Abertas as inscrições para o programa SDG Pioneers 2020

Fevereiro de 2020 – Já começou a procura pelos SDG Pioneers de 2020. A iniciativa do Pacto Global reconhece anualmente profissionais e lideranças empresariais que estão fazendo um trabalho de referência na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de sua própria empresa ou da mobilização do seu setor. 

Neste ano, as redes do Pacto Global, incluindo a Rede Brasil, irão escolher um SDG Pioneer local, que irá concorrer à rodada global. Os ganhadores da etapa global serão reconhecidos na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2020. Para inscrever-se, é preciso ser funcionário de uma empresa integrante da Rede Brasil do Pacto Global desde, pelo menos, setembro de 2019. Além disso, a empresa deve ter submetido ao menos uma Comunicação de Progresso (COP).

Além do Brasil, as redes locais participantes incluem Bangladesh, Gana, Marrocos, Tunísia, Índia, Holanda, Turquia, Canadá, Itália, Nigéria, Estados Árabes Unidos, China, Quênia, México, Reino Unido, Croácia, Líbano, África do Sul, Estados Unidos, Georgia, Malásia e Tailândia. As incrições da rodada local estão abertas até o dia 8 de abril. Mais informações na página dedicada ao programa.

Reconhecimento nacional

O Brasil já teve quatro profissionais reconhecidos na etapa global do SDG Pioneers: Sonia Favaretto, pioneira em 2016 pelo seu trabalho por um mercado de ações mais sustentável na B3; Ulisses Sabará, no mesmo ano, pela atuação na proteção da biodiversidade através da Beraca; Tania Consentino, em 2017, pelos projetos de sustentabilidade na Schneider; e Danielli Pieroni, reconhecida em 2018 pelo empoderamento econômico de refugiadas por meio da Foxtime.

Ano passado, a funcionária da Nestlé Juliana Oliveira foi escolhida pioneira na etapa local do SDG Pioneers por conscientizar seus colegas sobre a substituição de copos plásticos no ambiente de trabalho. Confira depoimentos de alguns pioneiros em nosso site.

Série de webinars aborda a relação da Covid-19 com a sustentabilidade
Conheça os novos conselheiros da Rede Brasil do Pacto Global
Quase 10% das empresas já desenvolvem iniciativas externas para conter a crise do coronavírus