Primeiro encontro do Movimento Ambição Net Zero promove o Lançamento do Acelerador Climático 2022 

Agosto de 2022 - O encontro presencial, que aconteceu na sede da EDP, em São Paulo, contou com a presença de representantes de empresas signatárias do Movimento, membros do Comitê Consultivo e a equipe temática responsável no Pacto Global. O Movimento Ambição Net Zero hoje conta com 32 empresas que coletivamente se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 2 giga toneladas de CO2 equivalente até 2030.  

O evento contou com apresentação de Rebeca Lima, Diretora Executiva da CDP América Latina e membro do Comitê Consultivo do Movimento. Em seu discurso Rebeca falou sobre os desafios da descarbonização da economia global e comentou sobre o papel do CDP e da SBTi nesse cenário. "O Movimento vem para inspirar as empresas a se unirem para uma ação climática concreta, é um acelerador da transformação que precisamos", comentou. Rafael Tello, VP de Sustentabilidade da Ambipar, empresa embaixadora do Movimento, também compartilhou ações que a organização está tomando para liderar a transição para economia de baixa emissão de carbono nessa década: "Decidimos nos tornar apoiador institucional do Pacto por acreditarmos que há uma agenda coerente, com ações interessantes, desafiadoras e que tem a abrangência que precisamos nessa transição."  

A reunião terminou com a intervenção de Siba Carvalho, multiartista e arte-educadora de origem indígena Puri (RJ), nascida em Olinda, do povo Puri Teyxokawa, e integrante do movimento Wayrakunas (Movimento de Mulheres Indígenas). Buscando trazer um olhar interno, conectando mente e corpo e fazendo um chamado para ação climática, apresentou seu trabalho musical que une a arte ancestral ao futurismo indígena. A intervenção tinha a intenção de propor uma reflexão sobre a renovação do compromisso climático assumido pelos participantes do Movimento e suas conexões com a preservação dos saberes e territórios ancestrais, bem como do planeta terra. 


Lançamento do Acelerador Climático 2022

O programa de aceleração equipa as empresas brasileiras participantes do Movimento Ambição Net Zero com conhecimento e habilidades necessárias para acelerar o progresso no estabelecimento de metas baseadas em ciência alinhadas com a rota de 1.5°C. O programa oferece uma trilha de aprendizado projetada para empresas de todos os tamanhos e setores que ainda estão iniciando sua jornada rumo ao cumprimento das metas de redução de emissões baseadas na ciência. Além disso, ao percorrer a trilha de aprendizado, as empresas contam com um suporte qualificado para endereçar a transição de suas organizações para a carbono neutralidade em escala. 


Novas empresas participantes do Movimento
 
Neste mês o Movimento Ambição Net Zero atinge o marco de 32 empresas com carta compromisso assinada. Recentemente, o Movimento deu as boas-vindas à Flori Tech, Tribanco, Siemens, Energy Mobi, Vivo e Citrosuco. 

Próximos eventos (2022)

Plantão de dúvidas - Acelerador Climático (exclusivo para os participantes do Movimento) 
02 de setembro, às 14h
 



Cases Movimento Ambição Net Zero (aberto ao público) 
19 de setembro, às 14h  

 

Assembleia Geral Ordinária
Pacto Global da ONU no Brasil apresenta casos de sucesso e soluções para questões ambientais, sociais e de governança na sede da ONU, em NY
Pacto Global da ONU no Brasil realiza evento em Nova York para debater os ODS no país com participações de Luciano Huck e grandes lideranças empresariais brasileiras e internacionais

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV