A Rede Brasil preside o Conselho das Redes Locais na América Latina e o Conselho Global das Redes Locais. Também é o único integrante das redes a fazer parte do Board do Pacto Global, instância máxima da organização, presidida por António Guterres, secretário-geral da ONU.

Criada em 2003, a Rede Brasil está vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), além de responder à sede do Pacto Global, em Nova York. Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos dentro dos seguintes Grupos Temáticos (GTs): Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030). Atualmente estão em andamento mais de 30 iniciativas nestes GTs, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais. Mais informações estão disponíveis aqui.

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Board

É formado por representantes das empresas que integram a iniciativa no Brasil e é composto por um presidente e por quatro vice-presidentes. Promove os princípios do Pacto e os ODS, sugere projetos e temas para os Grupos Temáticos (GTs), para o Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e representa o CBPG na tomada de decisões.

Sonia Favaretto (B3)

Presidente
Sonia Favaretto (B3)

Jornalista, radialista e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Sonia é Diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, Superintendente do Instituto da B3 e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. É vice-presidente da Rede Brasil do Pacto Global, integra os Conselhos Consultivos da GRI Brasil (Global Reporting Initiative), do CDP – Driving Sustainable Economies e do Comitê Permanente de Comunicação e Relações Institucionais da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade. Foi Diretora de RH e Comunicação Interna do BankBoston, Superintendente da Fundação BankBoston, Superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e Diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Reconhecida como uma das dez “2016 Local SDG Pioneer” do mundo pelo Pacto Global da ONU por seu trabalho pelo avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Cristiana Brito (BASF)

Vice-presidente
Cristiana Brito (BASF)

Diretora de Relações Institucionais de América do Sul da BASF, onde atua há três anos, a executiva Cristiana Brito responde pelas áreas de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais e Sustentabilidade. Integra, ainda, o Comitê Executivo de América do Sul e o Time Global de Relações Institucionais da companhia. Entre as suas atribuições, está zelar pela reputação da BASF junto aos públicos internos e externos de acordo com a estratégia corporativa global e regional. Uma das mais reconhecidas profissionais do setor no País – em 2015, esteve entre os Comunicadores do Ano no Prêmio Aberje –, Cristiana acumula mais de 25 anos de experiência em Marketing e Comunicação, além de grande conhecimento sobre iniciativas relacionadas à sustentabilidade. Antes de ingressar na BASF, teve passagens como executiva de empresas nacionais e multinacionais: HP, Klabin e SAP. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cristiana é pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui curso de especialização em Valor Compartilhado na Harvard Business School (Estados Unidos) e em Marketing pela Universidade Iberoamericana (México). A executiva ainda é membro da Fundação Espaço ECO e da Aberje.

Marcia Massotti (Enel)

Vice-presidente
Marcia Massotti (Enel)

Marcia Massotti é Diretora de Sustentabilidade do Grupo Enel no Brasil. Formada em Economia pela PUC-RJ, com especialização em Marketing pelo IAG-PUC, Empreendedorismo pela ESPM e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ. Iniciou a carreira atuando por quatro anos em banco de investimento, e trabalhou por seis anos no setor de telecomunicações. Há 11 anos no Grupo Enel, tem experiência nas áreas de Planejamento e Controle e Secretaria Técnica da presidência. Há três anos atua na área de Sustentabilidade, implementando a metodologia de criação de valor compartilhado para mensuração do valor dos projetos sociais, além de desenvolver as políticas de sustentabilidade, direitos humanos e diversidade nas empresas do grupo. A Enel possui 10 milhões de clientes em distribuição e mais de 3 Gigawatts de capacidade instalada em geração tradicional e renovável de energia no Brasil

Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Vice-presidente
Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Atua no setor de energia desde 2001, quando ocupava a posição de gerente ambiental na Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como gerente ambiental em 2010 e, em 2011, tornou-se diretor Ambiental. Em 2016, passou a acumular a Diretoria de Sustentabilidade, e em 2018, a Diretoria de assuntos e processos ligados a Relações Institucionais. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela Fundação Getulio Vargas: Estratégia e Gestão de Pessoas. Em 2014, conclui o seu pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, finalizou o programa Prince of Wales’s Business & Sustainability, da Universidade de Cambridge. Desde 2013 é membro do Conselho da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é presidente da Fundação COGE.

