Setor Empresarial tem programação com Rede Brasil na Semana do Clima em Salvador

14 de agosto de 2019 - A Rede Brasil sela mais um compromisso com a ação climática ao marcar presença na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em Salvador (BA), entre os dias 19 e 23 de agosto. Encontros e workshops fazem parte da programação e fortalecem a presença do setor privado na discussão sobre a mudança do clima e suas consequências. Entre os temas discutidos, estão a adaptação da indústria química à mudança do clima; a importância das metas baseadas na ciência para reduzir o aumento de temperatura global; e as parcerias entre estado e setor privado para promover economias de zero carbono.

Em meio a crescentes apelos por uma ação climática mais forte e mais rápida, a Semana do Clima da America Latina e Caribe (em inglês Latin America and Caribbean Climate Week, ou LACCW) deverá impulsionar a resposta da região ao tema. Os resultados do evento alimentarão a Cúpula do Clima, que acontece no dia 23 de setembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.  Líderes mundiais, formuladores de políticas públicas e atores regionais e globais trabalharão com subtemas que se alinham a quatro dos nove eixos da Cúpula do Clima: transição energética, transição da indústria, infraestrutura, cidades e governos locais; e soluções baseadas na natureza.

Ao reunir o setor privado, a Rede Brasil mostra que o cenário industrial com emissão de zero carbono está mais próximo da realidade do que se imagina. Segundo relatório Emissions Gap Report da ONU Meio Ambiente, o mundo já provê de tecnologias e soluções suficientes para limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. Os próximos anos, no entanto, serão decisivos para a implementação de ações multissetoriais que garantam a estabilidade do clima. A Rede Brasil contibui com o movimento por meio do Action4Climate, um programa de soluções e capacitações que abordam a mudança do clima em três frentes: mitigação, adaptação e meios de implementação. 

Para participar da programação, é preciso antes se inscrever no site da Semana do Clima. Confira os eventos promovidos pela Rede Brasil do Pacto Global:

 

How is the chemical industry preparing for climate change? Adaptation in the light of economic opportunities for a low carbon economy in Brazil | Como a indústria química está se preparando para a mudança do clima? Adaptação à luz das oportunidades econômicas para uma economia de baixo carbono no Brasil

Este será o espaço para compartilhar experiências sobre como a indústria química brasileira se prepara para a adaptação, ao mesmo tempo em que está em transição para a economia de baixo carbono. 

Realização: Rede Brasil do Pacto Global, ICCA, ABIQUIM

Data: 19/08/2019 | Hora: 9:00 - 12:30

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 11

Inscrições

 

Workshop on Science Based Targets: Why and how to engage? | Metas Baseadas na Ciência: Por que e como se engajar?

Oficina tem como objetivo dar uma visão geral sobre o conceito de metas baseadas na ciência, além de explicar por que é importante se engajar no Science Based targets Initiative (SBTi) - iniciativa que defende o estabelecimento de metas baseadas na ciência como uma maneira poderosa de aumentar a vantagem competitiva das empresas na transição para a economia de baixo carbono.

Realização: Rede Brasil do Pacto Global e Science Based targets Initiative (CDP, UNGC, WRI e WWF)

Data: 19/08/2019 | Hora: 14:30 - 18:00

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 11

Inscrições

 

The Ambition Loop: How Business and Government Can Advance Policies that Fast Track Zero-Carbon Economic Growth | O ciclo de ambição: Como os negócios e o governo podem promover políticas que aceleram o crescimento econômico de zero carbono

O Ciclo de Ambição - ou Ambition Loop, em inglês - é um ciclo de feedback positivo no qual políticas governamentais audaciosas e lideranças do setor privado se reforçam mutuamente e, juntas, levam a ação climática ao próximo nível.  O tema será tratado em oficina, que também visa explorar casos de resposta positiva do Ciclo de Ambição em Energia Elétrica, Transporte e Terra e Floresta - as principais áreas que os governos têm concentrado esforços para acelerar a ação. 

Realização: Rede Brasil do Pacto Global e United Nations Global Compact | Apoio: MRV

Data: 20/08/2019 | Hora: 9:00 - 12:30

Local: Cidade do Clima (Salvador Hall) Av. Luís Viana Filho, s/n, Salvador | Sala: SDG 9

Inscrições

 

Jantar com a Iniciativa Empresarial em Clima

Conheça as ações da coalização empresarial de enfrentamento à mudanças do clima. Rede Brasil é a secretaria executiva da iniciativa. 

Organização: Iniciativa Empresarial em Clima (CDP, CEBDS, Ethos, FGVCes e Rede Brasil do Pacto Global)

Data: 21/08/2019 | Hora: 19:00 - 22:00

Local: (tbc), Salvador

Inscrições

 

 

Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo
Líder com Impacto e CEO deixa recado sobre a campanha #AceitaEstaCaneta
Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Refugiadas compartilham experiências sobre empreendedorismo em São Paulo
Mulheres refugiadas são treinadas em leis trabalhistas e canais de denúncia de violência de gênero em SP
#AceitaEstaCaneta: saiba como participar da campanha pelo clima da Rede Brasil
Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)
Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS