Mensagem da presidente do Board da Rede Brasil

Prezada Rede Brasil do Pacto Global,

 

Estou muito feliz e honrada em assumir a presidência do Board da Rede Brasil do Pacto Global. Isso porque a minha relação com a iniciativa já tem vários anos e se fortaleceu mais ainda quando ingressei na B3, em 2009. Afinal, ia trabalhar na primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global. A B3 sempre participou ativamente do CBPG e, em 2016, tive a satisfação de ser reconhecida como SDG Pioneer na primeira edição, designação que é conferida internacionalmente pelo Pacto Global a executivos de trajetória de destaque em sustentabilidade e que estão trabalhando pelo avanço dos ODS. Ou seja: assumir a presidência do Board em 2019, após ter sido eleita como vice-presidente em 2016,  vem como mais um tijolinho consistente nessa estrada.

 

Quero chamar a atenção de todos vocês para a importância de fazerem parte da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do planeta. Além de assumir um compromisso público com os 10 Princípios, a sua organização tem a oportunidade de ingressar em um movimento muito maior, de transformação do mundo em um lugar habitável, com mais justiça e igualdade, no qual ninguém fique para trás. É assim que clama a Agenda 2030, da qual somos o principal interlocutor com o setor empresarial.

 

Pretendo nesses meses de mandato seguir com o ritmo acelerado de desenvolvimento de projetos, uma das marcas de excelência do Pacto. Mas entendo que talvez uma das minhas contribuições mais relevantes, juntamente com meus colegas do Board e todo o time do Pacto, liderado pelo Carlo, será a entrega do Planejamento Estratégico 2020-2030, que está em fase final de produção e definirá nossas linhas macro de atuação, com metas ambiciosas, do tamanho da nossa importância como a terceira maior rede local do Pacto Global no mundo.

 

E como mobilização é fator-chave para o avanço de nossa agenda, realizaremos também eventos relevantes nesse período, como o “SDGs in Brazil”, em julho, em NY, e participaremos de iniciativas mais amplas, como a “Semana Mundial da Água”, em Estocolmo, a ‘Conferência Brasileira de Mudança do Clima”, em Recife, o ‘World Toilet Summit”, em São Paulo, a COP25, em Santiago, entre outras. 

 

Convido toda a Rede Brasil a conhecer melhor essas atividades e a participar. Precisamos imprimir mais velocidade e dar escala às ações do setor empresarial. As empresas e organizações desempenham um papel crucial para o cumprimento dos ODS. Vamos, juntxs, fazer a diferença e mostrar ao mundo a relevância, a responsabilidade e o protagonismo do empresariado brasileiro.

 

Gostaria de encerrar me colocando à disposição de vocês se quiserem tirar dúvidas, dar opinião, sugestões, enfim, interagir comigo. A força do Pacto Global se dá na soma e diversidade de sua rede, a nossa Rede Brasil!

 

Forte abraço e obrigada,

Sonia Consiglio Favaretto

Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global

Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo
Líder com Impacto e CEO deixa recado sobre a campanha #AceitaEstaCaneta
Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Refugiadas compartilham experiências sobre empreendedorismo em São Paulo
Mulheres refugiadas são treinadas em leis trabalhistas e canais de denúncia de violência de gênero em SP
#AceitaEstaCaneta: saiba como participar da campanha pelo clima da Rede Brasil
Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)
Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS