Organização:
Corbion

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
6, 9, 13

Controle de embalagens (Inova 2030) - Corbion

Os contêineres intermediários para granel (Intermediate Bulk Container, ou IBC) são reservatórios gradeados, com capacidade de 1.000 litros, muito utilizados pelas indústrias para o armazenamento e transporte de mercadorias a granel. Eles são empregados para a movimentação de diversos tipos de cargas: líquidas, sólidas, semissólidas e pastosas. A necessidade de proporcionar uma destinação correta a esses contêineres (e também outros tipos de embalagem), reduzindo sua presença poluente na natureza, levou a Corbion a desenvolver o projeto Logística Reversa de IBCs

A iniciativa prevê que a fornecedora de embalagens à Corbion se responsabilize em recolhê-las nos clientes da empresa. Com isso, será possível não apenas reduzir o volume dessas embalagens no meio ambiente, como também proporcionar descontos progressivos aos clientes. Todo o processo será controlado por um software de blockchain, a fim de garantir e mensurar o retorno econômico e ambiental proporcionado pela redução de novos materiais plásticos no meio ambiente e, assim, reduzir a pegada de carbono da empresa.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

 

Atualmente o projeto já foi apresentado ao cliente, e todas as questões relacionadas à logística e à tributação das operações entre a Corbion e a fornecedora foram discutidos. No entanto, o surgimento da pandemia da Covid-19 levou ao atraso dos primeiros testes. A ideia é retomá-los o quanto antes, para que, dentro de um ano, boa parte dos IBCs sejam retornados. A perspectiva para os próximos três anos é ampliar a operação para outros tipos de embalagens, como bombonas – que são reservatórios plásticos utilizados para o transporte e armazenamento de gases, produtos químicos etc.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV