Organização:
Afya

Região:
Nacional

ODS Principal:
Saúde e Bem Estar

Outros ODS:
3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 16 e 17

A jornada de integração dos ODS da Afya impulsiona o valor e crescimento da empresa - Afya

Quando as organizações priorizam, estruturam e integram os ODS na estratégia de negócio, a empresa torna-se mais resiliente e o valor e o crescimento do negócio a longo prazo são impulsionados. A identificação dessa importância levou a Afya, maior grupo de educação médica do país, a elaborar a sua jornada em sustentabilidade e a integrar os ODS ao seu negócio.

Estruturando a jornada em sustentabilidade
No primeiro ano do percurso de integração, o trabalho esteve dividido em quatro frentes: diagnóstico, fundamentos, prestação de contas e representação institucional. O passo inicial foi definir o posicionamento e os pilares em  responsabilidade social corporativa em que a empresa atuaria. Foram definidas quatro frentes de atuação, sendo elas: atenção médica à saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças, educação e formação e distribuição de profissionais pelo país. 

Em 2019, primeiro ano na jornada de sustentabilidade, a empresa construiu um plano de ação com 45 indicadores divididos em: 18 indicadores gerais, 13 indicadores sociais, 8 indicadores ambientais e 6 indicadores econômicos. Todos voltados a contribuir para o alcance de 12 dos 17 ODS (ODS 1, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 16 e 17). No mesmo ano, a empresa também aderiu ao Pacto Global da ONU, que potencializou sua representação institucional, e inaugurou o seu Relatório Anual de Sustentabilidade

Integrando os ODS aos negócios
Para sustentar a integração dos ODS, a empresa institucionalizou as ações previstas no plano de ação, como a concretização de uma Política de Sustentabilidade, a realização de uma matriz de materialidade com envolvimento dos stakeholders, um Manual de Comunicação e de mensagens-chave ESG, a criação do Comitê de Gente & ESG, a adoção de uma ferramenta específica para indicadores de sustentabilidade e a capacitação no Programa Ambição pelos ODS. “Participar do Ambição pelos ODS foi uma experiência transformadora. É incrível olhar para seis meses atrás e ver como caminhamos ao longo desta capacitação e ver que conseguimos levar para dentro da organização parte do que aprendemos. Esta é a grande conquista: não foi apenas uma capacitação de duas colaboradoras, mas de toda a companhia.”, comenta Cíntia Marin, diretora de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da empresa.

Próximos passos 
Para o ano de 2021, a companhia construiu o “Projeto Excelência ESG 2021” e estabeleceu cinco frentes de trabalho: governança da sustentabilidade (ODS inseridos ao planejamento estratégico, prestação de contas ao mercado e questionário ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial), comunicação (página de sustentabilidade da Afya, newsletter mensal e plano de comunicação), engajamento das unidades, ativo de marca (empresa Carbon Free) e impactos (social, ambiental e econômico). 

Resultados 
Após dois anos de atuação mais focada em sua jornada de sustentabilidade e com participação no Ambição pelos ODS (janeiro a junho de 2021), a Afya se destacou por assumir o compromisso público de gênero (ODS 5), se comprometendo a ter 50% dos cargos gerenciais ocupados por mulheres até 2030, foi premiada como “Melhor empresa de educação do ano” do Anuário Época Negócios 360º, obteve êxito no “Investing for Growth Deal Book” da EMPEA 2021 e a honraria na categoria “Equity” da 4ª edição do Prêmio Golden Tombstone IBEF SP.

Igualdade de gênero e incentivo à diversidade
A jornada de integração dos ODS da Afya impulsiona o valor e crescimento da empresa
Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin