Movimento +Água do Pacto Global da ONU apresenta comitê consultivo e faz primeiro evento com debate sobre segurança hídrica e universalização do saneamento


Registro da intervenção do artista Mundano durante o evento.

Julho de 2022 - O Pacto Global da ONU no Brasil realizou o primeiro encontro presencial do Movimento +Água. O evento teve as participações de representantes das empresas comprometidas com a universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil e dos comitês executivo e consultivo da iniciativa, que atualmente conta com o comprometimento das seguintes empresas pioneiras: Acqua Mater, AEGEA, Akzonobel, BioMovement, Copasa, Iguá Saneamento, KPMG, Manfrim-Special Dog Company, SABESP, SANEAGO, SANEPAR, São Michel, Schneider Electric Brasil, Shield Compliance Consultoria, Tigre, Unimar-Unishipping.

O comitê consultivo do Movimento +Água é formado por: Agostinho Vieira, jornalista e executivo com foco em sustentabilidade e negócios sociais, e criador do Projeto Colabora; Amanda Costa, Diretora Executiva do Perifa Sustentável e Jovem Conselheira no Pacto Global da ONU no Brasil; Edison Carlos, Presidente do Instituto AEGEA; Glauco Kimura, Oficial de Projetos da UNESCO; Kin Honda, Sócio-Diretor ESG da KPMG; Luciana Barbosa, Head ESG da Copasa; Maitê Leite, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil;  Sandra Kishi, Procuradora Regional da República, Ministério Público Federal; Sérgio Ayrimoraes, Especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Após a posse do comitê consultivo, foi realizada uma mesa redonda onde foram trocadas experiências sobre a universalização do saneamento, do acesso à água, segurança hídrica e preservação de nascentes, pilares do movimento. Todas as proposições serão endereçadas e aprofundadas nos grupos de trabalho que já estão em ação.

A iniciativa é uma colaboração entre o Pacto Global, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Water.org, a Water Resilience Coalition e a Fundacion Avina, e conta com os patrocínios das empresas embaixadoras AEGEA e KPMG.

Ainda durante o evento, o artista plástico Mundano, fez uma intervenção artística utilizando cinzas da Amazônia e Pantanal, convidando os presentes a refletirem sobre a importância de ações coletivas para manter áreas produtoras naturais de água e garantir acesso ao saneamento.

Confira algumas fotos do evento:

 

Rede Brasil promove atividades em Conferência Mundial sobre Mudanças do Clima
Rede Brasil do Pacto Global lança o movimento #MenteEmFoco
Brasileira ganha prêmio do Pacto Global em Nova York pelo Empoderando Refugiadas

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric