Pacto Global da ONU convoca o protagonismo de empresas e estimula compromissos públicos para a Agenda 2030

Por dentro do Programa Ambição pelos ODS

Chegou ao fim a 1ª edição do Ambição pelos ODS, programa internacional do Pacto Global da ONU, com o apoio da SAP e da Accenture; localmente, a Falconi também é parceira Falconi. A iniciativa tem o intuito de desafiar e auxiliar as empresas signatárias para que estabeleçam metas ambiciosas e integrem os ODS em suas estratégias de negócios. Foram mais de 600 organizações capacitadas em 65 países, somando mais de 7,9 milhões de colaboradores e 1 trilhão de dólares em receita. 

Para as participantes do Programa, a satisfação geral, a nível global, foi de 81%, e 77% das empresas afirmaram que a iniciativa ajudou no estabelecimento de metas ambiciosas a caminho dos ODS. Para Silvio Barros, da Totalmix, o Ambição teve grande importância para a incorporação dos ODS no cotidiano da organização, pois “proporcionou um avanço significativo na política corporativa, demonstrando como e o porquê da profissionalização destas iniciativas são relevantes para o negócio. Conteúdo consistente, networking produtivo, consultoria individualizada e benchmark instrutivo foram características marcantes do programa. Recomendo!”

Dentre as 22 empresas participantes no Brasil, 6 estabeleceram novas metas ambiciosas alinhadas ao ODS 5; 5 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 6; 1 estabeleceu metas ambiciosas alinhadas ao ODS 8; 6 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 13; e 2 estabeleceram metas ambiciosas alinhadas ao ODS 16. No âmbito dos compromissos públicos assumidos, as empresas Iguá Saneamento, COPASA, Banco Triângulo, Afya e SPIC Brasil firmaram os seguintes novos compromissos:

Inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Ambição pelos ODS
Para alavancar a mudança, já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Programa Ambição pelos ODS. A participação continua exclusiva para as empresas integrantes da iniciativa, que  deverão se inscrever  até 23 de setembro de 2021 por meio deste link. As vagas são limitadas e a nova edição começará em outubro de 2021 e irá até abril de 2022, conforme cronograma abaixo.

Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação celebra compromissos públicos e engajamento da alta liderança
Para celebrar o encerramento da primeira edição do Ambição pelos ODS no Brasil, no dia 12 de agosto, das 9h00 às 10h30, acontecerá o evento gratuito e online “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação”, quando se debaterá a importância de se estabelecer metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS. 

O evento terá como palestrantes CEOs de organizações que fazem parte do Ambição pelos ODS, cujas empresas possuem compromissos públicos alinhados com o nível de ambição dos benchmarks propostos pela iniciativa. O público geral poderá acompanhar por meio do canal no Youtube do Pacto Global disponível neste link. A Rede Brasil do Pacto Global da ONU também aproveitará a oportunidade para lançar a campanha institucional que visa engajar o setor empresarial com compromissos em sustentabilidade.

Siga os ODS: Lançamento do Observatório 2030
No dia 22 de julho, o Pacto Global, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o GRI (Global Reporting Initiative), o PRME (Principles for Responsible Management Education), as consultorias Resultante e Falconi, além da Serasa Experian e InPress Porter Novelli, lançou o Observatório 2030 cujo objetivo é monitorar compromissos públicos do setor empresarial. 

Atualmente não há dados para saber se as empresas estão tendo o impacto social, ambiental e de governança com o qual se comprometeram, por isso o Observatório 2030 atuará em dois eixos principais: o monitoramento de compromissos públicos empresariais relacionados à sustentabilidade e a produção de conhecimento sobre o avanço do setor empresarial brasileiro nos ODS.

Inicialmente, a plataforma analisará as metas relacionadas a seis temas: gênero, questões étnico-raciais, clima, salário digno, corrupção e saúde mental. O Observatório 2030 contará com uma ferramenta de inteligência artificial para identificar, dentro dessas frentes, todos os compromissos públicos que estão sendo feitos no ambiente corporativo.

Para iniciar o trabalho do Observatório 2030, a pesquisa “Ambição pelos ODS” foi lançada e todas as empresas estão convidadas a participar, pois assim será possível compreender como as organizações estão considerando a chamada Ambição pelos ODS. A pesquisa está disponível aqui e a data limite de participação é até 21 de agosto.

Semana Mundial da Água reforça importância de atuar em parceria com as comunidades   
A visão de quem está no mercado - Compromisso efetivo com os ODS
Uniting Business Live 2021 discute o futuro dos ODS

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin