Confira 5 destaques entre os temas abordados no Uniting Business Live

Setembro de 2020 - O Uniting Bussiness Live, série de eventos organizados pelo Pacto Global durante a Assembleia Geral da ONU, recebeu executivos, representantes da sociedade civil, de agências da ONU e de governos entre 21 e 23 de setembro para discutir o futuro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira abaixo 5 destaques do evento.

1 – Papel do setor empresarial no alcance dos ODS

A diretora-executiva do Pacto Global, Sanda Ojiambo, destacou a importância de união entre diversos atores para superar os desafios do nosso tempo através dos negócios: “Juntos, como líderes empresariais, governo e sociedade, devemos transformar modelos de negócio e economia para que sejam mais justos e inclusivos.”

A importância do setor empresarial para alcançar os ODS também esteve presente na fala do secretário-geral da ONU, António Guterres. Confira abaixo um trecho do seu discurso:

2 – Participação brasileira no evento

O coordenador-residente da ONU no Brasil e membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global, Niky Fabiancic, participou da sessão SDG Ambition - Global Impact Through Local Implementation. Signatários da Rede Brasil do Pacto Global também estiveram presentes em debates com representantes de empresas e instituições internacionais. O CEO da AES Tietê, Ítalo Freitas, participou da sessão Partnerships To Achieve The SDGs In The COVID-19 Era; Ana Carracedo, Chief Risk & Compliance Officer da Votorantim, participou do debate From promise to practice: how can global leaders demonstrate courage and deliver on commitments?. Já o gerente executivo de sustentabilidade da Caixa, Morenno de Macedo falou durante a sessão Global Impact Forum: Youth, Leadership and Innovations for the SDGs.

Também organizamos duas sessões durante a programação. A primeira foi uma discussão sobre a Amazônia, com o gerente de impacto da Rede Brasil, Marcelo Linguitte, o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy e a CEO da Microsoft, Tania Cosentino. O grupo ressaltou a importância de todas as esferas sociais se mobilizarem pela preservação da floresta, incluindo órgãos públicos, o setor privado e a sociedade civil. Já na segunda sessão, debatemos o Target Gender Equality (Equidade é Prioridade). Andrea França (PWC), Priscila Manfrin (Special Dog) e Andreza Souza (Natura) apresentaram iniciativas que suas empresas desenvolvem e que podem inspirar o setor privado a cooperar para o alcance da equidade de gênero.

3 – Princípios para investimentos alinhados aos ODS

A Força-Tarefa de CFOs do Pacto Global lançou os primeiros princípios para finanças e investimentos integrados aos ODS. Os princípios buscam orientar as empresas no alinhamento de seus compromissos de sustentabilidade com estratégias de finanças corporativas confiáveis para criar impacto relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A sessão de lançamento contou com o CFO da Ab Inbev, Fernando Tennenbaum, e a força-tarefa também tem a participação da Braskem. Leia mais aqui sobre o lançamento dos princípios.

4 – CEOs pelo multilateralismo

Mais de 1000 CEOs de empresas de mais de 100 países demonstraram seu apoio à ONU e ao multilateralismo, assinando uma Declaração de Líderes Empresariais para Cooperação Global Renovada. O documento foi entregue ao secretário-geral da ONU, António Guterres, pela diretora-executiva do Pacto Global, Sanda Ojiambo. Leia aqui a declaração e conheça as empresas que assinaram.

5 – 75 anos da ONU

A ONU apresentou os resultados de uma consulta global sobre os desafios e o futuro da organização, que completa 75 anos em 2020. Até este 21 de setembro, mais de 1 milhão de pessoas de todo o mundo haviam participado da pesquisa.  Entre os destaques, mais de 87% dos entrevistados acreditam que a cooperação global é vital para lidar com os desafios atuais, e que a pandemia tornou a cooperação internacional mais urgente.

Paul Polman, vice-presidente do board do Pacto Global, comentou os resultados:

Confira aqui mais informações sobre a consulta. Acompanhe nossa agenda para ficar por dentro de nossos eventos!

Rede Brasil e Ideia Sustentável lançam o estudo 11 Tendências de Sustentabilidade empresarial no 'outro normal'”
Rede Brasil discute soluções baseadas na natureza no Fórum Virada Sustentável
Índice S&P/B3 Brasil ESG analisa adesão aos Dez Princípios entre as empresas listadas

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV