Os Movimentos são um chamado às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e necessidade de promover ações concretas, e da nossa parte, daremos o suporte necessário para que alcancem os compromissos públicos assumidos. A participação é exclusiva para participantes da Rede Brasil. Se sua empresa ainda não faz parte, saiba como aderir. 

 

Como participante do Pacto Global, a adesão aos Movimentos é gratuita e sua empresa pode fazer parte de quantos quiser.

Entenda como cada Movimento trabalhará com o setor empresarial brasileiro:

Este Movimento ambiciona ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero: ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11.000 mulheres para cargos de alta liderança até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.



É uma iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil, e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 (Água Potável e Saneamento).




O Movimento tem a ambição de garantir 100% de salário digno para funcionários(as), incluindo operações, contratados(as), e/ou terceirizados(as) e promover e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno. Promover e fornecer um salário digno como um aspecto essencial do trabalho decente é a garantia de que os(as) trabalhadores(as), suas famílias e comunidades possam viver com dignidade e ter um padrão de vida decente.

Para avanço individual e coletivo, este Movimento trabalhará para atingir mais de 1.500 empresas comprometidas, para promover mais de 15.000 pessoas negras (negras, indígenas, quilombolas, ou pertencentes a outro grupo étnico socialmente vulnerável) em cargos de liderança até 2030, mais de 20.000 pessoas negras capacitadas em soft e hard skills; Diminuição do gap de remuneração entre os grupos étnicos-raciais socialmente vulneráveis e brancos; e mais de 150 lideranças influenciadoras de alto nível engajadas com esta ambição.

Iniciativa de aceleração de empresas integrantes do Pacto Global da ONU no Brasil para que estabeleçam compromissos sólidos ambiciosos e baseados na ciência para a redução das emissões líquida de gases do efeito estufa (GEE). Pretendemos colaborar para a redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas até 2030 no Brasil.



Nosso objetivo é desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade. 



A iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental. O Movimento é uma forma de trazer para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas sim como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias - um avanço no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Conexão Circular é o Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil que busca envolver representantes de empresas, sociedade civil e universidades brasileiras para incentivar as companhias no atingimento de metas como de aterro zero, dentro do que a legislação permitir, e o desenvolvimento de modelos circulares.



A iniciativa busca engajar as empresas dos setores público e privado para contribuir para alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, de olho no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil que tem o foco em uma região, e possui a ambição de mover o setor empresarial brasileiro para combater o desmatamento e a manter a floresta em pé, contribuindo com ações individuais, setoriais e intersetoriais, para o alcance de vários ODS como 13 – Ação Climática; 12 – Consumo e Produção Responsáveis; 15 – Proteger a Vida Terrestre. ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável dentre outros.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric