Organização:
Grupo Boticário

Região:
Nacional

ODS Principal:
Vida na Água

Outros ODS:

Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis.  - Grupo Boticário

Quando efluentes sem tratamento adequado atingem rios e outros corpos d'água, substâncias presentes em produtos de higiene pessoal e cosméticos podem afetar negativamente a qualidade do ecossistema e a condição de vida dos seres que nele habitam.

Com a finalidade de enfrentar esse problema, o Grupo Boticário, em iniciativa inédita, desenvolveu uma ferramenta para calcular o impacto ambiental de seus produtos enxaguáveis, que incluem xampus, sabonetes, condicionadores, esfoliantes corporais e inclusive protetores solares.

Registrada como I.A.R.A ™ (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), a ferramenta estima o impacto desses produtos no ambiente aquático com base em três parâmetros: biodegradação (capacidade do ingrediente de se decompor na natureza), bioacumulação (capacidade da substância acumular ao longo da cadeia alimentar) e toxicidade aquática (efeitos adversos sobre os organismos aquáticos). 

A ferramenta foi desenvolvida em 2015. Até agora, grande parte das fórmulas enxaguáveis das marcas pertencentes ao Grupo Boticário — Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? Beauty Box, Vult, Multi B — já foram formuladas com menor impacto ambiental devido à utilização da ferramenta I.A.R.A ™.

Até 2030, a companhia assume o compromisso de 100% dos produtos lançados tenham menor impacto na água.Além de se antecipar a eventuais marcos regulatórios, a investida do Grupo Boticário vai ao encontro de uma demanda crescente por produtos mais ambientalmente amigáveis e à própria estratégia corporativa da empresa. Neste contexto, a empresa torna-se uma referência científica e mercadológica no tema, além de dar transparência para o consumidor por meio do selo "menor impacto na água", que aproxima esse conceito ao cotidiano dos que buscam diferenciais em sustentabilidade.

Saiba mais clicando aqui.

Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin