Notícias

Rede Brasil discute soluções baseadas na natureza no Fórum Virada Sustentável

Confira o painel organizado pela Plataforma Ação pela Água

Outubro de 2020 – O Fórum Virada Sustentável 2020 contou com a participação da Rede Brasil do Pacto Global, por meio da Plataforma de Ação pela Água, na que promoveu o painel “Segurança Hídrica a partir de Soluções Baseadas na Natureza”. Foram reunidos especialistas nacionais e internacionais, que debateram os benefícios dos investimentos em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para criar soluções que contribuam para o enfrentamento dos grandes desafios urbanos e oferecem melhor qualidade de vida e resiliência climática.
As SBN têm emergido como uma oportunidade que traz múltiplos benefícios. No entanto, existem ainda desafios significativos nas esferas técnica, governamental e financeira que estão impedindo a implementação de SBN em larga escala. Para superá-los, é necessário ter responsabilidade sobre os recursos hídricos e a biodiversidade, articular e engajar diversos atores da sociedade agindo de forma coletiva, viabilizar investimentos multilaterais nas SBN, combinar soluções de infraestrutura tradicional com a natural, adotar estratégias de incentivo como o pagamento por serviços ambientais (PSA), entre outras medidas.
Quer saber mais? Confira o debate:
 

 
Sobre a Virada Sustentável
O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil, que tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. Entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, em todas as regiões da cidade de São Paulo e nas plataformas virtuais, a Virada Sustentável 2020 apresentou uma programação inteiramente gratuita com instalações, projeções, grafites, cinema, intervenções, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.