Organização:
CPFL Energia

Região:
Nacional

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
7, 9, 11, 13, 17

Mobilidade sustentável (Inova 2030) - CPFL Energia

Considerada uma das grandes soluções para se reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, a disseminação de veículos elétricos ainda apresenta um desafio: a recuperação de suas baterias. Esgotado seu prazo de vida útil, elas passam a constituir um resíduo que deve ser descartado com cuidado – ou então reciclado, solução que possibilita a reutilização de suas matérias-primas, como o lítio e o cobalto. 

Nesse sentido, a CPFL Energia está desenvolvendo o projeto Second Life, que tem a finalidade de estabelecer um modelo de negócios para as empresas que fabricam baterias destinadas a veículos elétricos. A ideia é diminuir os riscos ligados ao mercado de revenda desses veículos e, ao mesmo tempo, ampliar ao máximo a vida útil das baterias, mitigando os impactos ambientais decorrentes de seu descarte.

A iniciativa trata da questão por meio de duas abordagens. Uma delas é o desenvolvimento de soluções que permitam novas aplicações para as baterias utilizadas em veículos elétricos. A distribuidora de energia adquiriria essas baterias degradadas, utilizando-as para armazenamento de energia em subestações e campos eólicos. Outra é um estudo de reciclagem de baterias, a fim de garantir que aquelas que forem recicladas tenham seus componentes reutilizados ou descartados de forma correta. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

 

 

O projeto está em fase de estudos e ensaios laboratoriais nas células degradadas das baterias, por meio dos quais irá se determinar quais são as melhores aplicações possíveis.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV