Em época de eleição, programas de governo precisam pensar no Desenvolvimento Sustentável

A legislação brasileira dispõe de mecanismos democráticos capazes de garantir a transparência dos programas de governo dos candidatos à prefeitura, ao Estado ou presidência. Tanto os postulantes ao poder Executivo quanto os futuros legisladores podem desenvolver suas ideias à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que o mundo cumpra a Agenda 2030. Pensando nisso, a ONU Brasil lançou neste mês a publicação Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Não apenas cidadãos, mas organismos do setor privado e da sociedade civil devem estar atentos às promessas de campanha e verificar como elas estão alinhadas aos ODS. O manual indica quais elementos devem fazer parte dos planos de governo, de acordo com cada Objetivo.

 

Como as cidadãs e os cidadãos podem contribuir em um processo eleitoral para garantir o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

 

Para erradicar a pobreza (ODS1), por exemplo, planos de governo devem: criar planos de redução da pobreza; criar sistemas e medidas apropriadas de proteção social; promover ações que garantam acesso a serviços básicos para pessoas em situação de pobreza ou de vulnerabilidade social com vistas a promover a sua inclusão social; ter planos com medidas robustas para prevenir, enfrentar e se recuperar dos riscos dos desastres.

Aprovada em setembro de 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um instrumento global com alcance e importância sem precedentes. “Não deixar ninguém para trás” é o pilar que sustenta a visão de futuro dessa Agenda, uma visão ambiciosa e transformadora, tendo como base os 17 ODS e suas 169 metas. No caminho integral ao Desenvolvimento Sustentável, é necessário haver parcerias para maximizar recursos e esforços, responder às necessidades das populações, promover o desenvolvimento econômico e respeitar o meio ambiente.

28 empresas globais assumem compromisso público contra mudanças no clima
Setor privado brasileiro apresenta desafios de sustentabilidade nacionais na sede da ONU
Mensagem da presidente do Board da Rede Brasil
Campanha da Rede Brasil quer que mais empresas atuem alinhadas aos ODS
Fórum WEPs
Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos
CEO Roundtable - Working with refugees
ODS 3 e 4 powered by Nestlé
Confira agenda de eventos da Rede Brasil do Pacto Global
United Nations Forum on Business and Human Rights
World Toilet Summit
Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019 (LACCW)