Conheça os projetos selecionados para o programa de aceleração Inova 2030

Jovens participantes terão acesso a oficinas, estudos de caso e mentorias para colocar suas ideias em prática

São Paulo, 10 de outubro de 2019 - A Rede Brasil do Pacto Global divulga os 15 projetos selecionados para o programa de aceleração Inova 2030: Jovens Inovadores em ODS. As iniciativas foram analisadas por uma banca avaliadora e selecionadas com base em critérios de inovação, gestão da inovação e impacto nos ODS e Agenda 2030.

O programa tem duração de 10 meses, e capacitará jovens profissionais de até 35 anos em temas relacionados aos ODS, inovação e novas tecnologias. A programação inclui oficinas presenciais, webinars, estudos de caso, e visitas de campo. Os jovens também terão oportunidades de networking com participantes de outros países, além de contarem com a mentoria de profissionais referência na área de sustentabilidade, e membros do sistema ONU no Brasil e no mundo. Ao final, eles apresentarão o pitch de suas ideias no evento Innovation Summit.

Confira abaixo as empresas, projetos selecionados e principais ODS impactados:

B3 - Brasil, Bolsa Balcão - Programa de mentoria para mulheres com o objetivo de aumentar a sua representatividade em cargos de liderança – ODS 5 (Igualdade de gênero)

Caixa Econômica Federal - Plataforma interativa de atendimento para conectar a população de baixa renda a oportunidades de negócio e capacitação – ODS 1 (Erradicação da pobreza); ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico); ODS 10 (Redução das desigualdades)

Construtora Barbosa Mello (CBM) - Programa de formação de operadores em comunidades onde a empresa atua - ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico); ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura)

Corbion S.A. - Granolab/Granotec do Brasil - Projeto de logística reversa de containers controlado por um software de blockchain com o objetivo de calcular e garantir o retorno econômico e ambiental pela redução de inserção de novos materiais plásticos e diminuição da pegada de carbono - ODS 12  (Consumo e produções responsáveis); ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima)

CPFL Energia – Projeto de reuso de baterias de veículos elétricos – ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)

Embraco - Proposta de reúso da areia de descarte de fundição, por meio da economia circular, por empresas que necessitam dessa matéria prima em seus processos - ODS 12 (Consumo e produção responsáveis)

Lojas Americanas – Plano para redução do uso de sacolas plásticas - ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)

Natura Cosméticos - Educação financeira e estímulo ao empreendedorismo para jovens da região Amazônica - ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico)

Nestlé Brasil - Aproveitamento da casca do cacau como material energético na cadeia produtiva – ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável); ODS 7 (Energia acessível e limpa); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)

Novozymes - Sistema de tratamento de efluentes móvel que pode atender empresas visando o reuso da água, e também poderia ser replicado para tratamento de efluentes domésticos em comunidades carentes – ODS 6 (Água potável e saneamento)

Sicredi União PR/SP - Energia renovável como moeda: a cooperativa de crédito financia a tecnologia para a produção de energia limpa utilizada pelo associado, que pode vender o excedente de produção para a cooperativa de crédito por meio da cooperativa de energia limpa – ODS 7 (Energia acessível e limpa)

Sodexo do Brasil Comercial S. A. - Redução de desperdício de alimentos e geração de resíduo orgânico – ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável) ; ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação contra a mudança climática)

Solví Participações S.A – Avaliação da instalação de módulos fotovoltaicos em áreas de aterros sanitários encerrados com o objetivo de gerar valor econômico e auxiliar no custeio das despesas de manutenção dos aterros - ODS 7 (Energia acessível e limpa)

Votorantim Cimentos S.A. - Subsídio social para vendas de produtos para construção civil – ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis)

WayCarbon - Software direcionado a empresas para monitoramento do avanço de suas metas relacionadas aos ODS - ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura)

Confira aqui mais informações sobre o programa Inova 2030.

 

Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo
Líder com Impacto e CEO deixa recado sobre a campanha #AceitaEstaCaneta
Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Refugiadas compartilham experiências sobre empreendedorismo em São Paulo
Mulheres refugiadas são treinadas em leis trabalhistas e canais de denúncia de violência de gênero em SP
#AceitaEstaCaneta: saiba como participar da campanha pelo clima da Rede Brasil
Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)
Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS