Organização:
NTICS

Região:
Nacional

ODS Principal:
Educação de Qualidade

Outros ODS:
8, 12 e 17

Empresa desenvolve projetos e repensa formatos após participação no Ambição pelos ODS - NTICS

Com a premissa de implementar projetos e soluções inovadoras que buscam o desenvolvimento sustentável, a NTICS tem como principal operação a execução de iniciativas em parceria com grandes empresas. Os pilares de atuação da empresa são: cultural, educacional, ambiental, social e eventos. Sua jornada de sustentabilidade se iniciou desde a sua criação, há 20 anos, e desde o lançamento da Agenda 2030, aplica os ODS em seus 948 projetos desenvolvidos, que impactaram mais de 10.9 milhões de pessoas, conectaram cerca de mil parceiros e culminaram na plantação de 800 árvores.

Como parte de sua trajetória, a NTICs tornou-se membro da Rede Brasil do Pacto Global em 2018 e, desde então, realizou um trabalho de priorização e implementação dos ODS em sua estratégia de negócio. Durante este trabalho em direção à Agenda 2030, a equipe avaliou os impactos (negativos e positivos) de sua operação, visando a mitigação de riscos e o aproveitamento de seu potencial. Como resultado, foram 4 ODS priorizados:

  1. Educação de Qualidade (ODS 4): assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

  2. Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8): promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos; 

  3. Consumo e produção sustentáveis (ODS 12): Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; 

  4. Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17): fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Com foco nesses objetivos prioritários, a empresa desenvolve seus projetos visando o impacto positivo nesses temas e, quando possível, com interseção com outro(s) ODS secundário(s). Como resultado, a NTICS destaca quatro projetos realizados pela corporação em parceria com outras empresas e organizações:

  1. Programa de Educação Cultural #EuFaçoParte - projeto contemplado no banco de boas práticas e finalista do Prêmio ODS do Pacto Global de 2019. A P.E.C busca capacitar professores e alunos em temas críticos para a construção de um mundo mais sustentável e estimular o protagonismo juvenil na identificação e busca de soluções para problemas ambientais de suas comunidades. Foram mais de 3.500 alunos beneficiados, 128 projetos desenvolvidos pelos estudantes, 106 professores capacitados, 20 empregos gerados, 11 escolas públicas atendidas e 5 metas trabalhadas em oficinas mensais com soluções para as comunidades. São os seguintes ODS: Educação de Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Consumo e Produção Responsáveis (12), Vida Terrestre (15). 

  2. Caminhão Conhecendo os ODS - criado em 2019, o projeto tem como objetivo disseminar conhecimento sobre os ODS para transformar cidadãos em agentes transformadores da mudança em suas comunidades. A ação atua disseminando os 17 Objetivos e os resultados até agora são: 24.626 pessoas impactadas no evento, 496 monitores e voluntários envolvidos, 55 parceiros locais, 238 total de atividades, 3 cidades em que passou, 143 empregos temporários diretos, 237 agentes transformadores, 65 capacitação sobre os ODS;

  3. Festival Conhecendo os ODS - idealizado em parceria com Pacto Global e outras 17 agências da ONU  e realizado pela NTICS, o evento tem como foco trazer a prática dos ODS nas empresas, nos governos, nas escolas e nas universidades;

  4. Programa de Inovação e Empreendedorismo - P.I.E - em 2021 o projeto propunha aos estudantes uma nova forma de olhar para o universo e mercado de trabalho, com o objetivo de levar atividades criativas e reflexivas alinhadas aos ODS: Educação de Qualidade (ODS 4); Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11);

  5. Programa de Educação e Diversidade - P.E.D - projeto de 2019 realizado em escolas com objetivo de capacitar professores a buscar, em suas metodologias, pensamentos críticos perante às urgências e metas da ONU. No programa, foram trabalhados os ODS: Educação de Qualidade (4), Igualdade de Gênero (5), Redução das Desigualdades (10), Vida Terrestre (15) e Parcerias e Meios de Implementação (17).

Após entrar para a Rede Brasil do Pacto Global, em 2021 a empresa se engajou com o programa Ambição pelos ODS, que capacita os colaboradores para o desenvolvimento e a implementação de estratégias de negócio que aumentem significativamente seu impacto nos ODS. A NTICS envolveu lideranças, colaboradores e clientes e realizou benchmarks com os demais participantes para a troca de ideias e soluções. "Precisamos ser ambiciosos com nossas metas, planos e ações. Durante o programa, tivemos a chance de conhecer o que já está sendo feito no mundo para o desenvolvimento sustentável, e fomos semanalmente instigados a fazer com que nossas empresas enxergassem como ir além - como podemos traçar planos ambiciosos. Foi uma experiência que nos fez entender a necessidade de mensurar o impacto e olhar todas as partes interessadas. Parte do nosso negócio foi repensado depois deste programa.”, explica Ana Carolina Xavier , Diretora Inovação e ESG NTICS Projetos e Sb Sustainable Business Solutions.

Com o programa de aceleração a empresa foi capaz de definir metas e planos de ação para os próximos meses, visando:

  1. Assegurar educação com foco em inovação e empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas;

  2. Assegurar que 10% da Comunidade Escolar pública tenha acesso a projetos inovadores até 2030; 

  3. Assegurar educação com foco em inovação e empreendedorismo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas

A proposta é alcançar esses objetivos com ampliação ao acesso de projetos digitais, capacitação de professores para continuidade nos projetos escolares, elaborar webinars com diretores de ensino, e melhora das metodologias. Todas essas ações têm o objetivo de estimular a inovação e o empreendedorismo de toda a comunidade educacional pública.

 

Empresa desenvolve projetos e repensa formatos após participação no Ambição pelos ODS
SPIC Brasil assume compromisso com 100% transparência
Eletrobras avança no atingimento de suas metas alinhadas aos ODS e amplia seus compromissos com a sustentabilidade
Igualdade de gênero e incentivo à diversidade
A jornada de integração dos ODS da Afya impulsiona o valor e crescimento da empresa
Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin
AEGEA