Como difundir os ODS dentro de sua organização? Confira as dicas.

O setor privado desempenha um papel importante no alcance dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de serem a força motriz do sistema econômico, as empresas têm estratégias de negócios que impactam diretamente o meio social e ambiental onde operam. Sem dúvida, o cumprimento dos ODS até 2030 dependerá da conscientização de líderes corporativos e de seus funcionários.

A Rede Brasil do Pacto Global incentiva ações para que as companhias incorporem a sustentabilidade  em suas rotinas de produção e ampliem o engajamento. Inspirados na Rede espanhola, listamos algumas dicas relevantes para os empresários, lideranças e funcionários de organizações,  um guia prático e uma fonte de ideias. 

 

- Por meio de ferramentas como o SDG Compass, incluir os ODS e a sustentabilidade corporativa dentro das estratégias de negócios. Também monitorar as ações tendo como base as metas dos ODS.

- Realizar oficinas práticas sobre a Agenda 2030 para que os empregados saibam como podem contribuir com os ODS no seu dia a dia.

- Convidar especialistas ligados aos ODS para que eles colaborem com a formação de empregados.

-  Compilar boas práticas de fornecedores ligadas à Agenda 2030 e difundi-las.

- Desenvolver alianças estratégicas com outras empresas do setor para agir em conjunto diante da preservação de recursos ambientais ou no combate às mudanças do clima. 

- Impulsionar alianças com outros agentes, como o terceiro setor ou academia, para promover marcos regulatórios ligados aos ODS. 

- Criar prêmios para funcionários que contribuem para os ODS no desenvolvimento de produtos e serviços, para melhorar a gestão, entre outros. 

- Difundir vídeos sobre a Agenda 2030 e a temas como Igualdade de Gênero (ODS 5), Ação Climática (ODS 13) ou Saúde e Bem-Estar na empresa (ODS 3). 

- Promover ações-chaves nos “dias internacionais” (campanhas de comunicação, mensagens em redes sociais, voluntariado em alguns temas, entre outros).

- Em cada departamento ou área da empresa, criar a figura do “porta-voz dos ODS” para que a pessoa difunda as mensagens da Agenda aos colegas 

- Utilizar as plataformas digitais de comunicação com clientes, fornecedores e empregados para introduzir mensagens sobre a Agenda 2030. 

- Sensibilizar o público sobre a Agenda 2030 nos eventos da empresa, nas apresentações, programas, entre outros, assim como levar a mensagem dos ODS a todos os foros nacionais e internacionais onde a organização participe.

- Incluir o logo dos ODS em todas as comunicações e notas para a imprensa, assim como nas assinaturas dos empregados. 

- Incluir nos contratos com clientes e fornecedores referências ao marco da Agenda 2030. 

- Introduzir banners sobre a Agenda 2030 na página Web. 

- Basear-se na Agenda 2030 na hora de realizar o Código de Ética, assim como o Código de Conduta e a Política de Responsabilidade Social Corporativa. 

- Incluir imagens e informações da Agenda 2030 nos produtos e serviços da organização, para conscientizar e promover o conhecimento da Agenda 2030 e da cidadania.

- Criar campanhas de sensibilização baseadas em histórias e impacto, relacionadas a algum dos 17 ODS. 

- Difundir a Agenda 2030 por meio das diferentes redes sociais. 

28 empresas globais assumem compromisso público contra mudanças no clima
Setor privado brasileiro apresenta desafios de sustentabilidade nacionais na sede da ONU
Mensagem da presidente do Board da Rede Brasil
Campanha da Rede Brasil quer que mais empresas atuem alinhadas aos ODS
Fórum WEPs
Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos
CEO Roundtable - Working with refugees
ODS 3 e 4 powered by Nestlé
Confira agenda de eventos da Rede Brasil do Pacto Global
United Nations Forum on Business and Human Rights
World Toilet Summit
Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019 (LACCW)