Quando efluentes sem tratamento adequado atingem rios e outros corpos d'água, substâncias presentes em produtos de higiene pessoal e cosméticos podem afetar negativamente a qualidade do ecossistema e a condição de vida dos seres que nele habitam.
Com a finalidade de enfrentar esse problema, o Grupo Boticário, em iniciativa inédita, desenvolveu uma ferramenta para calcular o impacto ambiental de seus produtos enxaguáveis, que incluem xampus, sabonetes, condicionadores, esfoliantes corporais e inclusive protetores solares.
Registrada como I.A.R.A ™ (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), a ferramenta estima o impacto desses produtos no ambiente aquático com base em três parâmetros: biodegradação (capacidade do ingrediente de se decompor na natureza), bioacumulação (capacidade da substância acumular ao longo da cadeia alimentar) e toxicidade aquática (efeitos adversos sobre os organismos aquáticos).
A ferramenta foi desenvolvida em 2015. Até agora, grande parte das fórmulas enxaguáveis das marcas pertencentes ao Grupo Boticário — Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? Beauty Box, Vult, Multi B — já foram formuladas com menor impacto ambiental devido à utilização da ferramenta I.A.R.A ™.
Até 2030, a companhia assume o compromisso de 100% dos produtos lançados tenham menor impacto na água.Além de se antecipar a eventuais marcos regulatórios, a investida do Grupo Boticário vai ao encontro de uma demanda crescente por produtos mais ambientalmente amigáveis e à própria estratégia corporativa da empresa. Neste contexto, a empresa torna-se uma referência científica e mercadológica no tema, além de dar transparência para o consumidor por meio do selo "menor impacto na água", que aproxima esse conceito ao cotidiano dos que buscam diferenciais em sustentabilidade.