Jorge Soto (Braskem)

Vice-presidente
Jorge Soto (Braskem)

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto é Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Bahia, assim como PhD em Planejamento Ambiental e Mestre em Engenharia Química, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é professor do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável da EASP/FGV desde 2016. É também líder de Advocacy em Energia e Clima do Conselho Internacional de Associações da Indústria Química. Foi co-presidente do Comitê Técnico da ISO, que desenvolveu a norma ISO 20400, Compras Sustentáveis.

Niky Fabiancic (ONU)

Vice-presidente
Niky Fabiancic (ONU)

Niky Fabiancic é coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil. Com 30 anos de trajetória no Sistema das Nações Unidas, já atuou como coordenador-residente do Sistema ONU e representante-residente do PNUD na Venezuela e na República Dominicana; vice-assistente-administrador e vice-diretor-regional para a região da América Latina e Caribe no PNUD de Nova York; entre outras posições. De nacionalidade argentina, Niky Fabiancic tem mestrado em Ciência da Computação e Telecomunicação pela Universidade Politécnica do Brooklyn, Nova York, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Mendoza.

Comitê Brasileiro do Pacto Global

As organizações que fazem parte do Pacto Global, dependendo do seu nível de engajamento, podem participar do CBPG. Esta instância é responsável pelos regimentos dos Grupos Temáticos, pelas diretrizes, pela definição do orçamento e das medidas de integridade.

Albert Einstein
Abiquim
Amaggi
B3
Aegea
Ambev
Banco do Brasil
Basf
Bradesco
Braskem
BRDE
BRK
Caixa
CNI
Copel
CPFL
CTG Brasil
EDP
Eletrobras
Enel
Estre
Instituto Ethos
FDC
Fiep
Fiesp
Furnas
Grupo Libra
Isae
Itaipu
Itau
Mattos Filho
MRV
Natura
Nestlé
Novozymes
Petrobras
Pnud
Pwc
Sabara
Samarco
Sanasa
Sanofi
Santander
Sebrae
Sebrae MT
Siemens
Unimed
votorantim

Nossos Parceiros

Secretaria

É formada por profissionais vinculados ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que executam os projetos e iniciativas conduzidas pelo Pacto Global no Brasil.

Carlo Pereira

Secretário Executivo
Carlo Pereira

Carlo tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, atuando em assuntos relacionados às mudanças climáticas, energias renováveis, investimento privado, índices de sustentabilidade no mercado de capitais, entre outros temas. No Pacto Global, é o co-chair do Conselho das Redes, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe e integra a instância máxima da iniciativa, o Conselho do Global Compact. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em International Leadership Training (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ).

Barbara Dunin

Gerente de Relações Institucionais
Barbara Dunin

Há doze anos atuando com iniciativas da ONU que lidam com o engajamento empresarial na construção do desenvolvimento sustentável, Barbara Dunin ingressou em 2013 na Secretaria Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, onde contribui nas áreas de relações institucionais, estratégia e coordenação de equipe. Barbara é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC/PR e tem MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é aluna no Mestrado Profissional de Gestão e Políticas Públicas na EAESP/FGV.

Gabriela Almeida

Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção
Gabriela Almeida

Gabriela Almeida trabalha na Rede Brasil do Pacto Global há mais de três anos e é responsável pelo setor administrativo e financeiro da iniciativa. Além disso, atua como ponto focal no Brasil para auxílio às organizações signatárias na criação e publicação do relato obrigatório de sustentabilidade: a Comunicação de Progresso (COP) para as empresas e a Comunicação de Engajamento (COE) para organizações sem fins lucrativos. Gabriela é formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (Facamp) e pós-graduada em Estratégia Empresarial na PUC-SP.

