Como empresas globais podem lidar com esse desafio, sem deixar ninguém para trás? Dá para fazer isso em uma linguagem didática, que aborde os temas mais polêmicos e encoraje a formação de alianças, oferecendo ações práticas?
O Instituto PDH, desenvolveu um programa de formação em escala para pessoas aliadas – com foco em engajar as mais resistentes. Tudo baseado nas dúvidas reais recebidas ao longo das centenas de treinamentos realizados pela instituição.
Trata-se de um curso online composto por múltiplos módulos, vídeos curtos, recheados de dados, evidências, exercícios e situações do dia a dia. O curso passa por temas como gênero, raça, meritocracia, assédio, maternidade, paternidade, questões LGBTI+ e capacitismo, dentre outras. Contando com uma equipe de professores e professoras diversa, que é referência no mundo corporativo. Veja aqui mais detalhes do curso, estrutura pedagógica e como levar para sua empresa.
Até o momento, esse programa e os treinamentos de apoio estão sendo avaliados com nota média de 9.4.
A Itaipu Binacional teve a oportunidade de desenvolver uma ação efetiva com o PapodeHomem para incluir o público masculino nas discussões sobre gênero. Pesquisas indicam que os homens tendem a ver ações afirmativas em prol das mulheres de forma negativa. E, na Itaipu, não é diferente. A ação permitiu dialogar e vencer resistências, mostrando que o objetivo é promover um ambiente saudável e de relações construtivas para todos e todas.