A falta de fontes de renda na região amazônica tem levado ao êxodo da população jovem, que acorre aos centros urbanos em busca de oportunidades de trabalho. Essa situação é muitas vezes tornada mais crítica em razão da dependência dessas populações de uma fonte única de ganhos – que pode ser, por exemplo, uma cultura sazonal – e da falta de políticas públicas que contribuam para manter os jovens no campo.
A partir da necessidade de contribuir para a independência financeira das 34 comunidades com a qual trabalha na região, a Natura estabeleceu o projeto Empreenda Amazônia. A finalidade dessa iniciativa é promover a educação financeira a essas pessoas, proporcionando-lhes acesso a ferramentas de empreendedorismo que possibilitem uma melhor utilização dos recursos e o desenvolvimento de projetos associados à diversificação das fontes de renda. Dessa forma, será possível construir uma fonte de estímulo para a manutenção dos jovens nas comunidades agrícolas, eliminando a necessidade de terem de buscar por oportunidades de trabalho nos centros urbanos.
A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.
O projeto ainda está em fase de planejamento, no qual a empresa está discutindo possíveis modelos a seguir e mapeando mentores e rede de apoio que possam participar. O objetivo é construir as soluções de forma conjunta com as comunidades. Dentro de um ano a iniciativa já deverá ter sido iniciada, e espera-se que possa ser replicada em três anos.