Elisa Badziack

Assessora de Meio Ambiente
Elisa Badziack

É engenheira ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnóloga em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com mestrado em engenharia na University of California – Irvine, nos Estados Unidos. Participou do programa de Trainee na Votorantim Cimentos, com formação em gestão empresarial, e foi reconhecida como Jovem Talento. Tem mais de cinco anos de experiência na indústria, com foco na gestão corporativa de emissões atmosféricas – tanto poluentes quanto de Gases de Efeito Estufa – , eficiência energética, matérias-primas alternativas, relatório de sustentabilidade e planejamento estratégico. Compôs a equipe da ONU Meio Ambiente trabalhando dentro do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a Convenção de Minamata, voltada para a área de segurança química do mercúrio. Durante experiência na Alemanha, executou o inventário da frota veicular da prefeitura da cidade de Karlsruhe e se envolveu com projetos de gestão de recursos hídricos.

Giuliana Moreira

Assessora de Gestão Corporativa da Água
Giuliana Moreira

Giuliana Chaves Moreira é pesquisadora associada do Pacific Institute desde março de 2017, conduzindo pesquisas e análises de gerenciamento corporativo da água no Brasil e apoiando a plataforma CEO Water Mandate, do Pacto Global, assim como a Iniciativa WASH4Work. Antes de entrar no Pacific Institute, Giuliana trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em um projeto focado na expansão do uso seguro de efluentes tratados para a agricultura e agrofloresta, além de apoiar no desenvolvimento do Global Framework on Water Scarcity in Agriculture (WASAG). Ela é formada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense(IFSUL) e possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil.

Fernanda Arimura

Head de Engajamento e Comunicação
Fernanda Arimura

Formada em jornalismo pela PUC/SP, pós-graduada em Economia e Finanças (UFRGS) e com especialização em Comunicação Internacional (Aberje/Syracuse University), possui 17 anos de experiência em comunicação corporativa, com passagens pela Gerdau, pela agência Imagem Corporativa e pela consultoria de sustentabilidade Walk4Good. Foi repórter no Portal Mega Agro e na Gazeta Mercantil e atuou como editora na Zero Hora.com. Nos últimos anos apoiou o programa Low Carbon Business Action in Brazil, iniciativa da União Europeia, na organização das missões e nas atividades de comunicação.

Ana Carolina Paci

Assistente Administrativa
Ana Carolina Paci

Mestre em Estudos para a Paz Internacional com especialização em Mídia pela United Nations-mandated University for Peace, Ana Carolina Paci é formada em Jornalismo pelaUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desde 2012, trabalha com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa, e já atuou em diversas iniciativas nacionais e internacionais, como Fundação Abrinq, Earth Charter e o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária. Na Rede Brasil do Pacto Global, além de prestar suporte financeiro e administrativo, atua como ponto focal para empresas e organizações não empresariais que fazem parte da iniciativa e auxilia na elaboração e entrega das Comunicação de Progresso (COP) e Comunicação de Engajamento (COE).

Fabiana Cerqueira

Assessora Administrativa
Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais pela FMU, com especialização em Negociações Econômicas Internacionais pela UNESP e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo. Possui mais de doze anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, atuando nas áreas administrativa, financeira e de projetos, em atividades comerciais e sociais, em organizações como Huawei, GE, Swedish Chamber of Commerce and the Brisith Council. Na Rede Brasil do Pacto Global, atua na área administrativa e engajamento dos membros, governança e fundraising

Marcelo Abrantes Linguitte

Head de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos
Marcelo Abrantes Linguitte

