ONU pede participação global em diálogos para aniversário de 75 anos

Março de 2020 - As Nações Unidas lançaram a maior conversa global sobre o futuro do mundo: os diálogos UN75. As opiniões e ideias reunidas ao longo do ano serão compartilhadas em um evento de alto nível em setembro para marcar o 75º aniversário da organização. A consulta pública foi apresentada durante o lançamento da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global e pode ser acessada aqui.

A iniciativa UN75 é descrita como uma “verificação da realidade global” para estimular conversas sobre a construção de um futuro melhor para todos. Quatro fluxos de dados inovadores vão capturar as discussões em todo o mundo, e em diversas configurações, para criar o primeiro repositório de soluções de fontes coletivas para os principais desafios globais.

Os diálogos UN75 — juntamente com uma ‘Pesquisa de um minuto’, pesquisas de opinião em 50 países e uma análise de sentimentos de inteligência artificial das mídias tradicionais e sociais em 70 países — vão gerar dados para informar políticas e debates nacionais e internacionais. O secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentará as visões e ideias geradas aos líderes mundiais e altos funcionários da ONU em um evento de alto nível em 21 de setembro para marcar o 75º aniversário da organização.

Lembrando que “nenhum país, nenhuma comunidade é capaz de resolver os problemas complexos do nosso mundo sozinhos”, o chefe da ONU pediu participação global no processo. “Precisamos nos unir, não apenas para conversar, mas para ouvir”, disse ele. “É absolutamente essencial que todos participem da conversa. Precisamos da sua opinião, de suas estratégias e de suas ideias para que possamos trabalhar melhor para as pessoas do mundo as quais devemos servir.”

Para envolver os países e regiões através de fronteiras, setores e gerações, a equipe da iniciativa UN75 está colaborando com uma ampla rede multissetorial, incluindo coordenadores-residentes da ONU nos países do mundo para convocar diálogos com um alcance diversificado e global. Com ênfase nos jovens e grupos ainda não engajados com a ONU, a iniciativa UN75 visa entender melhor as expectativas da cooperação internacional no contexto de desafios globais prementes.

Para inspirar e informar os diálogos, a ONU também firmou parceria com o estúdio da marca Vox Media, Vox Creative, para criar um vídeo mostrando entrevistas com 38 pessoas de todo o mundo, compartilhando suas experiências e opiniões relacionadas a importantes questões globais, a ser lançado em 6 de janeiro.

Todos são incentivados a participar da conversa clicando aqui.

Série de webinars aborda a relação da Covid-19 com a sustentabilidade
Conheça os novos conselheiros da Rede Brasil do Pacto Global
Quase 10% das empresas já desenvolvem iniciativas externas para conter a crise do coronavírus