Como parte dos resultados de sua jornada em sustentabilidade, a SPIC Brasil determinou, entre seus pilares fundamentais, a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os âmbitos, além de inovação e compromisso com a transição energética para uma matriz mais limpa. Para auxiliar na estruturação desta jornada e no estabelecimento de compromissos alinhados a tais valores, a corporação participou da 1ª edição do Ambição pelos ODS e traçou como temas prioritários o clima e o combate à corrupção. Com metas em sustentabilidade assumidas até 2035, a corporação também faz parte do programa 100% Transparência e passou a integrar o Conselho Orientador (CORB) da Rede Brasil do Pacto Global.
Nesta jornada de trabalho em direção aos ODS, a SPIC Brasil estabeleceu programas de compliance, desenvolveu políticas de mapeamento de riscos e transparência de suas atividades e firmou, em 2021, o compromisso público com o ODS 16 (paz, justiça e instituições fortes). Além disso, há sete anos passou a destinar recursos para subsidiar projetos socioambientais na cidade de Mataraca (PB), a partir do Fundo Comunitário, com foco no desenvolvimento de comunidades no entorno de seus empreendimentos. Essas ações visam fortalecer a cultura local, empoderamento feminino e geração de emprego e renda.
Em 2020, a SPIC desenvolveu o Programa de Embaixadores da Integridade com o objetivo de multiplicação da cultura ética na organização, conforme Relatório Anual de 2020. O programa seleciona e capacita colaboradores para serem voluntários na construção dessa cultura. Os Embaixadores viram facilitadores do Código de Conduta e Ética e do Programa de Integridade da empresa, bem como da área de riscos e compliance. Junto ao Pacto Global, a empresa também integra a plataforma Ação contra a Corrupção, realizando trocas e benchmarks com outros membros do grupo, e fomentando a discussão sobre o tema para levantar informações sobre práticas de combate a atos ilícitos e de promoção de um ambiente de respeito e transparência. “A SPIC Brasil tem como compromisso auxiliar na construção de uma sociedade íntegra e saudável, por meio de estratégias que destacam as melhores práticas globais e os princípios éticos. Procuramos identificar modelos de negócios sustentáveis que ofereçam uma atuação transparente em todas as relações da empresa”, Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.
No mesmo ano, a SPIC aprovou a criação do seu Comitê de Sustentabilidade, que, hoje, atua orientado por uma consultoria externa, e terá como objetivo analisar de forma holística e direcionar todas as ações e projetos corporativos da empresa com iniciativas focadas na Agenda 2030 e na integraçã desta à cadeia produtiva da empresa, conforme diretrizes internacionais. Nesse sentido, a empresa disponibiliza publicamente o Portal HSEQ, em que mapeia as políticas, os indicadores e as iniciativas da empresa em sustentabilidade, qualidade, saúde e segurança. Este ano, a SPIC Brasil tornou-se signatária do WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), reforçando o compromisso da alta liderança para a equidade de gênero e, participando da COP26, tornou público seu comprometimento quanto às ações ligadas às mudanças climáticas, transição energética segura e desenvolvimento das comunidades.
Em 2021, a CEO tornou-se porta-voz do ODS 16 no programa Liderança com ImPacto. Assim, busca intensificar a agenda de cooperação e colaboração mútua para avançar nas metas relacionadas à Paz, Justiça e Instituições Eficazes no Brasil, especialmente no que tange os compromissos e as responsabilidades do setor privado.
Como estratégias até 2025 estão o desenvolvimento de programas estruturados de Integridade na Cadeia de Valor de fornecedores e terceiros, alinhados ao ODS 12 - consumo e produção responsáveis. Para 2035, o objetivo é consolidar-se como a empresa mais competitiva na geração de energia renovável com a modernização e expansão de suas atividades na Usina Hidrelétrica São Simão.