Engenheiro Civil, mestrando em Gestão Urbana (POLI-USP), especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP. Extensões universitárias em Responsabilidade Social, Sustentabilidade Urbana, Modelagem de Sistemas Complexos e Redes de Cooperação Produtiva. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas e organizações não governamentais e multilaterais em diversos países. Trabalhou no Banco Safra em projetos de Reengenharia e na adequação ao Bug do Milênio. Atuou no Instituto Ethos durante nove anos, onde foi gerente de relações internacionais e institucionais, e, desde 2007, tem prestado serviços de consultoria em sustentabilidade, engajamento de stakeholders e ética junto a grandes empresas na América Latina. Em 2002, foi convidado pelo US Department of State para participar do International Visitor Leadership Program. Ajudou a estruturar a rede brasileira do Pacto Global da ONU. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000 e membro do conselho de criação do ISE [B]3.

Otávio Toledo

Head de Patrocínio e Eventos
Otávio Toledo

Graduado em Administração e Marketing, tem especialização em Comercio Exterior (ESPM), curso de gestão de pessoas (Insper) e Produção de Moda (Senac). Com mais de 10 anos de experiência, trabalhou em agências com foco em eventos, experiências do consumidor com as marcas e relações públicas, assim como nas empresas Samsung e Heineken. Já realizou eventos internacionais e nacionais, como o seminário com as participações de Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso, o Rio Faz Bem, que contou como o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, Olimpíadas e Paraolimpíadas, UEFA, F1, Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalooza, Parada Disney no Brasil, Carnaval de Salvador, festas de São João em regiões do Nordeste, Salão do Automóvel, SPFW e muitos outros.

Ana Luiza Aranha

Assessora de Anticorrupção
Ana Luiza Aranha

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana já atuou como pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi também pesquisadora da Transparência Internacional - Brasil, para o desenvolvimento do seu Centro de Conhecimento Anticorrupção. Suas experiências internacionais incluem pesquisadora visitante no Centre for the Study of Democratic Institutions da University of British Columbia (UBC, Canadá), estágio na International Anti-Corruption Academy (IACA, Áustria) e voluntária da Cruz Vermelha Canadense. Ganhadora do Prêmio nacional Construindo a Igualdade de Gênero (2010) e do Youth Research Edge Competition (2018), da OCDE. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG e certificada em Gestão de Projetos pela UBC.

Gabriela Rozman

Assessora de capacity building
Gabriela Rozman

Gabriela Rozman é formada em Psicologia pela PUC/SP com mestrado em Psicologia Social e Cultural pela London School of Economics (LSE). Atuou no setor privado com RH e Programas de Desenvolvimento, e na consultoria de sustentabilidade Globescan. Agora no Pacto Global, tem como missão promover conhecimento sobre os ODS e capacitar indivíduos e organizações na direção da Agenda 2030.

Daniela Marques

Assessora de Engajamento e Comunicação
Daniela Marques

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em história contemporânea pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV), e pós-graduação em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi repórter do SBT e do jornal O Globo no estado do Rio de Janeiro, e editora de textos e vídeos na agência de notícias EFE. Nos últimos anos, atuou na área de comunicação corporativa com passagens por empresas de tecnologia como a startup de caronas BlaBlaCar e o buscador de viagens momondo.

Adriana Julião

Head de Governança e Integridade
Adriana Julião

Mestre em Governança Corporativa pela Escola de Direito da Universidade de Stanford, Adriana é advogada formada pela PUC-SP com experiência em operações de fusões e aquisições de empresas, mercado de capitais, Direito Civil e Empresarial. Trabalhou em escritórios internacionalmente reconhecidos, como Machado, Meyer, Sendacz & Opice Advogados e Mayer Brown e atuou como gerente de projetos em start-ups de tecnologia no Vale do Silício e São Paulo. Tem como missão apoiar organizações no desenvolvimento de sua governança corporativa e promoção de impacto socioambiental positivo. Na Rede Brasil do Pacto Global, Adriana é responsável pela gestão da governança e integridade da iniciativa no Brasil.