Prêmio e o Fórum WEPs 2019 discutem igualdade de gênero no setor privado

8 de outubro de 2019 - CEOs de empresas, empreendedoras e empresárias, representantes de organizações internacionais, além de interessados e interessadas na temática, participaram ontem (7 de outubro) da cerimônia de entrega do Prêmio WEPs Brasil 2019. WEPs é a sigla em inglês para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que orienta as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.

Das 181 empresas que se inscreveram no Prêmio WEPs Brasil 2019, 49 tiveram as suas práticas premiadas, sendo que 8 fazem parte do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG). São elas: PWC, Natura, Enel, Braskem, Petrobrás, Itaú, BASF e Santander, além de Albert Einstein e Siemens que receberam menções honrosas.

Fórum WEPs

Nos dias 8 e 9, a programação promovida pela ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE) continua com o Fórum WEPs 2019. O evento foi aberto pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio, a Diretora Regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Maria-Noel Vaeza, e o Secretário-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira. 

Na sequência, foram apresentados painéis por CEOs de empresas signatárias dos WEPs, pelas ganhadoras do Prêmio WEPs Brasil e outras empresas e organizações do “Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios” da Argentina, do Chile, da Costa Rica, da Jamaica e do Uruguai. Entre os temas abordados estão a igualdade salarial, licenças parentais, compras sensíveis ao gênero, barreiras das empresas de mulheres para a exportação e o acesso ao crédito, eliminação dos estereótipos de gênero na propaganda, entre outros.

O Prêmio WEPs, o Fórum WEPs e o Seminário Internacional têm como realizador o “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, com o apoio institucional do Pacto Global. Para a Coordenadora Regional do Programa Ganha-Ganha, Esther Senso, “a realização do Prêmio WEPs Brasil 2019, além do Fórum regional e do Seminário, é a reafirmação da parceria sólida entre o Programa e empresas e instituições comprometidas com a igualdade de gênero para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

“No Brasil, apenas 37% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. A situação é ainda mais desigual para a mulher negra, que além do pouco acesso à liderança das empresas, enfrenta uma taxa de desemprego (16%), que é o dobro da verificada entre homens brancos. As empresas têm um papel fundamental no combate à desigualdade de gênero, por isso é importante reconhecer e divulgar boas práticas, e por isso o Pacto Global adotou o tema gênero como uma de suas prioridades para 2020”, afirma o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

O Fórum WEPs 2019 terá tradução simultânea em libras e também serão transmitidos ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br.  

SERVIÇO

Fórum WEPs de 2019

Data: 08 e 09 de outubro de 2019 

Horário: das 9h às 18h30

Local: Villa Blue Tree (Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo)

Local: Hotel Transamérica (Av. das Nações Unidas, 18591, Vila Almeida, São Paulo)

Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)
Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS
Conheça os projetos selecionados para o programa de aceleração Inova 2030
Participantes do Empoderando Refugiadas recebem treinamento para o mercado de trabalho em SP
Prêmio e o Fórum WEPs 2019 discutem igualdade de gênero no setor privado
Fundação Bill e Melinda Gates e Water.org participam de evento mundial de saneamento em São Paulo
Treinamento Due Dilligence (Versão Rio de Janeiro)
A contribuição dos negócios para a Agenda 2030 ainda não está no caminho certo, aponta estudo de Pacto Global e Accenture
Rede Brasil abre inscrições para prêmio de boas práticas em Água e Saneamento
Quase 90% das empresas consideram os Dez Princípios e os ODS em suas ações
Rede Brasil do Pacto Global lança o movimento pelo clima #AceitaEstaCaneta / #TakeThisPen