Com um tempo de decomposição estimado entre 100 e 400 anos, as sacolas plásticas representam uma das grandes ameaças ao meio ambiente – o que leva à necessidade de mudar a relação de dependência dos consumidores com o plástico. A Lojas Americanas avaliou que, por conta de sua grande capilaridade, teria condições de contribuir positivamente com a mudança de hábito de consumo de seus mais de 43 milhões de clientes.
Atualmente em fase de desenvolvimento, o Plano para Redução do Uso de Sacolas Plásticas pretende descartar completamente a distribuição de sacolas plásticas em todas as suas 1.700 lojas físicas – oferecendo aos consumidores alternativas mais sustentáveis e de baixo custo e, ao mesmo tempo, conscientizando-os sobre o assunto. O projeto foi iniciado em 2018, com a centralização do processo de compras dessas embalagens. Dessa forma, a área de suprimentos passou a controlar essas aquisições, estabelecendo volumes e tamanhos com base na projeção de cupons emitidos a cada mês. A iniciativa conta com a participação das áreas de sustentabilidade e de suprimentos da empresa.
A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.
O projeto tem a perspectiva de possibilitar a redução anual de mais de 400 milhões de sacolas plásticas, evitando assim a emissão de mais de 8 mil toneladas de CO2 em razão da produção desses itens. A expectativa da empresa é de que, um ano após iniciado o projeto, tenha eliminado o uso de sacolas. Dessa forma, em três anos a Lojas Americanas terá evitado a distribuição de mais de 9 mil sacolas plásticas descartáveis.