Organização:
Nidec GA (Embraco)

Região:
Sul

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
15

Areia reutilizável (Inova 2030) - Nidec GA (Embraco)

Tida como o principal resíduo das indústrias de fundição, a areia de descarte representa um importante desafio ambiental, à medida em que sua alocação em aterros aumenta o risco de degradação do meio ambiente. Na região Sul do Brasil, cerca de 60% da produção de areia industrial é utilizada em fundições, e depois destinada como resíduo inerte para aterros. 

Com a finalidade de enfrentar esse problema, a Nidec desenvolveu um inovador sistema de reciclagem, atualmente em fase de testes: o projeto Reúso de Areia Descartada de Fundição. Ele possibilita reduzir custos e reaproveitar o material que antes era descartado. 

Por meio da economia circular, a iniciativa prevê novas formas de reuso da areia de descarte de fundição por empresas que utilizam essa matéria-prima em seus processos produtivos. Com isso, será possível reduzir a extração de areia natural, aumentar o seu ciclo de vida nas fundições, estender o período de utilização de aterros e diminuir os custos de destinação. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

 

O projeto está atualmente em fase de testes com clientes. A expectativa da empresa é ter eliminado, dentro de um ano, os custos com a destinação da areia de descartada de fundição em aterro industrial – que é a solução mais cara. Dentro de três anos, o objetivo é obter geração de receita, a partir tanto do reaproveitamento da areia quanto do fim das despesas com destinação ou transporte.

Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin