Pacto Global, CEPAL, CNI e ABDE promovem evento "Ciência, Tecnologia e Inovação para Agenda 2030"

Atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 requererá ações firmes e coordenadas dos diversos atores da sociedade. Não será possível alcançar simultaneamente objetivos ambiciosos e transformadores com justiça social, viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental sem um sistema robusto de ciência, tecnologia e inovação (CTI). A área de CTI é estratégica para qualquer agenda de futuro e de desenvolvimento, porque permite desenvolver soluções técnicas adequadas à realidade e às especificidades do país, reduzir o custo e tornar acessíveis tecnologias e práticas sustentáveis, além de ser determinante para que o setor produtivo nacional possa ser competitivo e gerador de emprego e renda.

Para isso, será necessário construir pontes e fortalecer as conexões  entre o setor empresarial brasileiro, com seu vasto potencial produtivo e de geração de soluções sustentáveis, e o setor de CTI do país, que detém um substancial conjunto de conhecimentos e aprendizados acumulados. Nesse sentido, a Rede Brasil do Pacto Global, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o PRME Chapter Brazil, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)  apresentam uma série de debates sobre oportunidades de aproximação entre a academia e o setor empresarial para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação como promotoras da paz e do desenvolvimento sustentável. Vamos reunir, durante dois dias, líderes dos setores empresarial, academia, governo, organismos internacionais e sociedade civil organizada.

📆 Dias 23 e 24 de novembro ⏰ das 9h às 12h

LINK DE ACESSO.


PROGRAMAÇÃO
Dia 1 do Programa 

PAINEL 1 - Panorama da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agenda 2030: perspectivas dos setores acadêmico e empresarial - das 9h às 10h
Como os setores empresarial e academia enxergam o papel da ciência, tecnologia e inovação (CTI) para atingir os 17 ODS estabelecidos na Agenda 2030? Quais são as tendências e quais as perspectivas para CTI no contexto da Agenda 2030? Este painel trará as visões de líderes empresariais e acadêmicos sobre esses temas.

  1. Sanda Ojiambo, CEO e Diretora Executiva do Pacto Global das Nações Unidas (vídeo) 

  2. Ilian Mihov, Reitor da INSEAD e Presidente do Conselho do PRME (vídeo) 

  3. Gianna Sagazio, Diretora de Inovação da CNI

  4. Mario Castillo, Diretor da Divisão Comercial Internacional e Integração CEPAL)

  5. Vahan Agopyan, Reitor da Universidade de São Paulo (USP)

  6. Mediador: Carlo Pereira, Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global

 

PAINEL 2 - Modelos de interação universidade e empresa para Ciência, Tecnologia e Inovação - das 10h às 11h
Como preencher a lacuna entre os conhecimentos e aprendizados acumulados pela academia e as necessidades de inovação e desenvolvimento tecnológico do setor produtivo? Quais são os modelos existentes de interação universidade e empresa? Este painel trará, a partir de depoimentos de lideranças acadêmicas e empresariais, uma discussão e cases de sucesso de como engajar esses setores em torno de um mesmo propósito, promovendo a complementaridade natural de suas atividades e desempenhando um papel fundamental para o avanço da Agenda 2030.

  1. Jorge Guimarães, Presidente, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

  2. Marcos de Oliveira Pinto, Diretor de Empreendedorismo e Inovação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

  3. Rodrigo Pastl, Head, Fraunhofer Liaison Office Brazil

  4. Cristiana Brito, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, BASF

  5. Mediadora: Fabiana Uchinaka, Jornalista e editora-chefe de Tilt, o canal de ciência e tecnologia do UOL

 

PAINEL 3 - Formação de líderes inovadores e negócios do futuro para a Agenda 2030 - das 11h às 12h
Uma agenda de transformação rumo à sustentabilidade econômica, social e ambiental requer um sistema educacional e profissional que seja capaz de preparar os trabalhadores e os líderes com as novas competências e habilidades para um futuro sustentável. Este painel abordará  como atores-chave na capacitação de profissionais estão adequando o ensino para formar líderes inovadores para o alcance da Agenda 2030.

  1. Henrique Malvar, Distinguished Engineer, Microsoft

  2. Jefferson de Oliveira Gomes, Superintendente de Inovação e Tecnologia, SENAI CNI

  3. Marlova Jovchelovitch, Diretora e representante da UNESCO no Brasil

  4. Marina Spínola, Diretora de relações corporativas, Fundação Dom Cabral

  5. Mediador: Carlos Mussi, Diretor do escritório da CEPAL no Brasil 

 

Dia 2 do Programa
PAINEL 4 - Desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade - das 9h às 10h30
O contexto atual é marcado pela urgente necessidade de uma recuperação transformadora do estilo de desenvolvimento, que coloque o Brasil e o mundo em uma trajetória rumo à sustentabilidade e à igualdade. Qual é o papel da inovação em um futuro sustentável? Quais são os desafios e as oportunidades que o setor produtivo enfrenta para acelerar a inovação e o desenvolvimento sustentável? Nesta sessão, serão discutidas perspectivas sobre os caminhos rumo à inovação para a sustentabilidade.

  1. Márcia Abrahão, Reitora, Universidade de Brasília (UnB) 

  2. Pedro Wongtschowski, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultra e Empresário-líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da CNI

  3. Sergio Suchodolski, Diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

  4. Thiago Barral, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

  5. Mediador: André Godoy, Diretor da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico - ABDE

 

PAINEL 5 - Inovação e novos negócios para impacto positivo - das 10h30 às 12h
Com amplas capacidades produtivas, tecnológicas e intelectuais instaladas, o Brasil é um país que reúne condições importantes para desenvolver inovações e novos negócios com impacto ambiental e social positivo. Quais são as áreas estratégicas para inovação e negócios de impacto no Brasil, e o que tem sido feito nesse sentido? Neste painel, serão abordadas experiências concretas de iniciativas inovadoras com sustentabilidade.

    1. Adalberto Maluf, Diretor de Marketing, Sustentabilidade, e Novos Negócios da BYD Brasil e Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

    2. Adriana Carvalho, CEO da Generation Brazil

    3. Bernardo Gradin, Fundador e Presidente da GranBio

    4. Mercedes Bustamante, Professora da UnB, Membro da Academia Brasileira de Ciência e Pesquisadora do IPCC

    5. Mediador(a): Fabiana Uchinaka, Jornalista e editora-chefe de Tilt, o canal de ciência e tecnologia do UOL

 

Pacto Global da ONU lança o Entre Solos, iniciativa para fomentar o diálogo sobre o agro sustentável
Pacto Global da ONU lança Movimento Transparência 100% e convida empresas para assumirem compromissos e metas anticorrupção
No mês em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) Pacto Global promove série de eventos sobre Salário Digno

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin
AEGEA