Prêmio e o Fórum WEPs 2019 discutem igualdade de gênero no setor privado

8 de outubro de 2019 - CEOs de empresas, empreendedoras e empresárias, representantes de organizações internacionais, além de interessados e interessadas na temática, participaram ontem (7 de outubro) da cerimônia de entrega do Prêmio WEPs Brasil 2019. WEPs é a sigla em inglês para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que orienta as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.

Das 181 empresas que se inscreveram no Prêmio WEPs Brasil 2019, 49 tiveram as suas práticas premiadas, sendo que 8 fazem parte do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG). São elas: PWC, Natura, Enel, Braskem, Petrobrás, Itaú, BASF e Santander, além de Albert Einstein e Siemens que receberam menções honrosas.

Fórum WEPs

Nos dias 8 e 9, a programação promovida pela ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE) continua com o Fórum WEPs 2019. O evento foi aberto pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio, a Diretora Regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Maria-Noel Vaeza, e o Secretário-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira. 

Na sequência, foram apresentados painéis por CEOs de empresas signatárias dos WEPs, pelas ganhadoras do Prêmio WEPs Brasil e outras empresas e organizações do “Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios” da Argentina, do Chile, da Costa Rica, da Jamaica e do Uruguai. Entre os temas abordados estão a igualdade salarial, licenças parentais, compras sensíveis ao gênero, barreiras das empresas de mulheres para a exportação e o acesso ao crédito, eliminação dos estereótipos de gênero na propaganda, entre outros.

O Prêmio WEPs, o Fórum WEPs e o Seminário Internacional têm como realizador o “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, com o apoio institucional do Pacto Global. Para a Coordenadora Regional do Programa Ganha-Ganha, Esther Senso, “a realização do Prêmio WEPs Brasil 2019, além do Fórum regional e do Seminário, é a reafirmação da parceria sólida entre o Programa e empresas e instituições comprometidas com a igualdade de gênero para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

“No Brasil, apenas 37% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. A situação é ainda mais desigual para a mulher negra, que além do pouco acesso à liderança das empresas, enfrenta uma taxa de desemprego (16%), que é o dobro da verificada entre homens brancos. As empresas têm um papel fundamental no combate à desigualdade de gênero, por isso é importante reconhecer e divulgar boas práticas, e por isso o Pacto Global adotou o tema gênero como uma de suas prioridades para 2020”, afirma o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

O Fórum WEPs 2019 terá tradução simultânea em libras e também serão transmitidos ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br.  

SERVIÇO

Fórum WEPs de 2019

Data: 08 e 09 de outubro de 2019 

Horário: das 9h às 18h30

Local: Villa Blue Tree (Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo)

Local: Hotel Transamérica (Av. das Nações Unidas, 18591, Vila Almeida, São Paulo)

Empresas e mulheres refugiadas se reúnem para dinâmica de empregabilidade em São Paulo
Programação da Rede Brasil na COP 25 inclui debate de meta 1,5ºC para a temperatura global
Mais três empresas brasileiras assinam o compromisso Business Ambition for 1.5º C
Empresas de Limpeza Urbana se unem para criação de Pacto Setorial de Integridade
Confira os projetos finalistas do Prêmio de Água e Saneamento da Rede Brasil
Signatárias da Rede Brasil participam de Fórum Mundial de Negócios e Direitos Humanos
CEO Water Mandate destaca projetos de gestão hídrica em empresas brasileiras
Mais signatárias da Rede Brasil se unem à mobilização #AceitaEstaCaneta
Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo