O problema da baixa representatividade das mulheres no mercado de trabalho, e em especial nos cargos de liderança, vem ganhando cada vez mais atenção, tanto de organizações públicas quanto de empresas da iniciativa privada. Com a finalidade de contribuir para que mais mulheres tenham condições de assumir uma posição de protagonismo em suas carreiras, capacitando-as a se tornarem futuras líderes, a Brasil Bolsa Balcão (B3), que é a bolsa de valores de São Paulo, desenvolveu o Programa de Mentoria para Mulheres. Trata-se de uma iniciativa de mentoria destinada ao público feminino, e que desenvolve os soft skills necessários para a progressão na carreira profissional, dentro ou fora da B3.
Além de capacitar o público interno da B3 com habilidades que reforçam o empoderamento feminino e ampliam as oportunidades profissionais das participantes, o programa também tem a finalidade de influenciar outras organizações a seguirem o exemplo da B3 – e, dessa forma, contribui para fazer avançar a participação de mulheres no mercado.
A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.
Já validado internamente na B3, o programa encontra-se atualmente em sua fase final de estruturação, com previsão de início das primeiras turmas de mentoria já no segundo semestre de 2020. A perspectiva é de que em um ano a iniciativa já esteja consolidada, e que, em três anos, os resultados positivos do programa façam dele uma referência no mercado.