Organização:
Nestlé

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Energia Acessível e Limpa

Outros ODS:
12

A energia do cacau (Inova 2030) - Nestlé

Ao se produzir cacau, aproveita-se apenas 20% do fruto – os 80% restantes são casca, o que leva a uma enorme geração de resíduos, que podem ser o foco para a proliferação de doenças. Além disso, a remuneração proporcionada pela atividade é baixa, levando o produtor a uma situação de vulnerabilidade social. 

Diante desse contexto, a Nestlé desenvolveu o projeto Cacausando, por meio do qual a empresa promove a transformação da casca do cacau em energia, por meio da fabricação de briquetes. Com isso, a empresa pretende formar cadeias de fornecimento verdes, reduzindo a pegada de carbono por meio da utilização de energia limpa. Além disso, o projeto também se dirige ao problema da baixa rentabilidade dos produtores: ao aumentar a renda dos agricultores, a Nestlé aumenta a capacidade de geração de renda desses trabalhadores, contribuindo para sua inclusão social e melhoria na qualidade de vida, ao mesmo tempo em que fortalece sua rede de fornecimento regional. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

O projeto passou a ser idealizado em junho de 2019, e os primeiros briquetes foram produzidos em dezembro, com a finalização dos testes de laboratório em janeiro de 2020. No início de abril já haviam sido produzidas quatro toneladas de briquetes, que no mês seguinte foram distribuídos para cinco clientes – três pizzarias e dois restaurantes de fogão a lenha. A perspectiva da empresa é, dentro de um ano, o projeto esteja produzindo briquetes com parceiros do Espírito Santo – e, em três anos, se expanda para outros estados produtores de cacau, como a Bahia.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV