ONU lança Semana Global de Ação ‘MEU Mundo’

A Semana Global de Ação MEU Mundo acontece de 5 a 11 de maio e pretende incentivar mais meio milhão de pessoas a darem a sua opinião na plataforma online MEU Mundo (MY World – www.myworld2015.org)  sobre os temas prioritários para a definição da nova agenda de desenvolvimento mundial. Representantes do setor privado no Brasil também são convidados a participar. O dia 8 de maio ficará marcado pelas ações de mobilização como o Dia Global do Voto.

A pesquisa pede para cada pessoa escolher, dentre as 16 possíveis prioridades, as seis que acham que fariam mais diferença em suas vidas. Até 2015, o objetivo é  envolver na votação o maior número possível de pessoas de todas as idades, gêneros e origens, no maior número possível de países.

A consulta MEU Mundo é resultado de um esforço coletivo do Sistema ONU, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Campanha do Milênio das Nações Unidas e de mais de 700 parceiros em todo o mundo. Os resultados da votação serão compartilhados com os líderes globais para que eles possam ouvir as vozes de todos ao tomarem as decisões para definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a nova agenda de desenvolvimento pós-2015.

Os dados adquiridos até agora já foram apresentados em eventos como o Fórum Econômico MundialTEDxSXSW+Social Good, na Conferência Mundial da JuventudeCúpula da União Africana, entre outros. Eles também serão usados por governos de países e como base de informações em vários processos intergovernamentais.

Mais de dois milhões de pessoas de 194 países já votaram nas prioridades que eles querem ver no mundo pós-2015. No Brasil, 43 mil pessoas deram a sua opinião sobre os temas prioritários de desenvolvimento para o país, que são: educação de qualidade; melhorias do serviço de saúde; governo honesto e atuante; proteção contra o crime e a violência; proteção a florestas, rios e oceanos; e acesso a alimentos de qualidade.

Do PNUD

Empoderando Refugiadas encerra série de workshops em SP com o tema educação financeira
Guia Exame de Sustentabilidade reconhece 47 empresas da Rede Brasil
Confira a programação da Rede Brasil no World Toilet Summit
Refugiadas participam de workshop sobre redes sociais e empreendedorismo
Líder com Impacto e CEO deixa recado sobre a campanha #AceitaEstaCaneta
Rede Brasil participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Refugiadas compartilham experiências sobre empreendedorismo em São Paulo
Mulheres refugiadas são treinadas em leis trabalhistas e canais de denúncia de violência de gênero em SP
#AceitaEstaCaneta: saiba como participar da campanha pelo clima da Rede Brasil
Rede Brasil lança workshops de integração dos ODS no setor elétrico
Treinamento Avaliação em Riscos de Corrupção (São Paulo)
Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS