Organização:
Natura

Região:
Norte

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:

Empreendimento amazônico (Inova 2030) - Natura

A falta de fontes de renda na região amazônica tem levado ao êxodo da população jovem, que acorre aos centros urbanos em busca de oportunidades de trabalho. Essa situação é muitas vezes tornada mais crítica em razão da dependência dessas populações de uma fonte única de ganhos – que pode ser, por exemplo, uma cultura sazonal – e da falta de políticas públicas que contribuam para manter os jovens no campo. 

A partir da necessidade de contribuir para a independência financeira das 34 comunidades com a qual trabalha na região, a Natura estabeleceu o projeto Empreenda Amazônia. A finalidade dessa iniciativa é promover a educação financeira a essas pessoas, proporcionando-lhes acesso a ferramentas de empreendedorismo que possibilitem uma melhor utilização dos recursos e o desenvolvimento de projetos associados à diversificação das fontes de renda. Dessa forma, será possível construir uma fonte de estímulo para a manutenção dos jovens nas comunidades agrícolas, eliminando a necessidade de terem de buscar por oportunidades de trabalho nos centros urbanos.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

 

O projeto ainda está em fase de planejamento, no qual a empresa está discutindo possíveis modelos a seguir e mapeando mentores e rede de apoio que possam participar. O objetivo é construir as soluções de forma conjunta com as comunidades. Dentro de um ano a iniciativa já deverá ter sido iniciada, e espera-se que possa ser replicada em três anos. 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV