pela Equipe dos WEPs desde o ano passado e que tem alcance mundial. O objetivo é incentivar e, ao mesmo tempo, mostrar que o empresariado brasileiro vem se preocupando em promover a equidade de gênero entre seus públicos interno e externo.
A premiação é uma iniciativa da Itaipu Binacional com o apoio de instituições parceiras e a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com as suas representações no País – Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres no Brasil. A premiação também tem a parceria da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, do Planeta Sustentável – Editora Abril e do Espaço Mulheres Executivas Paraná (MEX).

O que são os Weps?
Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram, em parceria, os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs), cujo objetivo é ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.
Baseados nas políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e indicam o caminho para um futuro que seja simultaneamente mais próspero e mais justo para todos.
O grupo de princípios foi elaborado a partir de um processo internacional de consulta. Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, que está disponível no site www.weprinciples.org e poderá ser acessado em português a partir de outubro de 2013.
Ao implementar os WEPs, as empresas estarão empregando um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes.

Empresas e mulheres refugiadas se reúnem para dinâmica de empregabilidade em São Paulo
Programação da Rede Brasil na COP 25 inclui debate de meta 1,5ºC para a temperatura global
Mais três empresas brasileiras assinam o compromisso Business Ambition for 1.5º C
Empresas de Limpeza Urbana se unem para criação de Pacto Setorial de Integridade
Confira os projetos finalistas do Prêmio de Água e Saneamento da Rede Brasil
Signatárias da Rede Brasil participam de Fórum Mundial de Negócios e Direitos Humanos
CEO Water Mandate destaca projetos de gestão hídrica em empresas brasileiras
Mais signatárias da Rede Brasil se unem à mobilização #AceitaEstaCaneta
Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo