Pacto Global da ONU lança o Entre Solos, iniciativa para fomentar o diálogo sobre o agro sustentável

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anuncia a criação da iniciativa “Entre Solos – Semeando Conexões”, uma nova ação de diálogo sobre sustentabilidade no setor de alimentos e agricultura. O Entre Solos é uma plataforma online, com uma interface de colaboração que promove boas práticas e o debate baseado em evidências sobre os desafios da produção agrícola na direção de uma cadeia de valor sustentável e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O lançamento da plataforma será feito em evento online, aberto ao público, no dia 6 de dezembro, a partir das 10h. Para acompanhar, basta acessar: clique aqui.

Os principais objetivos do Entre Solos são: promover práticas sustentáveis relacionadas à cadeia de produção agrícola; fomentar o diálogo embasado em informações e experiências sobre a produção agrícola sustentável; revelar o quanto a ciência, inovação e a colaboração podem intensificar a produção e o consumo sustentáveis; engajar diferentes públicos nas temáticas relacionadas aos desafios agrícolas; dar voz a pessoas e iniciativas que contribuem para a sustentabilidade no agro.

Em 2050, o mundo terá o desafio de alimentar cerca de 9,7 bilhões de pessoas, sendo necessário aumentar em 50% a produção agrícola. Atualmente em todo o mundo, 811 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes. Por tudo isso, a união de empresas, academia, ONGs, entidades de classe, governo e instituições de pesquisa desse setor é ainda mais fundamental.

Em um contexto em que milhões de famílias ainda passam fome no mundo, com o Brasil voltando a viver esse problema com mais intensidade, transformar os sistemas alimentares é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar alimento mais saudável ao alcance de todos e todas. Além disso, se faz necessário a busca por tecnologias inovadoras para tornar a produção de alimentos mais sustentável, bem como, colocar o combate à perda de alimentos como prioridade nas nossas ações. E o Entre Solos busca justamente compartilhar conhecimento e práticas para alcançar esses objetivos.

“O agronegócio brasileiro sério já sabe o quanto é necessário fazer direito. Sabe que sem processos sustentáveis, não terá futuro. Isso é exigência dos investidores e dos consumidores também. Se quiser exportar, o produtor brasileiro terá que cada vez mais fazer dentro dos processos sustentáveis que conhecemos e que ainda serão desenvolvidos. E a chegada do Entre Solos é justamente para que todos esses stakeholders tenham um espaço de conexão para compartilhar esforços e conhecimento e se comunicar com a sociedade. Vimos na COP26 os compromissos assumidos e sabemos o quanto o agronegócio será fundamental para atingirmos essas metas. O Brasil tem tudo para se destacar ainda mais no setor e acreditamos que o Entre Solos pode contribuir muito para isso”, afirmou Carlo Pereira, Diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

A iniciativa  tem como patrocinadores Amaggi, Bayer, Basf e Mosaic, empresas que já se comprometeram com o Pacto Global da ONU. 

O evento de lançamento do “Entre Solos – Semeando Conexões” contará com o painel “Caminhos para a Produção e Consumo Sustentável de Alimentos”, que tem como objetivo debater sobre a inovação na produção de alimentos, a visão e a responsabilidade do consumidor e os desafios sociais do momento, com as presenças de Marília Regini Nutti, Pesquisadora da Embrapa, Helio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu, Daniel Balaban, Diretor e Representante da Programa Mundial de Alimentos da ONU, e Carlo Pereira, Diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

 

Camila Valverde é a nova Diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global
Ativista quer ‘afundar’ ilha renascida por conta das mudanças climáticas
Pacto Global lança edição 2022 do programa global SDG Pioneers

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin
AEGEA