A Websérie ‘Preservadores no Brasil’, uma criação de Yuri Rugai Marinho e produzida pela ECCON Soluções Ambientais, desvela um mundo pouco explorado de conservação ecológica. Ao documentar os desafios enfrentados por proprietários rurais em preservar a rica fauna e flora de suas propriedades, a série coloca em evidência o impacto direto desses heróis anônimos na proteção do patrimônio ambiental brasileiro. Além de trazer à tona uma causa essencial, a série também desmistifica a imagem dos proprietários de terras como exploradores, reforçando o papel fundamental que desempenham na manutenção dos biomas para o benefício de todo o Brasil. Atualmente no segundo episódio, de um total planejado de cinco, ‘Preservadores no Brasil’ projeta luz sobre os aspectos muitas vezes invisíveis da preservação ambiental.
Jornada de Produção e Difusão Responsável
O percurso de ‘Preservadores no Brasil’ é marcado por uma abordagem inclusiva e responsável. O primeiro episódio, que explorou a Mata Atlântica, foi realizado com financiamento coletivo, refletindo um compromisso comunitário desde o início. No entanto, a série evoluiu em seu segundo episódio, focando no bioma Cerrado, ao obter aprovação do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, e com apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM. A pré-estreia deste segundo episódio está marcada para 8 de agosto de 2023, no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo. Com uma audiência estimada atrelada à temática da conservação, a série consegue engajar e conscientizar aqueles que partilham o compromisso com o meio ambiente.
Desafios e Triunfos: Rumo à Conscientização e Ação
A série não apenas revela as histórias dos ‘Preservadores no Brasil’, mas também desvenda como eles enfrentam desafios e superam obstáculos. A peodução integra estratégias inovadoras de comunicação, utilizando redes sociais e um mailing com mais de 8 mil inscritos, composto por pesquisadores, clientes e parceiros da ECCON. Os vídeos também servem como ferramentas educativas em projetos sociais e recebem feedback positivo dos clientes. O hiato entre as publicações dos episódios é explicado pela busca por recursos e pela opção de inserção no sistema de incentivo à cultura, resultando em um intervalo que permitiu aprimorar a qualidade técnica e narrativa. Com planos para explorar os biomas Amazônia, Pantanal e Caatinga, ‘Preservadores no Brasil’ continua a unir conservação, educação e ação em prol de um Brasil mais sustentável.
Primeiro episódio:
Segundo episódio: